Nota pública em defesa das instituições democráticas
Confira o posicionamento do Confea9 de janeiro de 2023, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Como presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), manifesto minha veemente e total indignação contra a invasão dos edifícios que abrigam os Três Poderes da República, que culminaram nos atos de vandalismo e de depredação cometidos contra o patrimônio público brasileiro, cujas obras de engenharia possuem relevância e reconhecimento construtivos, fazendo parte do Patrimônio Cultural da Humanidade.
Os abusos e violências perpetradas atentam contra a democracia e a liberdade do povo brasileiro, na medida em que visam demolir os pilares constitucionais da República. Mantemos a nossa confiança e o apoio incondicional aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em defesa do Estado Democrático de Direito e da prevalência da pacificação social.
As Engenharias, a Agronomia e as Geociências seguem firmes e contribuindo para a construção de um Brasil mais próspero, semeando a confiança no futuro da Nação.
Eng. Civ. Joel Krüger
Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
Não concordo com este desnecessário manifesto. Sou a favor da livre manifestação e contra atos de vandalismo, mas vemos que tiveram gente infiltrada nestes atos de vandalismo. Que punam quem desrespeitou a lei, simplesmente isso.
Não comungo com esse manifesto. Esse Joel Krüger não me representa.
Manifestações pacíficas é um direito legitimo do povo e é o que foi feito pelo pais todo pelo mesmo povo que foi para Brasilia no fatídico dia 8/01. Lá todos já sabem o que aconteceu: bandidos infiltrados, baderneiros sem bandeira, aproveitaram a ocasião. Isso está provado por videos. Não sou Bolsonarista, sou brasileiro trabalhador honesto, diferente desses corruptos, eles sim terroristas contraventores, que tomaram o poder de forma ilegitima, pois o Lula nem cadidato poderia ser, isso os próprios ministros do STF, conforme provas gravadas em videos, ja tinham afirmado. Fora as libertação de bandidos com penas de mais de centenas de anos pelo STF. O problema não é só o Lula, que sozinho não faz nada, o problema é a cúpula corrupta. Vergonha e descrença nos nossos governantes, STF, nossas forcas (???) armadas, maioria dos deputados e senadores, esses são os sentimentos que sobraram para o sofrido povo brasileiro nos dias de hoje.
Parabéns waldemir !! Minha opinião confere com a sua, soube relatar com excelente precisão nossa indignação!
Eu, engenheiro civil, com plena consciência do que está acontecendo em nosso país, não apoio o seu comentário Joel!
Precisamos de lideres que enfrentem as situações, não tenham medo, sejam corajosos!
Meu repúdio vai para essa Nota de Repúdio !!! Sim também sou contra a destruição causada , mas não contra os motivos que levaram a tão situação . Não podemos ter nosso direito de manifestar regulados nem a nossa voz calada em prol de uma “democracia ” que nem se quer existe mais !!! Democracia nos da o direito de questionar e nesse desgoverno nem isso vamos poder fazer !
Gostaria de saber se sua indignação também é pela causa dessa invasão. Se sua veemente indignação é também por todas as falcatruas, descumprimento da lei por parte dos ministros do STF que descaradamente soltam bandidos, se é pelo complô da imprensa que espalhou e espalha notícias falsas e mal intencionadas durante 04 anos para destruir a reputação e a vida de muitas pessoas, principalmente do Presidente Bolsonaro e de várias gerações da família dele e da esposa e qualquer um que apoiasse o governo dele, se é pelo artistas muito bem pagos que usaram da sua influência para alardear ao mundo que vivíamos numa Alemanha nazista ou se foi pelos políticos de várias esferas que de forma covarde e suja inventaram mentiras para destruir tudo que podiam, inclusive o Brasil.
A nova democracia , prender crianças e idosos. Não me representa
Votei no Joel, mas pelo manifesto dele, parece estar com medo do careca !! Não me representa !
Que fique claro que esta manifestação do Sr. Presidente do CONFEA não me representa. Não concordo com a ocupação e depredação de predios públicos. Mas também não concordo com entendimento de que este, se trate de um Estado Democrático de Direito. Temos todos os sintomas de uma conspiração que resultou na tomada do poder, fato que jamais fizeram questão de esconder. As convulsões sociais que já se iniciaram e es prejuízos que causarão ao país, devem ser creditados aos representantes de classeve outoridades omissas, proncipalmente aqueles eleitos pelo povo e aqueles que, ignorando a ética e a moral, acatam ordens ilegais.
Sem comentários repudiar só a consequência. Não me representa
Achei o cúmulo do absurdo o repúdio vir em cima das consequências e nem uma palavra sobre as causas. Pra mim só valeria algo se o principal dos principais problemas democrático fossem repudiados. Repudio também a invasão e depredacão criminosa, mas antes e infinitamente com mais ênfase, nos abusos por parte de um dos poderes, que foi a origem das manifestações pacíficas, sendo este episódio a excepção da excepção e com pouca representatividade da esmagadora maioria dos manifestantes.
Nao me representa e nem a imensa maioria dos engenheiros quem só vê um lado.
Acusar e mater em Cáceres privado, sem comprovação da participação no crime, isto sim é um ato antidemocrático e deveriam todos seres humanos e instituições se manifestarem em defesa da liberdade, pois tais prisões são piores que o próprio vandalismo, é um atentado à vida, uma afronta aos direitos humanos.
Acredito que haja vândalos tanto nos petistas quanto nos bolsonaristas, porém não podemos colocar todos que lá estavam como antidemocráticos ou golpistas como querem colocar. Acho que muitos estavam somente se manifestando o que é normal para um País democrático.
Não queira passar pano. O ato foi de terrorismo puro. Destruir patrimônio público é ofender a sociedade inteira.
Se não gosta desse ou daquele deputado ou juiz ou alguém do executivo, crie formas de mostrar tua indignação sem prejudicar oque é de todos os brasileiros. Precisa cadeia e que seja ressarcido centavo por centavo fique foi danificado.
Concordo com você, Vladimir! Estão construindo uma narrativa com os termos “antidemocrático”, “golpista”, “terrorista” para qualquer manifestação contrária ao atual governo. Nada mais antidemocrático que a censura que estão impondo a estas manifestações. Lamentável que chegamos a este ponto.
Perfeito! Concordo.
Porém tem que ser apurado todo os detalhes, pois sabemos que em todo prédio Público, incluindo esse, há muitas câmeras de segurança e é muito bem monitorado. Pode-se descobrir quem iniciou o vandalismo e puní-los, pois muitos foram presos sem nem estarem no prédio.
Não parece muito inteligente supor ou crer que um grupo de pessoas que está a setenta dias protestando pacificamente em espaços públicos possa fazer o que parece ter feito em Brasília.
O dito “ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO “ está todo em mãos de pouco reconhecido “governo”.
Acredito que estamos num mau caminho.
Os milhares que não quebraram nada estavam em volta das centenas que quebraram, funcionando como escudo contra agentes de segurança que queriam avançar para reprimir crimes. Os tais “muitos manifestantes pacíficos” são CÚMPLICES dos crimes por causa disso. Simples assim.
Vc estava lá e viu tudo como aconteceu, ou foi ou Exmo Sr. Minitro Alexandre de Moraes que te contou?