Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/11/sbea-em-curitiba-apresenta-debates-sobre-engenharia-ambiental-e-sanitaria/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

SBEA em Curitiba apresenta debates sobre engenharia ambiental e sanitária

Evento segue até quarta-feira (02) com temas como logística reversa, política de resíduos sólidos e qualidade da água

1 de novembro de 2022, às 15h34 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Presidente Ricardo durante sua fala. .

Nesta última segunda-feira (31), teve início o XI SBEA – Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária em Curitiba, no Paraná. Realizado no Salão de Atos, no Parque Barigui, e com transmissão on-line, o evento traz conteúdos, networking e inovação para os profissionais da área. No primeiro dia foi realizada uma mesa de abertura que contou com a participação do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

“Estamos em um mundo com diversas profissões consolidadas. Com as evoluções tecnológicas que tivemos nas últimas décadas, o engenheiro ambiental e os sanitaristas vieram para agregar e se tornaram indispensáveis na sociedade de hoje”, afirma.

Em sua fala, o presidente do Crea-PR ainda reforçou a necessidade de atuar em conjunto em prol da classe.

“O Paraná tem sido um grande exemplo por conta do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e entidades regionais de Engenheria Ambiental. Temos uma luta conjunta para ampliar a presença do engenheiro ambiental em diversas áreas. Destacamos o processo de criação de lei no estado do Paraná com a função de engenheiro ambiental no Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), viabilizando a inclussão desses profissinais em futuros concursos públicos, bem como no apoio a inclusão de recém-formados na residência técnica na SEDEST – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e no IAT – Instituo de Água e Terra.”, completa.

Representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Superintendente do Ibama no Paraná, o Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi evidenciou o papel do público no evento.

“É uma oportunidade de valorização das Entidades de Classe, e também das Instituições de Ensino, que são a base do nosso sistema. É importante que encontros como esse promovam discussões de atribuições”, ressalta.

A presidente do Crea no Rio Grande do Sul, Eng. Amb. Nanci Walter pontuou ser a primeira engenheira ambiental do Brasil a ser presidente do conselho estadual.

“O nosso curso é uma demanda do mercado. Precisamos nos inspirar e sair ainda mais motivados. Entender os meios para fortalecer os nossos colegas e proporcionar mais oportunidades. Vejo os simpósios e fóruns como um espaço ideal para adquirir conhecimento”, explica.

O Eng. Agr. Francisco Almeida, presidente da Mútua, caixa de assistência dos profissionais do Crea, também discursou na cerimônia.

“Temos a missão de acolher e beneficiar os nossos associados e uma das formas é por meio de eventos como esse, voltado para as Entidades de Classe. Somos um grupo que visa acolher os profissionais, seja na saúde, cultura, entre outras”, finaliza.

Programação

As atividades do evento seguem até quarta-feira (2). Na terça-feira (1), entre as ações previstas estão as apresentações de trabalhos científicos, mesa redonda sobre arborização urbana e outras ferramentas para a descarbonização e cumprimento do Acordo de Paris, debate sobre a relação de mudanças climáticas com a floresta amazônica e palestra com panorama sobre desastres híbridos.

No último dia de evento, os conteúdos seguem com mesa redonda sobre como integrar as áreas de sustentabilidade e de meio ambiente nas empresas e o debate sobre caminhos e oportunidades para o agronegócio sustentável. A cerimônia de encerramento está prevista para às 17h.

Organização

O XI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária foi realizado pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS) e pela APEAM.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *