Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/08/eleicoes-registro-de-candidatura-e-atualizacao-cadastral/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

Eleições: registro de candidatura e atualização cadastral

28 de agosto de 2023, às 14h32 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta segunda, dia 28 de agosto, o Crea-PR publicou o Edital Eleitoral com a relação de todos os requerimentos de registro de candidatura apresentados para os cargos de presidente do Crea e diretores geral, administrativo e financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PR), abrindo-se o prazo de 5 (cinco) dias para apresentação de impugnação (até 04/09/2023). O documento pode ser acessado na página das Eleições no site do Crea-PR.

Votação

As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 serão realizadas no dia 17 de novembro, das 8 às 19 horas. Serão eleitos: presidente do Confea; presidentes dos Creas; conselheiros federais dos Estados de Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial) e Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia. Também os diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútuas).

Atualização cadastral

Poderá votar todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 dias antes da data da eleição (dia 18 de outubro), sendo que o voto será considerado na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto. Além disso, o profissional deve estar com as informações de contato de seu registro, como e-mail e telefone, atualizadas.

O profissional poderá votar pelo site votaconfea.com.br utilizando-se de seus equipamentos pessoais (celular, computador, tablet, etc.) ou mesmo por equipamentos que estarão disponíveis nas sedes, inspetorias e escritórios de representação dos Creas, mediante autenticação individual.

Todo o processo é dirigido pelas Resoluções 1.114/2019 e 1.117/2019, que contêm o regulamento eleitoral para os cargos de Presidente do Confea, Presidentes dos Creas e Conselheiros Federais, e Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.