Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/54602-2/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Crea-PR homenageia profissionais na Governança Cooperativa em Ponta Grossa

Plenária dos Colegiados é marcada por homenagens a profissionais que se destacaram no Prêmio Melhores TCCs e Prêmio Profissional Destaque

30 de novembro de 2022, às 15h17 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Crea-PR realizou, na última terça-feira (30), o encontro de Governança Cooperativa da Regional Ponta Grossa. O evento aconteceu na sede da Regional e reuniu entre representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, conselheiros, inspetores, e demais convidados. O Crea-PR promove esse encontro direto com as lideranças regionais e as entidades duas vezes por ano, nas oito regionais do estado.

O Colégio de Entidades Regional reuniu-se para tratar de assuntos como o Edital de Chamamento – apresentando propostas de novas metodologias e valores –, as demandas a serem trabalhadas em 2023 junto à Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), cursos on-line, revisão de registros, dentre outros assuntos.

No Colégio de Inspetores foi tratado sobre o trabalho de fiscalização e a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação em todas as regionais do estado, renovação do terço, renovação de registro, atuação junto à Frente Parlamentar, diretrizes curriculares, entre outros assuntos.

Já na reunião dos representantes do Colégio de Instituições de Ensino (CIE-PR) foi feito um balanço das atividades realizadas pelo setor ao longo deste ano. A conversa visou o realinhamento com os coordenadores de cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências da região e o repasse das ações desenvolvidas pelo Colégio Estadual. Projeções de atividades para os próximos anos, como a realização do Fórum de Docentes, também foram feitas.

Plenária dos Colegiados

Inspetores, Conselheiros, representantes de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino, profissionais e empresários participaram da Plenária dos Colegiados, que encerrou a programação da Governança Cooperativa realizada na Regional Ponta Grossa do Crea-PR. Na ocasião, foram homenageados os profissionais que se destacaram no ano de 2022, no Prêmio Profissional Destaque e no Prêmio Melhores TCCs.

O Prêmio Profissional Destaque é promovido anualmente pelo Crea-PR, com o objetivo de reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o potente trabalho dos profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Na categoria Educador Destaque 2022 os homenageados foram o Eng. Quím. Ivo Neitzel e a Eng. Civ. Giovana Katie Wiecheteck. Já na categoria Destaque Profissional os homenageados foram o Eng. Civ. José Felipe Zemniczak e o Eng. Amb. Diego Bongiorno Cruz. Na Carreira Destaque foram reconhecidos o Eng. Civ. Nelson Luiz Madalozzo, Eng. Civ. Oscar Hey Neto, o Eng. Agr. Afonso Volpato e o Eng. Amb. Rodrigo Teixeira.

Em seu discurso, o Eng. Civ. Oscar Hey Neto agradeceu a indicação da Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba (AETB), e disse estar feliz por representar tantos outros profissionais que possuem a mesma competência para a função.

Além do Prêmio Profissional Destaque, o Crea-PR também entregou certificados aos vencedores do Prêmio Melhores TCCs, evento que acontece anualmente com o apoio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Inspetores. O objetivo é valorizar o conhecimento técnico e científico às áreas da afetas ao Sistema Confea/Creas (Engenharia, Agronomia e Geociências) e proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais.

Na Regional Ponta Grossa do Crea-PR quatro profissionais conquistaram o Prêmio. Foram escolhidos, em âmbito estadual, os três melhores TCCs nas seguintes modalidades: Civil; Elétrica; Mecânica; Química; Geologia; Agrimensura; Agronomia; Especiais (Segurança do Trabalho), num total de 20 trabalhos.

Henrique Jacobs, formado em 2021, pela FatiFajar, em Jaguariaíva, conquistou a primeira colocação, na modalidade Agronomia, com o trabalho ‘Método Jack-Knife Aplicado na Análise de Falhas em Harvester e Forwarder’, orientado pelo professor Vitor Cezar Miessa Coelho.

Na modalidade de Química, o destaque foi Claudia Joeli Vilioteski, da Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb), em primeiro lugar, com o trabalho ‘Desenvolvimento de Biofilmes à Base de Amido de Mandioca para Embalagens de Alimentos’, orientado pelo professor doutor Nalin de Seixas Borges.

“A palavra que define esse momento é gratidão. Obrigada ao Crea-PR por ter um prêmio que reconhece o esforço dos acadêmicos”, pontua.

Ainda na Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Gabriel Henrique Lopes Silva, da Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb), conquistou a segunda colocação na modalidade Mecânica, com o TCC ‘Saúde e Segurança do Trabalho na Visão do Trabalhador Florestal’, com a orientação do professor Rodrigo Lima.

Já a Eng. Civ. Loise Eduarda Baldissera, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ficou em segundo lugar, na modalidade Civil, com o trabalho ‘Aperfeiçoamento de Sistema Computacional de Registro de Defeitos de Pavimento’, orientado pela professora Lilian Taís de Gouveia.

CDIN

O Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo, coordenador titular Regional e Estadual do CDIN (Colégio de Inspetores) do CREA-PR participou da Rodada de Governança Cooperativa nas Regionais do CREA Maringá (16/11), Londrina (17/11), Apucarana (18/11), Ponta Grossa (29/11), Pato Branco (06/12) e Cascavel (07/12).

“Esta rodada nas Regionais foi um momento gratificante para fazermos a interação com vários inspetores e conselheiros para analisarmos juntos os resultados e colher sugestões de melhorias para as nossas fiscalizações, bem como contribuir com o planejamento e com as definições do CREA-PR”, disse o inspetor. O Melo ressaltou que fiscalizar e proteger a sociedade e eventos como este são essenciais para garantir a boa atuação dos profissionais de engenharia e de agronomia e, também, para assegurar que toda a sociedade usufrua dos benefícios.

Maior representatividade

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha destacou ainda no evento a Agenda Parlamentar, programa de apoio à gestão pública na formulação e implementação de políticas públicas, municipais, regionais e estaduais, e que está a cada ano mais ativo e participativo. Relembrou ainda eventos importantes que aconteceram nesse ano, a exemplo do Prêmio Crea-PR Eng. Enedina Marques, que homenageou mulheres que fazem a diferença com a atuação como engenheiras. Também destacou o Congresso Estadual de Profissionais, além do Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) e o Fórum dos Inspetores, realizados em Foz do Iguaçu.

Já o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Eng. Civ. Samir Jorge, falou aos convidados sobre a importância de fortalecer a representatividade das profissões na elaboração de políticas públicas nos municípios.

“A participação tem que ser de todos nesse processo. Olhem e observem seus municípios, pois precisamos estar presentes para fazer valer nossa força no processo democrático de discussão das cidades, pois somos agentes de desenvolvimento”, comentou.

Além disso, ele também destacou a importância da Conferência das Cidades, que acontece ainda no primeiro semestre de 2023.

“Estamos atravessando o estado inteiro conversando com todos para que compareçam ao evento”, frisou.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *