Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/crea-pr-marca-presenca-no-encontro-estadual-de-parques-tecnologicos-em-maringa/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h16.

Crea-PR marca presença no Encontro Estadual de Parques Tecnológicos em Maringá

Evento promoveu troca de experiências e fortalecimento dos parques tecnológicos do Estado

23 de novembro de 2022, às 14h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participaram do 4° Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, realizado em Maringá, nas últimas terça e quarta-feira (22 e 23). A conferência reuniu cerca de 300 pessoas, a fim de promover conexões para fortalecer a consolidação dos parques tecnológicos.

Representaram o Crea-PR, o Conselheiro Wagner Godoy e os Assessores da presidência, Eng. Civ. Euclésio Finatti e Eng. Civ. Samir Jorge. Também esteve no evento o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Conselheiro do Crea-PR, Leandro Vanalli. O grupo foi recebido pelo Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona, e pelo Secretário executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins.

“Um parque tecnológico precisa ser social, ambiental e economicamente sustentável, o que está alinhado ao trabalho do Conselho, que tem governança regional e estadual e está presente em todo o Paraná, auxiliando na consolidação dos parques no Estado”, observou o Secretário Executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins.

Euclesio Finatti destacou o incentivo oferecido pelo Crea-PR ao desenvolvimento dos parques tecnológicos. “Estar presente no encontro é uma maneira de reforçar a representação de mais de 72 mil profissionais e 23 mil empresas. Incentivamos que os parques funcionem e atraiam os empresários e a sociedade, bem como os profissionais que estão prontos para desenvolver tecnologias”, disse.

Para o Conselheiro Wagner Godoy, o encontro foi uma oportunidade para destacar o viés da tecnologia trabalhado pelo Conselho, e, principalmente, o da valorização do capital humano, que é o profissional. “A participação do Crea é importante porque é preciso andar junto à sociedade, oferecer condições, dar subsídio para que as tecnologias cheguem ao maior número de pessoas. Ajudamos a fortalecer esse movimento, com a expectativa de atingir a sociedade, gerar postos de trabalho e negócios inovadores”, pontuou.

Com apresentações de 18 parques, painéis e visitas técnicas, o evento foi organizado pelo Sebrae/PR e realizado pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), Bioma de Inovação de Maringá, Governo do Paraná, Centro de Inovação de Maringá (CIM) e Prefeitura de Maringá. O apoio e patrocínio foram do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Copel, Sebrae, Fomento Paraná, Paraná Competitivo, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).