Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/08/plenaria-do-crea-pr-aprova-criacao-de-camara-de-engenharia-florestal/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Plenária do Crea-PR aprova criação de Câmara de Engenharia Florestal

2 de agosto de 2023, às 8h55 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Plenária 110.

A Sessão Plenária Ordinária Nº 1010 do Crea-PR foi realizada na tarde desta terça-feira (01/08), no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP. A mesa diretiva, formada pelo presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, pela vice-presidente, Eng. Agr. Sandra Regina Cabel, e pelo 2º diretor secretário, Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro, pediu, logo ao início da Plenária, um minuto de silêncio em homenagem ao funcionário Adir Sales – falecido no último mês – que com mais de 30 anos de trabalhos prestados ao Crea-PR como motorista de diversos presidentes, agregou demasiadamente aos serviços prestados pela autarquia nas últimas décadas.

Na sequência, o Eng. Quim. Francisco Alvim resumiu os informes relacionados às eleições do Sistema Confea/Crea. Todas as informações sobre o assunto podem ser consultadas em https://www.crea-pr.org.br/ws/eleicoes-gerais-do-sistema-confea-crea-e-mutua-2023/

A proposição de criação da Câmara Especializada de Engenharia Florestal foi o próximo tema colocado em votação e defendido pelos conselheiros presentes pelo fato de: “Envolver 11 áreas de atuação”; “O Paraná ter grande importância para o setor florestal”; “Termos a primeira escola de Engenharia Florestal do Brasil”; “Sermos pioneiro em arborização urbana”, e “A CEEF já existir em 09 estados (AC, AM, Ap, MT, RJ, PA, RO, RS, SC)”.

A proposição foi aprovada e, a partir de janeiro de 2024, o Crea-PR terá a Câmara Especializada de Engenharia Florestal já em atuação, juntamente com as outras seis Câmaras (https://www.crea-pr.org.br/ws/camaras-especializadas/ ). “A aprovação da criação e instalação da Câmara Especializada em Engenharia Florestal no Cre-PR é um sonho realizado pelos Engenheiros e Engenheiras Florestais de todo o Estado. Todas as Entidades de Classe e cursos estão extremamente felizes e cientes da grande missão que teremos pela frente de ampliar as ações pela valorização da profissão e da qualidade das obras e serviços a serem prestados à sociedade paranaense”, comemorou o Eng. Florest. Eleandro Blun.

No decorrer da Plenária foram aprovados o normativo de diárias e a composição do Plenário para 2024. “Começamos a gestão com 113 conselheiros e terminaremos com 151. Nenhum Crea do Brasil teve esse crescimento e isso é graças ao perfil participativo e engajamento das Entidades de Classe que temos no nosso Estado”, destacou o presidente Ricardo Rocha.

Ao final da sessão, a Eng. Agr. Márcia Laino, suplente do conselheiro federal Eng. Agr. Daniel Roberto Galafassi, falou sobre as recentes deliberações do Confea e destacou o Paraná como o Estado que mais se beneficia dos patrocínios do Confea para estandes nos eventos.