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Acesso em 21/12/2024 às 12h54.

Começa o 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR

29 de agosto de 2023, às 22h20 - Tempo de leitura aproximado: 13 minutos

A noite desta terça-feira, 29 de agosto, foi marcada pela abertura do 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Marcelo Abrantes Linguitte, Diretor Geral da Mútua Sede, abriu as saudações do dispositivo de honra falando da satisfação da Mútua em apoiar o 30° Fórum de Docentes e Discentes. Ele destacou o interesse da atual gestão do Crea-PR pelo tema educação, ao não medir esforços para a promoção do ensino e o consequente futuro promissor das Engenharias, Agronomia e Geociências no Brasil.

Seguiu-se a fala do Engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Correa Lucchesi, que compunha a mesa representando o Confea. O Eng. Agro. ressaltou a importância do Sistema estar constantemente em diálogo com a academia e colocou-se, em nome do Confea, à disposição para ações em prol da evolução da educação.

A Acadêmica Alexia Pilotto, Coordenadora Estadual do CreaJr, enfatizou a feliz coincidência de poder comemorar a maioridade do programa – CreaJr 18 anos – aos 30 anos do Fórum de Docentes e Discentes. Falando dos temas a serem tratados durante o evento, como ética, inovação e tecnologia, ressaltou a importância da ponte entre docentes, discentes e profissionais e da grande oportunidade que é este evento para tal conexão. Finalizou sua fala agradecendo ao Presidente Eng. Civ. Ricardo Rocha pelo espaço dado ao CreaJr durante sua gestão.

O Engenheiro Agrônomo Almir Gnoato, Coordenador do Colégio de instituição de Ensino, parabenizou a todos os profissionais envolvidos na formatação da programação do Fórum e destacou a importância do 1° Prêmio de Extensão do Crea-PR, que homenageará seus vencedores amanhã, durante o evento.

A Coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea Paraná, Engenheira Civil Ligia Eleodora Francovig Rachid, ressaltou a quantidade de pessoas presentes interessadas nas discussões do evento. ”É importante vermos o crescimento deste Fórum e o quanto o Crea se empenha em abrir as portas para os sistema profissional e acadêmico interagirem. Os debates  harmonizarão muitos dos nossos entendimentos”, friou Ligia.

A vice-presidente do Crea-PR, Engenheira Agrônoma Sandra Cabel, agradeceu o empenho dos professores Emerson e Ricardo, da Politécnica, que levantaram a candidatura da PUC para a realização do evento. “Participo do Fórum desde 2016, mesmo antes de me tornar conselheira, e desde lá tenho aprendido demais. Esse diálogo é importante para o crescimento das profissões, e é o que nos norteia. Espero que sejam dias de muita troca e crescimento”.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Aldo Nelson Bona disse estar “quase me sentindo das áreas das engenharias pois participo desde 2018 de todas as edições do Fórum. Quanto mais a formação estiver alinhada com os desafios do mercado de trabalho, melhor os profissionais estarão preparados para atuar sobre temas que envolvam os avanços das tecnologias. Trabalhamos na SETI para que o que seja debatido neste evento, se reverbere nas universidades do Paraná. Destaco a importância do Prêmio de Extensão Universitária para os trabalhos de extensão que, a partir deste ano, serão exigidos em toda as universidades. Foi uma excelente iniciativa do Crea-PR”.

O Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, irmão Rogério Renato Mateucc, citou a Carta de 1255, do Papa Alexandre IV, que estabeleceu as três dimensões da vida acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão. “Nenhum outro movimento social ou atividade humana se estabelece sem estas três premissas e a realização deste Fórum é uma resposta a estes três elementos”, elogiou o reitor.

O presidente do Crea-PR, iniciou a fala registrando a tradição da extensa interação entre PUC e Crea e agradeceu o apoio do Secretário Aldo Bona nas ações do Conselho. “O Prêmio de Extensão Universitária nasceu de uma conversa no início do ano com a SETI. Agradeço também o coordenador da CEAP, Almir Gnoatto, pelo trabalho no Colégio de Instituições de Ensino, a minha vice-presidente Sandra por toda a ajuda na gestão e intermediação para a realização deste evento na PUC, onde aproveito para agradecer o reitor aqui presente, parabenizo o professor Luchesi pelo belo trabalho como Conselheiro Federal e a coordenadora do CreaJR, Alexia, pela condução das ações junto aos estudantes do Estado. Durante o evento falarei sobre números que demonstram como evoluimos nos últimos anos, graças as ações realizadas coletivamente. Comecei a gestão com três mil membros do CreaJr e hoje contamos com 13 mil. Se destacarmos somente os membros dirigentes passamos de 50 no início da gestão, para 270. Nossa gestão se caracterizou muito por entregas e resultados. Ouvimos atentamente os pedidos da academia e, vários lançamentos que acontecerão neste evento, como o novo Portal da Educação e o manual dos coordenadores de curso, são resultados desta escuta atenta às necessidades dos docentes e discentes. O futuro das nossas profissões depende da formação de nossos profissionais, por isso, a minha insistência nesta relação forte com as IES para formarmos com qualidade esses profissionais que farão o futuro”, destacou o presidente do Crea-PR.

Homenagens

Em um momento solene de reconhecimento e gratidão, o Crea-PR prestou homenagens a pessoas cuja dedicação e visão iluminaram caminhos em prol da excelência. O primeiro homenageado foi o Eng. Civ. Orlando Maciel Strobel. Sua liderança visionária como ex-presidente do Crea-PR marcou a criação do Fórum de Docentes e Discentes em 1993, estabelecendo um legado de diálogo e aprendizado.

Strobel primeiramente afirma estar surpreso por já terem passado 30 anos da primeira edição do evento e conta a história de como surgiu a ideia.“Um fato interessante me levou a criar, junto com os meus colegas, essa congregação de professores. Eu tenho carreira profissional como projetista e como professor, lecionei na UFPR, Cefet, e tinha receio do Conselho, percebendo com os anos que os professores transmitiam essa ideia pra mim por não conhecerem a fundo o trabalho do Crea. Então o primeiro conselheiro do Crea-PR pela PUCPR, prof. Brandão, me colocou como seu suplente. Com isso me aproximei do Sistema Confea/Crea e entendi que ele foi criado em defesa da sociedade. Não é uma associação ou sindicato, mas sim um órgão em defesa da sociedade”.

Mais tarde, Strobel foi conselheiro titular e vice-presidente do Conselho, nessa fase responsável pela fiscalização, “quando percebi o benefício que essa atividade traz para os jovens profissionais, deixando clara a importância de discernir as atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências de qualidade, realizadas por profissionais com a formação na área”.

Ele continua contando que com essa aproximação e envolvimento com o Sistema Profissional, sua trajetória o levou a ser o 13º presidente do Crea-PR. “Mas na época não fui muito bem recebido como presidente do Conselho no meio acadêmico, e aí me ocorreu que precisávamos ter um fórum de interação com os professores, pela minha experiência como docente sentia que precisávamos discutir essa questão, razão pela surgiu a ideia, com auxílio dos meus colegas, de criar esse fórum de discussão. Me sinto muito gratificado e muito satisfeito pela homenagem que estou recebendo”, declara.

Na sequência o Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa, ex-presidente do Crea-PR, foi reconhecido por sua visão e determinação, que trouxeram à vida o Programa CreaJr no Paraná em 2005, semeando o crescimento profissional. A homenagem ficou registrada, pois ele não pode estar presente.

A Engenheira Civil Juliana Bonatto, recebeu homenagem por ter sido a primeira coordenadora Estadual do Programa CreaJr no Paraná em 2005. “É muito gratificante ver o crescimento do programa nestes 18 anos. Participei de alguns Fóruns que já eram um elo com a academia mas, com o CreaJr, o Crea passou a estar dentro das universidades. Desejo que as discussões deste evento tragam ainda mais frutos como os já gerados nos últimos 30 anos”.

O Irmão Rogério Renato Mateucci foi homenageado pelo vínculo valioso que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná nutre com o Crea-PR, ao ser a anfitriã do 30º Fórum de Docentes e Discentes.

Ao fim dos reconhecimentos, foi chamado ao palco o Geógrafo Jorge Campelo, ex-presidente da APROGEO – Associação Paranaense dos Geógrafos, que, juntamente ao presidente Ricardo, realizou a entrega do kit Resource Engineers “Em um mundo de valores conflitantes, ser ético é o segredo do sucesso”, ao Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Aldo Bona e ao Irmão Rogério Renato Mateucci, Reitor da Universidade Católica do Paraná. O Resource Engineers foi desenvolvido com os recursos disponibilizados via Editais de Chamamento Público do Crea-Pr em parceria com a APROGEO, resultado do sistema de “gameficação” estudos éticos do sistema Confea/Crea. Jorge Campelo agradeceu ao Presidente Ricardo pela abertura à inovação ao comprar a ideia do desafio de falar de ética e fiscalização aos alunos de forma mais lúdica, e muito eficiente, por meio da “gameficação”. O recurso estará à disposição de todas as Instituições de Ensino paranaenses em meio digital, em busca de fortalecer a base ética do conhecimento.

Palestra Magna: vice-reitor da PUCPR fala de experiências de aprendizagem

Seguindo na programação da abertura do 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Prof. Vidal Martins, proferiu a palestra magna com o tema Desafios e estratégias para a educação na contemporaneidade.

Sua fala abordou as questões: Quem precisamos formar; Como vencer o desafio de formar essa pessoa; Qual o papel da tecnologia nesse processo; e Qual o papel do docente nesse processo.

Martins inicia falando sobre o perfil do egresso, que “deve ser uma pessoa preparada para entender os desafios do mercado e preparada para repensar esse mercado”. Para isso, é importante entender o impacto dos avanços tecnológicos na sociedade e no trabalho. “A tecnologia nunca é determinística. Por exemplo, a inteligência artificial pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo da forma e do objetivo”. Ele citou a questão dos perigos de privacidade que envolvem a tecnologia, o impacto nas relações interpessoais, a preocupação das pessoas com relação aos seus em status e notas em aplicativos mais do ao seu comportamento real, entre outros exemplos.

“O maior perigo que há na tecnologia é a distância entre o poder e a sabedoria para fazer isso, para lidar com ela, pois com as novas tecnologias e a convergência entre elas, surge o poder de manipular as mentes com a manipulação de tantos dados coletados. Por isso, ao falar do impacto da tecnologia na sociedade, falo que precisamos formar cidadãos conscientes”, diz.

O vice-reitor cita também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, afirmando que são tão importantes que ultrapassam qualquer profissão, “são objetivos que devem guiar qualquer profissão na busca de atuação pelo bem comum”. Com essas reflexões, o palestrante conclui que “devemos formar membros da sociedade amplamente conscientes; éticos, globalizados, analíticos, criativos, empáticos; solucionadores de problemas complexos; tomadores de decisão com base em valores; colaboradores interdisciplinares; aprendizes autônomos; pessoas com pensamento crítico e científico; cidadãos, não apenas líderes; zeladores, não apenas empreendedores; trata-se de formação integral com valores fundamentais: privacidade, ética, direitos humanos, equidade social, pensamento crítico, interculturalidade e coexistência”.

E aí surge o desafio de como formar profissionais competentes e cidadãos solidários, capazes de enfrentar com naturalidade mudanças disruptivas frequentes e desafios complexos ainda desconhecidos, utilizando tecnologias que ainda não existem. Para isso, precisamos “estimular o tempo todo o estudante a chegar nesse nível, para desenvolver capacidades cognitivas para enfrentar qualquer situação”.

Assim veio o trabalho de formação por competências, já utilizado em diversas instituições, como a PUCPR. Esse processo trata do saber agir nos níveis mais simples, que podem ser vistos como as disciplinas, culminando em um saber que une todos esses elementos, chegando à competência necessária para cada formação e profissão.

Segundo Martins, “esse processo desafia a tradição da centralidade do conteúdo e do professor, pois o estudante está em ação e é preciso ensinar e avaliar o que não é tema de estudo”.

Em todo esse processo a tecnologia se torna o meio, pois o papel do professor é desenhar experiências e ver como a tecnologia pode ajudar nisso.

A formação por competência trabalha os problemas, hipóteses, requisitos, validação, decisão, compreensão do conteúdo, competências necessárias. A avaliação passa a ser para e da aprendizagem, é uma avaliação processual, formativa, com percepção e feedback. O retorno não é passado pelo método de notas, mas por rubricas. Assim, “o papel do professor torna ele um designer de experiência, exerce as funções de orientador, facilitador, mentor, mediador, avaliador, promotor de aprendizagens e fonte de inspiração, como o principal agente de transformação da sociedade”. E finaliza: “os professores não serão substituídos pela tecnologia, mas por professores que utilizam a tecnologia”.

O professor Vidal Martins possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e doutorado em Informática pela Université de Nantes (2007). Atualmente é professor e vice-reitor de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: replicação de dados, reconciliação semântica, sistemas peer-to-peer, banco de dados, orientação a objetos e arquitetura de software.

Público

“Espero que este evento seja uma ponte, um elo entre docentes e discentes, e que possa contribuir com a formação profissional de todos que estão na graduação”, disse Ricardo Massulo, representando a Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Maringá e o Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

A estudante de Agronomia Aranay Santos, da Universidade Federal da Fronteira Sul, de Laranjeiras do Sul, destaca a importância de estar vinculada ao CREA depois de se formar” Vim para conhecer mais profundamente o CREA, pois isso facilita a nossa vida lá na frente. Também quero ver os TCCs premiados e trocar ideias com outros estudantes”.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro FAG, Sérgio Mota, ressaltou a oportunidade de participar das discussões e entender para onde a engenharia está caminhando. “Para que possamos oferecer para os nossos acadêmicos o que há de mais novo no mundo das engenharias”.

O coordenador da Escola Politécnica da Gran Faculdade, Geovane Duarte, frisou a importância do evento para as trocas e o compartilhamento de informações sobre o futuro profissional, o mercado de trabalho e a formação dos alunos.

O 30º Fórum de Docentes e Discentes tem programações nesta quarta e quinta-feira. Acompanhe os conteúdos em nossas mídias.


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