Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/04/crea-pr-e-secretaria-de-planejamento-do-estado-acordam-parceria-para-futuros-projetos/>.
Acesso em 21/12/2024 às 22h17.

Crea-PR e Secretaria de Planejamento do Estado acordam parceria para futuros projetos

25 de abril de 2023, às 16h55 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Nesta segunda-feira, 21, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, acompanhado do Assessor Parlamentar, Eng. Civ. Euclésio Finatti, esteve na Secretaria de Planejamento do Paraná para fomentar possíveis parcerias entre as instituições que viabilizem a troca de informações e conhecimento técnicos. Na ocasião foram elencadas ao secretário Guto Silva as ferramentas disponibilizadas pela autarquia, de grande valia para o desenvolvimento dos planejamentos estaduais. “Temos diversos indicadores relacionados às Engenharias, Agrônomia e Geociências que podem ser essenciais na tomada de decisões que envolvam estudos de áreas e perfil demográfico, por exemplo. Estamos dispostos a contribuir com nossos dados e com a expertise de nossos profissionais – por meio da Governança Corporativa – nos processos estruturantes da Secretaria de Planejamento do Paraná”, destacou o presidente do Crea-PR, citando exemplo de parcerias bem sucedidas entre o Crea e outras instituições, como a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). “A parceria formalizada com a Seab por meio de um Termo de Cooperação Técnica possibilitou a criação e modernização do sistema de acompanhamento, por parte dos produtores, seguradoras e poder público, das apólices relacionadas ao Programa de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural no Estado do Paraná. Além da transparência nas informações, o sistema de gestão garante mais confiabilidade, segurança e rapidez na apresentação e no atendimento ao agricultor, e auxilia o Crea na fiscalização dos profissionais”, detalhou Rocha.

O presidente do Crea-PR destacou ao secretário o Livro de Mapas como uma das ferramentas que podem agregar em muito ao trabalho já realizado pela secretaria. A publicação é uma iniciativa do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), coordenada pelo engenheiro cartógrafo Giovani Castolldi e parte integrante do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Crea-PR, implantado pelo Conselho em 2010. Nele o leitor encontra mais de 300 mapas e gráficos que traçam um panorama das atividades realizadas pelo Conselho e pelos profissionais registrados no Crea-PR e traz informações sobre população, desenvolvimento humano e dados geoespaciais temáticos como clima, hidrografia e relevo do Paraná. “Estou impressionado como de fato a capilaridade do trabalho desenvolvido pelo Crea-PR pode enriquecer e nortear de forma exponencial as conversas que embasarão nossos planejamento estaduais. Saímos daqui hoje já agendados para uma rodada de treinamentos da nossa equipe junto ao corpo funcional do Crea-PR”, afirmou Guto Silva.

 

O presidente do Crea-PR frisou as iniciativas do Crea-PR nos últimos anos de estar cada vez mais envolvido nas questões sociais que envolvam as engenharias, agronomia e geociências, levando a expertise dos profissionais dessas áreas para uma maior assertividade e sustentabilidade nos projetos desenvolvidos em nosso Estado. “Nossa atuação em relação ao Plano Estadual de Logística e Transporte demonstra com clareza nosso objetivo de sermos cada vez mais um ator nas iniciativas que dizem respeito às mudanças sociais que envolvam o olha das Engenharias, Agronomia e Geociências. Foram meses de trabalho nos quais a equipe do Crea-PR participou ativamente envolvendo cerca de 400 profissionais e instituições de todo o Estado para a colaboração na redação do Plano que foi entregue aos candidatos ao governo do Estado. Os encontros apresentaram os avanços dos últimos anos, debateram e apontaram as obras prioritárias para o Estado e os profissionais do nosso Sistema participarem de forma expressiva e com muito empenho”,

A reunião também foi marcada pelo compromisso do secretario Guto Silva de retomar a proposta de um convênio com plano de trabalho para fomentar a tecnologia BIM no Estado. “Os profissionais ligados ao sistema podem colaborar na capacitação da nossa rede”, comentou o secretário elogiando, por fim, a iniciativa do Crea-PR na criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências. “É importante que a Frente fique atenta que mais necessário do que criar novos projetos de lei é limpar os que não agregam ou até atrapalham o desenvolvimento de nosso Estado”.

Palestra no IEP

Na manhã da segunda-feira, Guto Silva esteve no Café da Manhã do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – onde falou sobre como o planejamento está se organizando dentro do governo. O secretário ressaltou que pretende fazer uma grande mobilização entre as secretarias para poder enxergar de forma macro como todas estão trabalhando e poder verificar como colaborar pontualmente com cada uma delas.

Destacou fortemente a importância da água quando citou a questão das bacias hidrográficas. “Não adianta fazer obras, não adianta a gente se planejar para desenvolver qualquer atitude se faltar água ou se tivermos uma crise hídrica, por isso a importância de nossas bacias”.

Abordou também a os Patrimônios do Estado que estão sendo mal utilizados – como prédios públicos como museus e instituições de ensino – para os quais ele pretende dar uma atenção especial.

Falou muito sobre hidrogênio renovável, ao qual ele chama de “hidrogênio verde” e confirmou um evento que terá na Secretaria sobre esse assunto no dia 03 de Maio.

Citou a venda Compagas nos próximos meses, destacando que haverá gasoduto para abastecer as cidades de Maringá, Londrina e São Matheus e investimentos nesta área.

Falou sobre o novo projeto de pedágio e que acredita que ele trará uma redução de 30% no valor a ser cobrado,  e sobre a Ferroeste e as formas que estão analisando para que ela consiga angariar os em torno de 38 milhões do projeto de reformulação/extensão já que o cooperativismo tem dobrado a cada 4 anos e logo não teremos vazão para tudo o que está sendo produzido. Na mesma linha abordou sobre a terceira pista do Aeroporto e finalizou falando sobre a ITAIPU e a importância de sabermos usar de forma inteligente para a infraestrutura o dinheiro que agora irá sobrar do trabalho realizado pela Usina.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *