Trabalhos e fotografias vencedores são divulgados no 6° Seminário Internacional de Acessibilidade
11 de maio de 2023, às 19h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Os trabalhos e fotografias inscritos no 6° Seminário Internacional de Acessibilidade foram premiados durante o segundo dia do evento. A divulgação faz parte da Mostra de Trabalhos Técnicos Científicos, iniciativa que busca incentivar o desenvolvimento e a discussão do assunto na comunidade geral e entre os pesquisadores.
Organizada pelo Crea-PR, a seleção recebeu a inscrição de 20 fotografias e 13 trabalhos científicos sobre o tema. Entre esses, três foram selecionados em cada categoria. Os projetos vencedores foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11/05).
“Nós tivemos vários trabalhos excelentes, então foi até difícil escolher os melhores. A mostra técnica trouxe soluções, ideias e problemáticas que precisam ser resolvidas. Já nos trabalhos técnicos, tivemos trabalho de alunos acadêmicos que mostram o que pode ser feito na acessibilidade e que tem tudo a ver com o tema do seminário”, conta a Coordenadora da Comissão Organizadora do Seminário Internacional de Acessibilidade, conselheira Eng.ª Comp. e Seg. Trab. Elizandra Gonçalves Taques Sartori.
Confira a relação dos trabalhos vencedores
Trabalho Técnico Científico
ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS TERMINAIS DE PONTA GROSSA – PR
Anna Paula Lombardi, Alisson Gomes Rodrigues, Larissa Pickler, Luis Felipe Carraro e Marco Antônio Fagundes.
Trabalho Técnico Científico
PLANEJAMENTO E REVITALIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE DO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI DE PATO BRANCO – PR
Gabrieli Lazzaretti, Marlene de Lourdes Ferronato, Edson Roberto Silveira e Elaine de Fátima Freitas
Criar um ambiente mais inclusivo foi o objetivo do trabalho desenvolvido pela equipe da Gabrieli Lazzaretti: “O Colégio é o mais antigo de Pato Branco e nunca passou por uma reforma. Então apresentamos uma proposta para tornar a entrada mais perto possível do portão, criar áreas de lazer, substituir escadas por rampas, aplicar corrimão, piso tátil e tornar o ambiente mais acolhedor e inclusivo para tornar o acesso a educação mais fácil para todos, já que esse é um direito defendido por lei.”
Trabalho Técnico Científico
Acessibilidade nas Calçadas no Bairro Fraron de Pato Branco
Beatriz da Rocha Tavares, Rafael Chinelato e Marlene de Lourdes Ferronato
“Esse trabalho foi desenvolvido no bairro onde eu moro e com o auxílio da professora Marlene. O meu bairro é grande e nunca foi feito nada. Então espero essa iniciativa algo possa trazer alguma melhoria e traga atenção para esse ponto que é importante”, explica a estudante Beatriz da Rocha Tavares, na expectativa que o seu trabalho gere resultados positivos.
Confira as fotografias vencedoras
Fotografia
Veranópolis – Cidade que respeita o idoso
Felipe Patrício
Foto de Felipe Patrício
Fotografia
Arborização impedindo a passagem das pessoas na Rua Vinicius de Moraes
Neuza Aparecida da Rocha Tavares
Foto de Neuza Aparecida da Rocha Tavares
Fotografia
Rampa em dois lances em L impraticável
Edson Perez Guerra
Foto de Edson Perez Guerra
Para solucionar esse problema é necessário rever a estrutura, conforme explica Edson: “É uma questão de adequar o projeto, usando mais espaço, aplicando corrimão, faixas indicativas e tornar mais acessível para todos, não só para cadeirantes.”
Por Guilherme Wordell
Comentários
Nenhum comentário.