Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/encontro-aborda-as-atividades-do-geografo-e-a-fiscalizacao-no-setor/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Encontro aborda as atividades do Geógrafo e a fiscalização no setor

Participaram 10 profissionais da Regional de Curitiba e Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR

10 de novembro de 2022, às 14h44 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos agentes fiscais de Curitiba, o Crea-PR promoveu um encontro para explicar a atuação do Geógrafo e do uso de ferramentas na rotina profissional. Realizada em Curitiba, a ação teve foco a fiscalização de atividades e produtos geográficos.

Ao todo, participaram 10 profissionais da área de fiscalização da Regional Curitiba e do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR. No Paraná, atualmente, existem 442 profissionais geógrafos presentes em 60 municípios, além de 182 empresas localizadas em 53 cidades diferentes.

“Garantir a precisão e a execução com qualidade dos serviços desse segmento é a garantia de um investimento seguro. Desenvolvemos essa ação também para colaborar com a segurança das áreas legalmente protegidas e chancelar os empreendimentos executados de acordo com a legislação”, comenta o conselheiro do Crea-PR na Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CEAEST), José Roberto F. Behrend.

A reunião contou com dois momentos. No primeiro, foram apresentadas as atribuições do Geógrafo e o entendimento de sua função, como previsto na Lei 6.664/1979. Na sequência, foram abordados as principais atividades e instrumentos utilizados na profissão e debatido o seu uso.

“Um ponto de discussão importante foi a utilização indiscriminada da ferramenta Croqui. Essa é uma peça voltada para exemplificar de maneira simples questões de localização e vemos que está sendo utilizada em diversos momentos. Porém, não é o instrumento correto para a tomada de decisão do poder público ou para garantir a segurança jurídica aos empreendedores, por ser realizada sem indicações técnicas e sem assegurar a precisão dos dados geograficos produzidos. É importante ampliar o conhecimento e difusão da informação para ter maior assertividade”, afirma Behrend.

As informações apresentadas no encontro permitirão fiscalizar produtos geográficos de alta complexidade vinculados aos o Relatório Ambiental Prévio (RAP), Plano de Controle Ambiental (PCA), Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), dentro outros. Nesses materiais são exigidos licenciamentos ambientais, urbanisticos e do patrimônio historico cultural de diversos tipos de empreendimentos, em todas as esferas governamentais, e também exigem a participação de profissionais da Geografia.

“Nesse primeiro momento, vamos dar início as fiscalizações relacionadas a regularidade documental do empreendimento e dos profissionais mediante as suas atuações, aliadas à sua atribuição técnica e com base na legalidade. Vamos contar com o apoio da CEAEST para analisar esses documentos e nos orientar sobre a necesssidade de alguém da área para a atividade proposta, identificar irregularidades, entre outros” explicou Géssica Bazzi, facilitadora de fiscalização da regional Curitiba do Crea-PR.

Os encontros serão realizados em todas as regionais do Crea-PR no Estado. A segunda ação está prevista para Maringá, na próxima terça-feira (16). Na sequência, será realizado em Londrina, na quarta-feira (17).

A ação faz parte do planejamento estratégico previsto pelas: Associação Profissional de Geógrafos do Paraná (APROGEO), Associação dos Profissionais Geógrafos da Região Metropolitana de Curitiba (AGC), Associação dos Profissionais Geógrafos da Região de Londrina (AGL), Associação dos Geógrafos do Oeste do Paraná (AGOP), e a Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Maringá (AGB-RM).

“Ainda quero enaltecer o trabalho e a sensibilidade do presidente Ricardo Rocha com a área da Geografia, valorizando nossa categoria”, finaliza José Roberto F. Behrend.

No dia 17 de novembro o treinamento foi realizado para a equipe de fiscalização da Regional Londrina.