Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/08/tecnologia-pre-pode-universalizar-o-acesso-a-energia-eletrica/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Tecnologia PRE pode universalizar o acesso à energia elétrica

Temática será abordada pelo Engenheiro Eletricista José Ezequiel Ramos, nesta quinta-feira (10), na 78ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontece em Gramado (RS)

10 de agosto de 2023, às 12h42 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Tecnologia PRE pode universalizar o acesso à energia elétrica .

“A tecnologia cabos para-raios energizados é uma alternativa tecnológica que permite otimizar a aplicação dos recursos públicos voltados a universalizar o acesso à energia elétrica, pois permite fazer mais com menos volume de recurso”. Quem afirma isso é o Engenheiro Eletricista José Ezequiel Ramos, professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), que marcará presença nesta quinta-feira (10), na 78ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Gramado (RS). O evento, considerado o maior do país na área tecnológica, é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, e reúne milhares de participantes que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e infraestrutura brasileira.

A palestra “Tecnologia PRE: uma alternativa tecnológica de inclusão social”, com o Engenheiro Eletricista José Ezequiel Ramos, será às 15h40, no auditório Querência Contecc. A tecnologia, segundo ele, consiste em um sistema de média tensão, que utiliza cabos para-raios de linha de transmissão, possibilitando que as pequenas comunidades localizadas próximas também possam ser atendidas com energia elétrica.

“A inclusão social, pelo viés da energia elétrica, torna-se possível, uma vez que o atendimento das comunidades, ao longo dos grandes corredores de linhas de transmissão de alta e extra alta tensão, pode ser realizado a baixo custo, quando comparado com o sistema convencional”, explica.

Com isso, ele defende que a tecnologia PRE é uma alternativa tecnológica que permite otimizar a aplicação dos recursos públicos voltados a universalizar o acesso à energia elétrica, pois permite fazer mais com o mesmo volume de recurso, considerando que é mais barata sua implantação em relação a um sistema de média tensão convencional destinado a cumprir a mesma função.

A tecnologia PRE, conforme o Engenheiro, também é oportuna sobre o ponto de vista ambiental, pois não há a necessidade de abertura de faixa para a construção de linhas de distribuição em média tensão, uma vez que utiliza a mesma infraestrutura da linha de transmissão. As particularidades técnicas da tecnologia PRE e, se sua aplicação pode deteriorar ou não o desempenho da linha de transmissão, serão abordadas na palestra.

Acompanhe a cobertura de diversos assuntos que estão sendo abordados na SOEA, também no site do Confea: https://www.confea.org.br/