Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/12/crea-pr-fiscaliza-instalacoes-temporarias-de-final-de-ano-em-municipios-da-regiao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h24.

Crea-PR fiscaliza instalações temporárias de final de ano em municípios da região

Decorações natalinas, instalações de sonorização e brinquedos estão entre as estruturas fiscalizadas, visando a presença de responsável técnico em atividades relacionadas às Engenharias que podem oferecer riscos à população

2 de dezembro de 2022, às 14h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Instalações temporárias de Natal foram fiscalizadas pelo Crea-PR, em Francisco Beltrão (crédto – Divulgação)
Fiscais do Crea-PR fiscalizaram as instalações temporárias de Natal em Pato Branco (crédto – Divulgação)

Desde o final de novembro, os fiscais da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) têm realizado fiscalizações nas estruturas temporárias de Natal e final de ano nos municípios do Sudoeste. A equipe verifica a presença de responsáveis técnicos nas atividades relacionadas às Engenharias, como sistemas de iluminação e sonorização, brinquedos e geradores, entre outros.

Os fiscais vistoriam aspectos como manutenções periódicas e instalações com Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) – vigentes e emitidas por profissionais habilitados e registrados no Crea-PR. Os profissionais legalmente habilitados respondem pelos serviços. O conhecimento técnico é necessário para que essas estruturas possam ser utilizadas com segurança pela população.

Pato Branco e Francisco Beltrão são os municípios que apresentam maior investimento em decoração de Natal e final de ano, além de brinquedos. Também atraem maior número de pessoas. Os fiscais do Crea-PR fiscalizaram as atividades antes do início da programação, assim como em outras cidades da região.

“A função do Crea é fiscalizar o exercício profissional. Existem normas técnicas para a montagem de estruturas metálicas, para a instalação de iluminação e de sonorização e para os brinquedos, entre outros. O responsável técnico é aquele que orienta para que as instalações estejam adequadas às normas. Ao final, o que se deseja é proteger a população, que visita e utiliza os locais”, detalha Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR.

Como funciona a fiscalização
As atividades fiscalizadas pela equipe do Crea-PR e que, eventualmente, ainda não possuem o devido profissional ou empresa com responsável técnico habilitado, passam a compor processo de fiscalização. Os representantes do município, além das orientações para a regularização do indício de irregularidade constatado, são acionados para prestar as devidas informações. Caso persistam, podem, em último caso, gerar multas aos responsáveis, bem como, se couber, o encaminhamento de denúncia por parte do Conselho para outros órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho.

Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Informações para a imprensa:
Antônio Menegatti
ascompatobranco@creapr.org.br