Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/06/5o-encontro-tecnico-de-liderancas-do-crea-pr-acontece-em-curitiba-com-balanco-das-acoes-do-programa-agenda-parlamentar/>.
Acesso em 02/01/2025 às 12h45.

5º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR acontece em Curitiba com balanço das ações do Programa Agenda Parlamentar

22 de junho de 2023, às 16h10 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Nesta semana, dias 19 e 20 de junho, aconteceu em Curitiba o 5º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR, que reuniu lideranças profissionais de todo o estado, das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, entre membros dos Colégios de Entidades de Classe, de Instituições de Ensino e de Inspetores, CreaJr-PR e Comitês Empresariais.

Na segunda-feira foi realizada uma ação do Programa Agenda Parlamentar do Crea-PR, com a entrega de 25 propostas de projetos de lei, desenvolvidas por profissionais do Sistema, na Assembleia Legislativa do Paraná – Alep, direcionadas especialmente aos deputados membros da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. Na oportunidade, o Crea-PR recebeu uma menção honrosa da Alep em comemoração aos seus 90 anos. O caderno com as proposições de projetos de lei está disponível no site da Agenda Parlamentar.

Encontro de Lideranças no IEP

Na terça-feira, segundo dia do Encontro, as lideranças reuniram-se no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP. Na abertura, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Oliveira explicou que “esse é um momento de balanço para debater e refletir sobra o que realizamos até aqui. Fechamos um ciclo planejado, que em alguns aspectos superou as expectativas, com a entrega das 25 propostas de projetos de lei aos deputados na Alep”.

A ação foi realizada por uma comitiva de aproximadamente 150 pessoas, que representou o Crea-PR. Com o sucesso de todo esse projeto, destaca o presidente, “toda vez que avançamos em algo, como fizemos esta semana, ficamos com uma série de responsabilidades. O incentivo à composição da Frente Parlamentar ocorreu com o objetivo de que ela seja proativa, e para fazer isso acontecer, agora passamos para um outro compromisso, de apoio com nosso conhecimento técnico e acompanhamento das propostas”.

Conforme sua explicação, “cada vez que se avança um momento é preciso pensar nas próximas etapas, mas do que prevíamos para acontecer, foi na realidade ainda melhor, conseguimos entregar 25 propostas de projetos de lei, uma grande quantidade, com muita qualidade técnica”. São projetos com estudos dos profissionais, que falam da nossa visão sob o viés técnico do olhar das profissões do Sistema Confea/Crea.

O Eng. Agr. Silvério Cândido da Silva, presidente da Areac Cianorte, representando o Colégio de Entidades de Classe Regional, afirma que “foi muito valiosa a ação de entrega das propostas na Assembleia, esta aproximação dos profissionais com os deputados vai fazer com que as leis cheguem no Executivo fortalecendo as Engenharias, a Agronomia e as Geociências. Além disso, durante a cerimônia do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, tivemos uma aula esclarecedora sobre a importância da história e o cuidado com a memória, que soma e engrandece a Arquitetura, a Agronomia, as Engenharias e as Geociências”.

A Eng. Agr. Jacqueline Mara Kozakevitch Teixeira, coordenadora Estadual do Colégio de Inspetores, parabenizou todos os representantes dos Colegiados do Crea-PR e destacou a “importância de todo este trabalho conjunto que está sendo feito com a colaboração mútua de todas as lideranças e Colegiados”.

O Eng. Mec. Tiago Castro Bezerra, representando o coordenador do Colégio de Entidades de Ensino, Eng. Agr. Almir Gnoatto, afirmou que “é bom participar da construção e das ações relacionadas à essa Frente Parlamentar, que está trazendo as Instituições de Ensino para participar do desenvolvimento de projetos de lei que contribuem para a sociedade e para os estudantes”.

O Eng. Civ. Álvaro Pereira, coordenador do Comitê da Construção Civil, agradeceu a oportunidade “que o Crea tem dado aos empresários da construção civil, e foi uma satisfação ver o respeito que a Assembleia tem pelo Crea e pelos empresários. Além disso, agradeço o apoio dos nossos pares para trazer as nossas dores, e que isso seja levado a todo o estado, para que a construção civil continue atuando pelo desenvolvimento não só do Paraná, mas do país”.

Para a acadêmica Alexia Pilotto, coordenadora estadual do programa CreaJr-PR, esta é uma grande oportunidade. “Começamos a desenvolver a questão da política pública em 2022, nessa gestão, quando entregamos a carta aberta aos candidatos nas eleições gerais. Neste ano seguimos neste trabalho com o desenvolvimento das propostas de projetos de lei. Agradecemos aos gerentes que aproximaram os membros Creajr com cada deputado”. Ela destacou o convite que o Creajr teve do diretor legislativo da Alep, Gilliardi Alessi, para criar um parlamento universitário do Creajr, oferecendo a oportunidade de desenvolvimento político dos estudantes e depois profissionais das Engenharias, Agronomia e das Geociências.

E finaliza: “estamos abertos para trabalhar com vocês e construir políticas públicas que irão melhorar nosso desenvolvimento desde a vida acadêmica e depois como profissionais nas áreas do Sistema Confea/Crea”.

Claudemir Prattes. Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, que coordena o programa CreaJr, afirma que “os membros do Programa estiveram pela primeira vez dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, já apresentando duas propostas de projetos de lei. Os estudantes já estão praticando a luta profissional, isso é motivo de orgulho, pois vocês são o futuro e a esperança de todos nós”.

Na sequência o presidente Ricardo fez um balanço mais detalhado das ações do Programa Agenda Parlamentar nos últimos anos e destaca que “devemos ouvir neste momento nossas lideranças e começar a fazer um balanço e também é uma tarefa para os Colegiados começar a pensar em outros momentos daqui para frente, pois com as ações até aqui já deixamos um legado para as profissões”.

Em seguida todos os Colegiados se reuniram para tratar de suas pautas específicas.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *