Troca de informações entre o Crea-PR e o IAT trará mais agilidade e efetividade na fiscalização
27 de julho de 2023, às 17h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A troca de informações entre o Crea-PR e os órgãos governamentais é extremamente positiva e, para ampliar ainda mais essa aproximação, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, e a Gerente do Departamento de Fiscalização (Defis), Eng. Amb. Mariana Maranhão, participaram de uma reunião com o Diretor-Presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Geog. Everton Luiz da Costa Souza. O IAT faz parte do Sistema da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e trata dos assuntos ambientais no Paraná.
A política de representações do Crea-PR permite a participação nas discussões de interesse público. Atualmente o Conselho conta com mais de 150 representações em mais de 50 cidades. O Diretor-Presidente Everton Luiz da Costa Souza agradeceu a participação do Crea-PR em ações do IAT, destacando a presença do Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti nas reuniões do Comitê das Bacias Hidrográficas.
Colaboração mútua
A visita oficial trouxe o compromisso com a troca de informações e parceria entre as instituições em assuntos relacionados à fiscalização ambiental, cruzamento de dados, agilidade em licenciamentos e colaboração para a revisão de resoluções do IAT.
Com a troca de informações entre o Crea-PR e o IAT, o processo de fiscalização se torna mais assertivo. O Cadastro Ambiental Rural, por exemplo, é um registro público das informações ambientais dos imóveis rurais. Com acesso a esses dados, os fiscais do Crea-PR conseguem ampliar sua área de atuação. É importante destacar que esses dados serão usados apenas para fins de fiscalização e o convênio, caso aprovado, prevê a assinatura de um termo de compromisso sobre o uso das informações.
“É do interesse de ambas as partes trabalhar para o profissional e para a sociedade. Temos bastante coisa para evoluir e essa aproximação pode trazer bons resultados. Em um primeiro momento, vamos entender o que podemos oferecer e o que nós precisamos na parceria com o IAT, para em seguida dar andamento às ações que vão ser executadas”, explica o Presidente Ricardo Rocha.
Um dos pontos mais importantes da reunião foi o acordo que prevê a presença do Crea-PR na avaliação das resoluções propostas pelo Sedest. A partir da colaboração do Conselho na avaliação das resoluções e da presença nos grupos técnicos de análise, a expectativa é que assuntos de grande importância no cenário ambiental atual sejam debatidos em busca de soluções satisfatórias para toda a sociedade.
Redação: Guilherme Wordell
Fotos: Guilherme Wordell
Comentários
Nenhum comentário.