Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/engenheiras-em-destaque-no-sudeste-durante-o-dia-internacional-da-mulher/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Engenheiras em destaque no sudeste durante o Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2023, às 15h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última quarta-feira (08), ocorreu, em Francisco Beltrão, a 13ª Expofeira Mulher 2023, feira organizada pelo Núcleo da Mulher Empresária (NME) e a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), com o apoio de várias empresas e instituições – dentre elas o Crea-PR. O evento é destinado a lideranças políticas, empresariais e a população em geral. Um sucesso na região, a Expofeira tem como foco debater negócios, realizar apresentações culturais, palestras, shows, desfiles, passeios, entre outras ações.

O Crea-PR esteve presente na abertura do evento, realizando reuniões e participando, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste (SUDENGE), a Associação de Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB) e a ACEFB, de uma palestra sobre os desafios para as mulheres na engenharia realizada pela Eng. Agr. Nilvânia Aparecida de Melo. Em seguida a exposição de Nilvânia, ocorreram dois momentos solenes: a inauguração do Comitê Mulheres da SUDENGE, que teve como primeira coordenadora eleita a Eng. Civ. Letícia Giacomin; e a posse da primeira mulher presidente da AEA-FB, Eng. Agr. Lilian Furlan. “O comitê veio com o objetivo de fomentar as Mulheres dentro da entidade, bem como ser um braço direito nas questões sociais e organizacionais da entidade. Ele terá reuniões ordinárias ao longo do ano e buscará novas demandas a entidade”, disse o presidente da SUDENGE, Eng. Civ. Vinicius Perin, durante a posse de Letícia.

A programação continua nesta quinta-feira (09) com mais duas palestras, uma sobre ações do Comitê Mulheres do Crea-PR, realizada pela Eng. Ftal. Flávia Konig Brun; e outra sobre as oportunidades profissionais para a mulher na área ambiental, realizada pelas profissionais Eng. Amb. Tayona Gomes e a Eng. Amb. Juliana Biluca.

O evento de posse ocorreu com a presença das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua da região, como o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, e o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas, Eng. Agr. Orley Lopes; o diretor da campus da UTFPR Francisco Belrão, Hernan Vielmo; além de diversos profissionais.

Confira alguns registros