8º Seminário Estadual do Proec e 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR iniciam em Apucarana com o tema Agenda Parlamentar
25 de maio de 2023, às 19h04 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos
Na tarde desta quinta-feira (25) iniciou em Apucarana, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), com a participação de 150 lideranças das Engenharias, Agronomia e Geociências do Paraná, o 8º Seminário Estadual do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) e 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR, para debaterem as propostas que serão apresentadas para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências da Assembleia Legislativa do Paraná.
Na abertura, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira disse ser uma “honra ter tantas lideranças profissionais reunidas para trabalhar de forma participativa neste projeto tão importante que é a Agenda Parlamentar do Crea-PR. Neste evento vamos apresentar e debater sobre as propostas de projetos de lei, para priorizar algumas e apresenta-las na Assembleia Legislativa do Paraná para serem trabalhadas pela Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências”.
O coordenador estadual do Colégio de Entidades de Classe (CDER), Eng. Civil Carlos Roberto Wild, destacou o “como é importante o apoio do Crea-PR às entidades de classe com todas as ações realizadas pelo ProEC e pelos eventos realizados por meio dos Editais de Chamamento, além do atendimento realizado pelos funcionários por toda a equipe”.
A coordenadora estadual do Colégio de Inspetores, Eng. Agr. Jaqueline Teixeira, falou ser uma “honra estar participando desse evento, e quero ressaltar a importância da Agenda Parlamentar, um programa que uso como ferramenta de trabalho e que facilita a valorização de diversas regiões com o trabalho dos profissionais do Sistema. Além disso, é um projeto aberto, sempre em construção com a colaboração dos profissionais”.
O coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino, Eng. Agr. Almir Gnoatto, afirmou ser uma “satisfação os representantes das Instituições de Ensino estarem participando deste projeto, e destaco que é muito importante a aproximação do Crea com os profissionais”.
A anfitriã, presidente da AEAA, Eng.ª Civ. Mirian Elena Favaretto Corbacho, agradeceu a presença de todos e disse estar “feliz, como entidade de classe, em sediar os eventos destes dias, a 3ª Semana de Engenharia de Apucarana, o ProEC e o Encontro de Lideranças, é uma grande oportunidade de desenvolver parcerias entre as entidades”.
A coordenadora estadual do CreaJr-PR, acadêmica Alexia Piloto, falou da importância de “estar participando deste evento, deste momento tão importante. Agradeço a gestão pelo trabalho cooperativo, pelas oportunidades e incentivo, pois nós como CreaJr registramos duas propostas de projeto de lei para a Frente Parlamentar”.
O representante da Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-PR, Eng. Eletric. Ricardo Bertoncello, agradeceu a receptividade local e destacou que é “importante o Crea se aproximar dos profissionais não somente após formados, mas desde o início da graduação, quando escolhem ser engenheiros”.
Representando os comitês empresariais do Crea-PR, o Eng. Agr. Luciano Lopes comentou “como é bom ver tantas lideranças participativas, e esse encontro para o debate em um momento em que tudo é digital”.
Participaram do evento, além de inspetores e representantes de entidades de classe, os presidentes de gestão anterior do Crea-PR: Eng. Civ. Ivo Gilberto Martins, Eng. Civ. Orlando Maciel Strobel, Eng. Agr. Álvaro José Cabrini Junior e o Arq. Armando Strambi.
Balanço dos resultados do Edital de Chamamento 2023
O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu as falas do dia ressaltando a importância da valorização do associativismo para o progresso das profissões e dos profissionais ligados ao sistema Confea/Crea. As Entidades de Classe têm papel fundamental para a união dos profissionais e, principalmente, para a união de suas vozes em prol de uma atuação assertiva em ações em conjunto com o Crea-PR. Além disso, as Entidades atuam em prol do aprimoramento profissional, por meio de cursos, palestras e eventos como o próprio Proec, que foi fomentado via Edital de Chamamento Público, pelo Crea-PR.
De fato, Entidades de Classe dos mais variados formatos têm se valido desse apoio para suas atividades: “eu não tenho dúvida que os Editais de Chamamento se consolidaram como uma política robusta e eficiente. Com o CDER (Colégio de Entidades Regionais), que veio trazer toda a sua inteligência e conhecimento das realidades locais, nossa Comissão que verifica um a um todos os projetos enviados e faz a seleção e o apoio em todos os sentidos do DRI (Departamento de Relações Institucionais), a parceria entre Crea-PR e as Entidades de Classe tem tudo para não parar de crescer.”
É um trabalho em conjunto desenvolvido todos os dias que levou à consolidação do programa que já atingiu mais de 10 mil profissionais não apenas com recursos financeiros, mas também com apoio técnico e de gestão.
Agenda Parlamentar
Dando continuidade à programação, o presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira e o diretor administrativo do Crea-PR e coordenador dos trabalhos da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, Eng. Agr. Clodomir Luiz Ascari apresentaram a Agenda Parlamentar do Crea-PR e a exposição das propostas e projetos de lei elaborados pelos colegiados regionais neste ciclo.
“Os motivos para comemorar no dia de hoje foram muitos, mas havia um em especial: as primeiras 25 minutas de projetos de lei que os Colegiados elaboraram nos últimos meses e que serão apresentados à Frente Parlamentar das Engenharias, da Agronomia e das Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná, em um encontro que acontecerá em junho na Assembleia Legislativa do Paraná. São propostas que envolvem regulamentações necessárias às atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências e que foram assinadas, simbolicamente, por representantes de 16 Entidades de Classe”, destaca o presidente.
Na sequência aconteceu a assinatura simbólica dos novos termos de fomento e colaboração do Edital de Chamamento Público do Crea-PR edição 2023, com os presidentes ou representantes das seguintes entidades de classe: AREAC – Cianorte, APEAP – Paranavaí, AMEA – Maringá, AGB – Maringá, AEAM – Maringá, AREA-Ibaiti, APLA – Santo Antônio da Platina, ANPEA – Londrina, AEBAN – Bandeirantes, ARECI – Irati, IBAPE – Curitiba, APEAM – Curitiba, APEF – Curitiba, AREA – Marechal Cândido Rondon, AEAC – Cascavel e AEAA – Apucarana.
As assinaturas foram simbólicas porque os termos de parceria são todos eletrônicos e serão assinados desta forma oficialmente, mas a anfitriã, presidente Miriam, para neste ato simbolicamente fez a assinatura, registrando os 62 termos celebrados por todas as Entidades de Classe neste ciclo. A partir de 5 de junho o Edital de Chamamento versão 2024 estará em consulta pública no site do Crea-PR, com orçamento definido de três milhões de reais. Em seguida o gerente da Regional Londrina Edgar Tsuzuki e gerente do DRI Claudemir Marcos Prattes apresentaram a metodologia de priorização das propostas.
Na sequência os Colegiados e demais grupos reuniram-se para debater as propostas que devem ser votadas para priorização: CDER Estadual – Colégio de Entidades de Classe e representantes das Entidades de Classe; CDIN – Colégio de Inspetores; CIE – Colégio de Instituições de Ensino; CAE-CreaJR – Comissão Acadêmica Estadual; Coordenadores de Câmaras e Diretoria; CECON, CEAGRO, CEIND – Comitê Empresarial da Construção Civil, Comitê Empresarial do Agronegócio e Comitê Empresarial da Indústria Metal Mecânica.
Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC)
ProEC são ciclos de seminários anuais que nós fazemos com as entidades duas vezes ao ano. Esses seminários têm o objetivo de reunir representantes de 98 Entidades de Classe do Paraná. Nesta primeira edição, especialmente, incluímos o Encontro Técnico de Lideranças, onde os colegiados estaduais do Crea-PR (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN, Colégio de Instituições de Ensino – CIE), Comitês Empresariais da Construção Civil, do Agronegócio e da Indústria Metal Mecânica, membros dirigentes estaduais do Crea Jr, Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-PR e Diretoria do Crea-PR debatem os principais assuntos estaduais que envolvem o segmento das Engenharias, Agronomia e Geociências”, explica o Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.
Confira as fotos do primeiro dia do evento no álbum do Facebook.
Comentários
Nenhum comentário.