Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/08/cientista-brasileiro-debate-sobre-eventos-climaticos-causas-e-consequencias-na-soea/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Cientista brasileiro debate sobre eventos climáticos: causas e consequências na SOEA

Carlos Nobre, referência mundial nesse assunto palestrou na manhã desta sexta-feira, último dia da 78ª Soea

11 de agosto de 2023, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Eventos climáticos  que refletem em tragédias, por conta de excesso de chuva e deslizamentos, por exemplo, são cada vez mais frequentes por conta de mudanças climáticas. A propósito da relevância desse assunto, o cientista brasileiro Carlos Nobre, visto como referência para esse debate, palestrou na manhã desta sexta-feira na 78 ª Soea – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – que é realizada em Gramado – Rio Grande do Sul.

Com amplo conhecimento na área ele iniciou falando sobre mudanças climáticas de maneira geral, porque elas estão ocorrendo, e aprofundou informações em relação ao Brasil, destacando desafios a serem enfrentados.

O renomado climatologista, que esteve envolvido na criação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), também trouxe para o debate, o aumento contínuo dos eventos climáticos extremos e os padrões de emissões no mundo.

De acordo com Nobre, no Brasil, 75% das emissões vêm dos usos da terra – 50% de desmatamentos – principalmente, da Amazônia. “O Brasil é o quinto maior emissor. Zerando o desmatamento, já reduziríamos em quase 50% essas emissões. Se vencermos o desafio de expandir a agropecuária regenerativa podermos ser o primeiro grande País a atingir as emissões líquidas zero”, instiga o palestrante.

Ele citou como outro grande desafio, um novo comportamento da sociedade, tornando-se mais resiliente às mudanças que estão ocorrendo e com uma vida longe de riscos. “As mudanças climáticas aumentarão mesmo tendo sucesso ao atingir as metas do Acordo de Paris de não permitir aquecimento acima de 1,5 oC. Estamos muito atrasados na implementação de políticas de adaptação às mudanças climáticas. Por exemplo, 2 milhões de brasileiros vivem em áreas de altíssimo risco de desastres devidos aos extremos climáticos. Adaptação exige que se mudem para residências em locais sem tal risco”, argumenta.

A 78ª Soea tem como tema central “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional”.

A cobertura completada do evento está disponível também no site do Confea.