Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/crea-pr-disponibiliza-r-25-mi-em-edital-de-chamamento-publico-2/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h28.

Crea-PR disponibiliza R$ 2,5 mi em Edital de Chamamento Público

O recurso será destinado a projetos selecionados, apresentados por Entidades de Classes até 1 de fevereiro de 2023.

10 de novembro de 2022, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Crea-PR aprovou durante sessão plenária no 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), realizado em Foz do Iguaçu de 26 a 28 de outubro, seu 9º Edital de Chamamento Público, n.º 002/2022. O Edital prevê repasses de recursos para a execução de projetos de interesse do Sistema Confea/Crea, em comunhão com ações de atualização e de inovação para as profissões ligadas ao Sistema Profissional e vinculadas com as atribuições do Conselho.

Neste 9º Edital, o Crea-PR disponibiliza R$ 2,5 milhões a todas as Entidades de Classe registradas e regulares no Conselho – sendo R$ 1,5 milhão na 1ª etapa e R$ 1 milhão na 2ª etapa. A Comissão de Seleção e o Colégio de Entidades de Classe Estadual (CDER Estadual) avaliou algumas sugestões apresentadas durante o período de consulta pública do Edital, conforme explica o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes. “Entre os principais ajustes nesta edição estão a possibilidade de realização de 3 eventos de Termo de Fomento e 3 eventos de Termo de Colaboração por etapa; a promoção do aperfeiçoamento dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea por meio de atividades técnicas relacionadas às profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências; e a entrega da documentação de habilitação em até 10 (dez) dias após a publicação das propostas classificadas”, detalha.

O Edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 7 de novembro de 2022, sendo que para a 1ª etapa as propostas poderão ser entregues das 8h do dia 07 de novembro de 2022 até as 17h do dia 1º de fevereiro de 2023, com execução dos projetos entre março e dezembro de 2023.

Para a 2ª etapa as propostas poderão ser entregues das 8h do dia 02 de fevereiro de 2023 até as 17h do dia 18 de abril de 2023, com execução dos projetos entre julho e dezembro de 2023.

As Entidades de Classe registradas junto ao Crea-PR já podem encaminhar suas propostas de acordo com os prazos do edital, por meio do seu acesso restrito junto ao portal das Entidades de Classe no site do Crea-PR.

Edições passadas

Os Editais de Chamamento Público foram lançados em 2016, totalizando oito com 311 parcerias celebradas e R$ 6,9 milhões de repasse a mais de 50 entidades participantes. Neste período, foram realizadas diversas ações como cursos, palestras, revistas técnicas, workshops, boletins técnicos, desenvolvimento de aplicativos e de planos de comunicação. Esses projetos atingiram mais de 80 mil profissionais em todo o Estado.

“Percebe-se que os editais trouxeram resultados positivos para as Entidades e seus profissionais associados nos últimos anos. Os eventos e atividades realizadas têm trazido maior visibilidade às Entidades e têm contribuído com a atualização tecnológica dos profissionais, com a divulgação da legislação e ética profissional e a valorização da importância das anotações de responsabilidade técnica, registro profissional e fiscalização do sistema Confea/Creas”, avalia Prattes.

Entidades de Classe – Acesso ao Edital

Período de entrega de propostas para a primeira etapa: das 8h do dia 07 de novembro de 2022 até às 17h do dia 1º de fevereiro de 2023.  E para a segunda etapa: das 8h do dia 02 de fevereiro de 2023 até às 17h do dia 18 de abril de 2023.

Local para obtenção do edital – site do Crea-PR: https://www.crea-pr.org.br/ws/editais-de-chamamento-publico (EDITAL 002/2022 – DRI/PARCERIAS)

Local para envio e protocolo da documentação para qualificação/habilitação, e envio das propostas – Exclusivamente por meio eletrônico no Acesso Restrito das Entidades de Classe registradas no Crea-PR, pelo site www.crea-pr.org.br.