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Acesso em 10/08/2024 às 16h15.

Docentes acompanham palestras no segundo dia do 30º Fórum do Crea-PR

30 de agosto de 2023, às 21h35 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

A programação do período da tarde desta quarta-feira do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR dirigida aos docentes começou com um painel sobre Instituições de Ensino e o Sistema Profissional, mediado pelo professor da UTFPR, campus de Dois Vizinhos, Eng. Agr. Almir Antônio Gnoatto.

Durante o painel, a Eng. Civ., Ligia Eleodora Francovig Rachid, conselheira titular representante do Centro Universitário Assis Gurgacz, na Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, traçou um paralelo entre o projeto pedagógico dos cursos e a regulamentação das profissões de engenheiros, agrônomos e geocientistas. “O Crea-PR tem uma radiografia de tudo o que acontece, tanto no meio acadêmico, quanto profissional. Por isso, precisamos estar alinhados e trabalharmos em conjunto. O conselho está presente para fazer essa ponte entre a academia, o que está contido nos projetos pedagógicos dos cursos, e o sistema profissional”, destacou Ligia.

A segunda apresentação do painel tratou das oportunidades de captação de recursos para Extensão Universitária junto à Itaipu Binacional. Wilson João Zonin, superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, falou sobre o projeto “Itaipu Mais que Energia”, que prevê recursos da binacional para a realização de projetos de extensão. “A nossa meta é realizar 500 projetos de extensão universitária, em parceria com a Itaipu, dentro das 17 universidades públicas dispostas em todo o território paranaense. Os projetos precisam estar alinhados com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Zonin.

Cadastramento de cursos

Na sequência, um novo painel com foco no Fortalecimento da Educação nas Engenharias, Agronomia e Geociências, trouxe a fala da Profª. Ligia Eleodora sobre a importância do cadastramento de cursos de graduação e pós-graduação no sistema profissional. “O artigo 11 da Lei Federal 5.194/1966 diz que o Conselho Federal organizará e manterá atualizada a relação dos títulos concedidos pelas escolas e faculdades, bem como seus cursos e currículos com a indicação das suas características. “Isso ajuda a agilizar a solicitação do registro profissional. Muitas vezes, a partir do momento que a pessoa cola grau, ela já consegue receber a carteirinha do Crea se a instituição de ensino na qual ela se graduou estiver atualizada no Sistema.Essa atualização permite também que os Creas de outros Estados da Federação emitam registros profissionais com maior rapidez, assim como permite a concessão das atribuições profissionais de acordo com o currículo cursado”, destacou Lígia, acrescentando que de janeiro a agosto de 2023 foram cadastrados no Conselho 80 novos cursos e 48 tiveram o PPC revisado.

 

A professora ressaltou que a Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho, a CEAP,  toma suas decisões com base no Manual da Comissão que centraliza todas as informações e legislações sobre atribuições profissionais, cadastramento e atualização cadastral de IES e cursos, extensão de atribuições e critérios de análise curricular das Câmaras Especializadas do Crea. O Manual está disponível para consulta no Portal da Educação no site do Crea-PR.

 

O professor Valdemir Antunes, na sua fala logo após a engenheira Lígia, apresentou aos presentes o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos para as IES disponibilizarem uma disciplina sobre o Sistema Confea/Crea aos alunos do último período. Trata-se de um material didático – produzido pelo Crea-PR – acompanhado de um software prático para o a criação de ARTs específicas, que abordaria os problemas mais frequentes que os profissionais encontram em sua relação com o Sistema. “A ideia é mostrar que o Sistema trabalha com foco na orientação, e não na punição, e valorizar os produtos já oferecidos como o programa CreaJR, o registro de atividades complementares e os cursos do Pró-Crea. Além disso, vincular o desconto do primeiro ano de registro para os profissionais que tiverem esse treinamento na universidade”. Valdemir destacou que está aproveitando o Fórum para levantar as contribuições para este trabalho e, após o evento, irá formalizar a proposta junto à CEAP.

Residência Técnica

A Residência Técnica nas Engenharias, Agronomia e Geociências e seus reflexos na vida do Profissional, foi o tema da apresentação do Eng. Civ. Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschlager, com base na experiência como coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu, do Programa de Residência Técnica em projetos e Obras Públicas. “As pessoas pensam que a residência é mais simples do que de fato é. É preciso ter e mente que a oferta da residência não pode se basear em conceitos imprecisos e que precisa seguir critérios existentes com base em uma regulamentação existente”, enfatizou Carlos Ribeiro.

O engenheiro destacou que ainda existem confusões em relação à residentes, estagiários e profissionais. “ O residente tem um perfil definido pela legislação, mas as pessoas não sabem ao certo se o tratam mais como profissional, ou como graduando”.

Indo ao encontro do tema do painel, Carlos Ribeiro mostrou um print de uma conversa com uma residente onde a mesma ressaltou o quanto a residência havia aberto as portas para ela conseguir uma promoção dentro da empresa. “Abrir as portas é a frase que mais escutamos dos residentes”.

Carlos finalizou trazendo sugestões de como levantar soluções para as questões que ainda existem para a residência: organizar equipes de trabalho, promover debates amplos nos meios universitários, encaminhar propostas ao legislativo, entre outros. “É preciso identificar e entender o residente dentro do sistema profissional, para crescermos nas proposituras a este segmento”.

Melhoria do Sistema Educacional

A vice-presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Sandra Regina Cabel, abriu sua fala sobre a Contribuição do Crea-PR para a melhoria do Sistema Educacional, citando a Monja Coen. ‘Estamos grávidos de nós mesmos diz a Monja, estamos sempre nos reprogramando, e o Crea-PR tem acompanhado essa reprogramação no que diz respeito ao sistema educacional no país e no mundo e estreitado seus laços com as IES em todo o Estado”.

Sandra apresentou números que demonstram a quantidade de serviços prestados pelo Crea-PR ao meio acadêmico:

  • Capacitação pelo ProCrea20 mil profissionais e 10mil alunosCapacitação pelo ProCrea20 mil profissionais e 10mil alunos
  • Prêmio Melhores TCCs (2018 a 2023): 1180 TCCs recebidos – 111 TCCs Premiados
  • Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária: 36 Projetos recebidos – 260 Participantes – 16 Premiados
  • 400 profissionais que já foram beneficiados (convênios de descontos) – 10 a 20%
  • *1500 Professores participantes desde 2018
  •   * 70 Propostas apresentadas ao Crea desde 2018 – 90% deferidas
  • Portal da Educação: Acessos em 2023 – 20 mil
  • 1,5 milhões de acesso à Revista Técnico Científica (2013 a 2023)
  • 33 Edições da Revista Técnico Científica publicadas
  • 350 artigos publicados em 23 edições da Revista Técnico Científica (2018 a 2023)

Ética

Os painéis da parte da tarde deste segundo dia do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR destinados aos docentes, terminou com a apresentação do Eng. Quím. Paulo Markovicz, assessor da Comissão de Ética do Crea-PR desde 2010. “O que é pior, errar sabendo que é errado ou errar sem saber que errou? Quando se trata de atuações profissionais, principalmente no que diz respeito às engenharias que lidam com a segurança das pessoas, é preciso saber o que é errado”, destacou Paulo no início da fala.

Quando questionou os presentes sobre quais as principais características esperadas de um bom engenheiro, ouviu as palavras ético, responsável e pontual. “Aplicar adequadamente as técnicas, cobrar valores justos, cuidar da segurança, zelar pela profissão, fazer apenas o que sabe fazer, cuidar da segurança, tudo isso são características de um bom engenheiro e são também questões éticas”.

Paulo ressaltou que a ética está atrelada ao amor. ‘Quem tem amor pela profissão, segue todas essas características esperadas de um bom engenheiro”.

 

  


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