Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/observatorio-de-fiscalizacao-11-abril-2023/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h20.

Observatório de Fiscalização #11 – Abril 2023

12 de maio de 2023, às 14h32 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Seja bem-vindo(a) ao nosso Observatório da Fiscalização!

Algumas imagens são interativas. Ao clicar, você será redirecionado para um link externo com mais informações.

Em nosso site temos uma área com todos os nossos observatórios já lançados; confira.

Boa leitura!

1. Gostaria de saber as ações de fiscalização sobre atividades de Agronomia:
    – descrição doa tipos de atividades ;
    – quantitativo de ações;
    – irregularidades encontradas;
    – quantitativo de ARTs registrados em Agronomia.

• Crea-PR says:

Olá Kleber, vamos registrar um protocolo para que os dados sejam verificados pela equipe responsável e enviados para você. Para isso, só confirme por favor, se as informações que você deseja são apenas do mês de abril, e se tem alguma atividade específica de agronomia que gostaria de saber. Ficamos no aguardo!

• Crea-PR says:

Ah, Kleber: se preferir temos também alguns dados de fiscalização e ART disponíveis em nosso sistema SIG: https://sig.crea-pr.org.br/sig/

2. Alexandre Luiz de Arruda Venci says:

Gostaria de saber porque o CREA.PR não fiscaliza ativamente as irregularidades na manutenção do equipamentos da área de saúde em todo o Paraná. Se observar, 90% das cidades tem contratações ilegais a começar por contratados sem recolher ART, engenheiros sendo responsáveis por áreas fora de sua formação . Técnicos de nível médio atuando na área de manutenção de equipamentos de saúde descaradamente. Imaginem o que acontece por trás disto tudo? diagnósticos errados, internações prolongadas , muitas mortes. Tudo sob o olhar do CREA.PR que não toma atitudes enérgicas e emergenciais no intuito de estancar este vício ,este crime contra a saúde pública. Porque não envia a todas as secretarias de saúde um oficio informando CORRETAMENTE , quem pode e quem não pode atuar na manutenção de equipamentos médicos. A começar que todos responsáveis devem ser engenheiros e cada um na sua área de atuação, qual o papel do Tecnólogo(Curso superior) e ai sobra para o CRT explicar o que pode os Técnicos de nível médio de acordo com a legislação Federal. Uma coisa tão simples que pode acabar com a bagunça existente no mercado, salvar muitas vidas, promover mais empregos para engenheiros e tecnólogos. Só eu em 02 meses já fiz dezenas de denúncias , provando o caos que é a área de manutenção de equipamentos utilizados na saúde . Técnico consertando Raios X, Autoclave, Ultrassom, respiradores, etc. Fica a dica.

Sr. Alexandre, bom dia,

Verificamos que este assunto tem sido abordado com o senhor através dos nossos canais de atendimento, esclarecendo sobre a atuação do Crea neste contexto e sobre as questões legais que estabelecem atribuições de cada área e de cada conselho profissional.

Destacamos que, conforme possivelmente já seja de seu conhecimento, no ano de 2022 foram fiscalizados todos os hospitais do Paraná, verificando também a responsabilidade técnica pela manutenção dos equipamentos, respeitados os limites da atuação do Crea.

Caso ainda tenha dúvidas a esse respeito, nossas equipes técnicas estarão à disposição para esclarecer através dos nossos canais de atendimento.