Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/08/aberto-prazo-de-votacao-para-eleger-inspetores-do-mandato-2024-2026/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Aberto prazo de votação para eleger inspetores do mandato 2024-2026

7 de agosto de 2023, às 17h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-PR abriu nesta segunda-feira, dia 07 de agosto o prazo para votação para eleger os profissionais que serão inspetores no mandato de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. A votação fica aberta até 21 de agosto.

Devem ser eleitos 210 inspetores, sendo um para cada modalidade das Câmaras Especializadas de Engenharia do Crea-PR, em cada uma das 35 Inspetorias. São as modalidades: Agronomia; Civil; Elétrica; Mecânica e Metalúrgica; Química, Geologia e Minas; e Agrimensura e Segurança do Trabalho. O mandato terá duração de 36 meses.

Votação

Todo o processo eleitoral ocorre via internet. Os profissionais têm acesso à votação através de seu acesso restrito.

O papel do Inspetor

O inspetor desempenha importante papel junto ao Crea-PR. Sua atuação é focada em buscar a inserção do profissional nos diferentes contextos de trabalho, poia ao longo do mandato ele contribui com a valorização profissional e a defesa da sociedade, sendo sua função preponderante para o alcance dos objetivos do Conselho.

Faz parte de suas atribuições representar o presidente do Crea-PR perante autoridades locais, profissionais da região e comunidade em geral dentro da jurisdição da inspetoria; divulgar a legislação profissional e o código de ética, incentivando a sua adoção por todos os seus pares; cumprir e fazer cumprir as disposições previstas na legislação do Confea e Crea-PR; colaborar com as Câmaras Especializadas no desenvolvimento de atividades e na elaboração do plano de fiscalização; estar em permanente contato e atuação junto ao Colégio de Inspetores; participar, quando convidado, de fiscalizações programadas, entre elas, as fiscalizações de acessibilidade e fiscalizações preventivas e integradas, além de apoiar a visibilidade e a eficácia da fiscalização; contribuir para a melhoria da percepção da Câmara Especializada acerca das características e particularidades que cercam a prática do exercício profissional na circunscrição de sua Inspetoria.

Acesse aqui todas as informações, editais e regulamento.