Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/francisco-beltrao-recebe-segundo-encontro-da-governanca-cooperativa/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Francisco Beltrão recebe segundo encontro da Governança Cooperativa

9 de março de 2023, às 8h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Francisco Beltrão foi sede de uma série de reuniões relacionadas ao Crea-PR, nessa última quarta-feira (08). A principal, com as lideranças de governança cooperativa, aconteceu à noite, na sede da Associação empresarial de Francisco Beltrão – ACEFB.

Ao longo do dia, durante a Expofeira Mulher 2023, foram realizadas reuniões do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e do Colégio de Inspetores (CDIN).

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu a Governança comentando que essas reuniões são também oportunidades para trocar experiências e conhecer os problemas e desafios de cada região. “Cada Regional tem suas características e particularidades. Há, constantemente, uma busca pela interação, em função da riqueza e abrangência das nossas regiões”, disse. “A cada ano, são feitas duas rodadas de reuniões das governanças corporativas nas oito regionais do Crea, no Estado. É a forma de praticar a gestão participativa, de conversar com conselheiros, inspetores, presidentes de entidades de classe e coordenadores de cursos”, complementa Ricardo.

Durante o encontro destacaram-se os debates sobre as eleições do CDER e CDIN, o Planejamento Estratégico, ações do Comitê Mulheres na região, o Plano de Fiscalização do Conselho para o ano e as ações parlamentares do Crea-PR por meio da Agenda Parlamentar, realizada pelo 1º diretor administrativo do Conselho, Eng. Agr. Clodomir Luiz Ascari.

Eleições

CDER

Da esquerda para a direita: Eng. Civ. Vinícius Perin; Eng. Civ. Ricardo Rocha; Eng. Agr. Edson Luis Silveira

– Titular: Eng. Agr. Edson Luis Silveira (dir.)
– Adjunto: Eng. Civ. Vinícius Perin (esq.)

CDIN

Da esquerda para a direita: Eng. Agr. Clodomir Ascari; Eng. Eletric. Sérgio Luis Masutti; Eng. Mec. César Rubert; Eng. Civ. Ricardo Rocha.
Da direita para à esquerda: Eng. Agr. Clodomir Ascari; Eng. Eletric. Sérgio Luis Masutti; Eng. Mec. César Rubert; Eng. Civ. Ricardo Rocha.

– Titular: Eng. Eletric. Sérgio Luis Masutti
– Adjunto: Eng. Mec. César Rubert

Os objetivos da governança cooperativa:

– interação entre inspetores, conselheiros e demais instâncias do Sistema Confea/Crea, elevando a qualidade do processo decisório dos órgãos deliberativos do Crea-PR;

– melhoria da atuação dos órgãos auxiliares do Conselho, destacadamente os inspetores;

– identificação das características locais dos profissionais, empresas, entidades de classe, instituições de ensino, órgãos oficiais do Sistema Confea/Crea;

– promoção e manutenção de um relacionamento de excelência entre os órgãos deliberativos, executivos e auxiliares do Conselho e destes com o público externo;

– equidade e transparência na tomada de decisões;

– promoção e manutenção de um sistema de excelência de gestão convergente às diretrizes, objetivos e políticas traçadas pela administração do Conselho.

Confira alguns registros da noite