Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/regional-apucarana-realiza-governanca-cooperativa-com-homenagens-e-debate/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h25.

Regional Apucarana realiza Governança Cooperativa com homenagens e debate

19 de novembro de 2022, às 14h33 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

O Crea-PR realizou, na última sexta-feira (18), o encontro de Governança Cooperativa da Regional Apucarana. O evento aconteceu na sede da Regional e reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino, conselheiros, inspetores, e demais convidados. O Crea-PR promove esse encontro direto com as lideranças regionais e as entidades duas vezes por ano, nas oito regionais do estado. O objetivo é ouvir diretamente quem está atuando no mercado para pensar em melhorias para o Sistema Profissional e o planejamento de trabalho do Crea-PR.

O gerente da Regional, Eng. Civ. Jeferson Ubiali, afirma que “a Governança Cooperativa é o momento de receber as personalidades mais atuantes e participativas do Sistema Confea/Crea da Regional, e agradecemos a presença de todos aqui. A participação mostra a confiança depositada na administração do Conselho e a certeza de que discussões são necessárias e contribuem para a evolução do Sistema Profissional”. Este é um momento em que a alta administração do conselho vem para perceber os anseios locais.

Iniciando a agenda do dia, houve uma audiência do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha com a presidente do SINDCCON – Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto do Norte do Paraná e vice-presidente da FIEP, Carmen Lúcia, para discussão sobre a desoneração do setor no que se refere à Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – de serviços possivelmente enquadrados em múltipla mensal. O assunto será pautado pelo presidente junto ao Colégio de Presidentes dos Creas, para um debate nacional do tema. Estas ações reforçam o compromisso do Crea-PR em acolher os anseios e solicitações dos profissionais e dos envolvidos com o Conselho, debater e analisar a viabilidade de cada melhoria.

Foram realizadas reuniões dos Colegiados Regionais.

O Colégio de Entidades Regional Apucarana reuniu-se para tratar de assuntos como o Edital de Chamamento – apresentando propostas de novas metodologias e valores –, as demandas a serem trabalhadas em 2023 junto à Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), cursos on-line, revisão de registros, dentre outros assuntos.

A troca de experiências foi a base da conversa no Colégio de Inspetores. Além disso, os participantes falaram sobre ética profissional, o trabalho de fiscalização e a importância da interação entre as diferentes frentes de atuação em todas as regionais do estado.

“Como representantes do Colégio de Inspetores, nós desejamos que o Crea- PR tenha um trabalho orientativo, preventivo e educativo. Esse é o espaço para pensarmos um Crea-PR melhor a partir da troca de ideias e da colaboração a partir da experiência de cada um. Assim, a sociedade ficará mais protegida e valorizará ainda mais os nossos profissionais”, comentou o Coordenador Estadual do Colégio de Inspetores, Engenheiro Eletricista Gilberto Dias de Melo.

Na Plenária dos Colegiados, o gerente Jeferson fez uma retrospectiva de algumas ações e projetos realizados pelo Crea-PR em um período mais recente, especialmente durante a pandemia, que impactam diretamente os profissionais da Regional e de todo o estado: convênio do Sistema Profissional com a ABNT, manutenção da anuidade por dois anos consecutivos, editais de chamamento público, programa de estandes, ações de fiscalização, atendimento ao público, trabalho dos colegiados.

O presidente Ricardo também fez uma breve retrospectiva dos últimos dois anos, falando das restrições da pandemia, reuniões e ainda neste ano de 2022 duas plenárias on-line, “e agora a oportunidade de reencontros presenciais importantes”. Ele destaca que “um dos pontos altos deste ano foi a criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura e do Desenvolvimento Sustentável no Paraná, resultado de um trabalho de melhoria do Programa Agenda Parlamentar ao longo dos últimos anos, com o qual nos sentimos valorizados. Agora a ação é trabalhar nessa Frente estudando, orientando e indicando projetos de lei”.

Ele fez questão ainda de relembrar a primeira edição do Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques que aconteceu este ano, os avanços durante a 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia que ocorreu em Goiânia-GO, os debates construtivos do Fórum de Docentes e Discentes, e a vasta programação do 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe.

“Destaco também o compromisso que tínhamos em melhorar a fiscalização nessa Regional, melhorar o quadro, e esse ano avançamos nesse sentido, uma conquista com o trabalho dos fiscais e apoio dos inspetores. E ainda, menciono as Entidades de Classe da região que foram um grande destaque no Prêmio Crea da Qualidade. Os homenageados agradecem, mas nós é que nos sentimos honrados por ter esses profissionais no Sistema Confea/Crea”, finaliza.

O Conselho tem buscado participar de várias ações em conjunto com as administrações municipais e hoje o Crea-PR tem diversos profissionais em sua representação participando de comitês e conselhos municipais. O assessor parlamentar do Crea-PR, Eng. Agr. Samir Jorge, falou de como funcionam as representações e também da Conferência das Cidades 2023.

Na sequência os presidentes das Entidades de Classe da Regional apresentaram um breve balanço de suas gestões: Eng. Alcides Pascoal Jr., da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí; Eng. Mateus Francisco Fernandes, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana.

O Crea-PR sempre buscou o reconhecimento dos profissionais e das Entidades de Classe que desenvolvem papéis fundamentais no Sistema. Durante a programação da Governança foram entregues os certificados aos homenageados da Regional Apucarana nos Prêmios Destaque Profissional, Crea da Qualidade e Engenheira Enedina.

Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques – Eng.ª Agr. Ana Maria Moraes.

Educador Destaque – Eng. Amb. Seg. Trab. Fabricio Vieceli Gonzeli – AEAA.

Destaque Profissional – Eng. Civ. Marcio Vechiato – Asenarag.

Carreira Destaque – Eng. Agr. Paulo Lizarelli – Asseavi

PCQ

Asenarag – Eng. Civ. Pedro de Marco Jr.

Asseavi – Eng. Alcides Pascoal Jr.

AEAA – Eng.ª Miriam Favareto Corbacho.

Encerrando a Plenária dos Colegiados o presidente Ricardo Rocha respondeu alguns questionamentos feitos pelos profissionais presentes sobre atribuições, preenchimento de ART, cobrança judicial, registro de MEI, entre outros assuntos.

CDIN

O Eng. Eletric. Gilberto Dias de Melo, coordenador titular Regional e Estadual do CDIN (Colégio de Inspetores) do CREA-PR participou da Rodada de Governança Cooperativa nas Regionais do CREA Maringá (16/11), Londrina (17/11), Apucarana (18/11), Ponta Grossa (29/11), Pato Branco (06/12) e Cascavel (07/12).

“Esta rodada nas Regionais foi um momento gratificante para fazermos a interação com vários inspetores e conselheiros para analisarmos juntos os resultados e colher sugestões de melhorias para as nossas fiscalizações, bem como contribuir com o planejamento e com as definições do CREA-PR”, disse o inspetor. O Melo ressaltou que fiscalizar e proteger a sociedade e eventos como este são essenciais para garantir a boa atuação dos profissionais de engenharia e de agronomia e, também, para assegurar que toda a sociedade usufrua dos benefícios.

Veja as fotos:


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *