Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/03/parlamentares-sinalizam-apoio-legislativo/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Parlamentares paranaenses sinalizam apoio às pautas legislativas do Sistema Confea/Crea

1 de março de 2023, às 18h03 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Cerca de 600 pessoas compareceram ao encontro .

Dez parlamentares paranaenses estiverem presentes na manhã desta quarta-feira (1º/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para participar do painel “Café & Política”, do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que reuniu lideranças do Brasil inteiro. Foi a maior comitiva parlamentar no evento. “Cada mesa disposta aqui está com um presidente do Crea e sua delegação. A ideia é abrir diálogo este ano para acompanharmos as pautas de interesse do governo federal, dos senadores, dos deputados, mas, sobretudo, da sociedade, da soberania, do desenvolvimento e do povo brasileiro”, afirmou o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, ao explicar sobre o 12º EL para os parlamentares, que representaram todo o país.

Os deputados António Wandscheer (PP-PR), Beto Preto (PSD-PR), Deltan Dallagnol (PODE-PR), Marco Brasil (PP-PR), Pedro Lupion (PP-PR), Ricardo Barros (PP-PR), Geraldo Tadeu Mendes (União Brasil-PR) e os senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Sérgio Moro (União Brasil-PR) participaram do evento a convite da assessoria parlamentar do Crea-PR e demonstraram interesse em acompanhar e apoiar as tramitações de propostas governamentais que envolvam as engenharias, agronomia e geociências.

Confira as prioridades do Sistema.

“Espero que os progressistas possam de forma clara se posicionar a favor da engenharia que é a grande impulsionadora do nosso país. Vamos trabalhar em conjunto com a indústria, comércio e serviço, segmentos que dependem de soluções de engenharia rápidas, eficientes e sustentáveis”, disse o deputado Ricardo Barros.

O senador Sérgio Moro agradeceu o convite do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, e destacou: “Recebi a legenda legislativa que me foi entregue e vou examinar com atenção. O país precisa de engenheiros e agrônomos e precisa retomar uma agenda de desenvolvimento. Nada adianta vontade política se não tivermos o abrigo da técnica. As portas do meu gabinete estão abertas para ouvirmos as necessidades da categoria e para consulta-los em momentos necessários”.

O também senador Flávio Arns frisou a inserção das áreas da engenharia e da agronomia em todos os aspectos da vida nacional, com vistas ao desenvolvimento sustentável. “Rui Barbosa, jurista, diplomata, político, tradutor e jornalista, que tem seu centenário comemorado no dia de hoje, dizia que temos que criar a cultura cívica e incentivar a cultura participativa e isso diz respeito a essa agenda legislativa proposta hoje pelo Confea. Me coloco a disposição para juntos trabalharmos em cooperação para projetos de lei e iniciativas públicas necessárias à área”.

O deputado Dalton Dallagnol se colocou a disposição para trabalhar com os presentes que, segundo ele, são “a base do progresso nacional”. “Que possamos proteger a todos contra qualquer tipo de violência. Venho me somar aos esforços de vocês para o desenvolvimento do nosso país”.

Para o presidente do Crea-PR, a presença de diversos parlamentares paranaenses no evento – a maior comitiva de deputados e senadores presentes – demonstra a aproximação do Conselho paranaense com representantes da bancada política estadual e federal, fruto de um intenso trabalho de Agenda Parlamentar realizado pelo Crea nos últimos anos. “A Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura instituída em 2022, tem como objetivo trazer à tona discussões de políticas nas áreas de segurança de barragens; fiscalização e aprimoramento técnico profissional, na área de diagnóstico, prescrição e uso de agroquímicos; engenharias, agronomia e geociências públicas; segurança alimentar; recursos hídricos; desastres naturais; território; planejamento urbano e regional; acessibilidade e mobilidade urbana; eficiência energética e energias renováveis; segurança do trabalho; prevenção de incêndios e sinistros; inspeções e manutenções prediais; eficiência no planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas e ampliação e aperfeiçoamento do quadro técnico de profissionais das áreas das engenharias, agronomia e geociências no Estado.

presidente-ricardo-deltan
Presidente Ricardo apresentando a Agenda para Dallagnol.

“O grande propósito da Frente Parlamentar é criar um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento com a Assembleia, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema na formulação de políticas públicas e, em especial, formalizar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-PR. E isso tem um beneficiado claro: a sociedade”, explica o presidente do Crea-PR.
Os parlamentares presentes no evento desta manhã receberam a Agenda Legislativa Prioritária 2023, que pode ser consultada aqui.

Copel e Eletrobras

engenharia-eletrica-tadeu-veneri

Durante o período da tarde profissionais da Engenharia Elétrica representaram o Crea-PR em uma reunião com o deputado federal Tadeu Veneri sobre as privatizações da Copel e Eletrobras. Além desta pauta, os profissionais abordaram novas políticas para o sistema elétrico nacional, especialmente o que possa envolver o Paraná.

A intenção da comitiva foi de solicitar o apoio federal para que o processo de venda da Copel seja suspenso. Também se discutiu o fomento de políticas de industrialização, incentivo à pesquisa e inovação e a manutenção de empresas estratégicas sob a tutela do poder público, além da apresentação do restante das pautas do Sistema. Mais informações você confere no site do SENGE.