Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/09/plenaria-do-crea-pr-faz-informes-sobre-eleicoes-gerais-e-de-inspetores/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Plenária do Crea-PR traz informes sobre eleições gerais e de Inspetores

19 de setembro de 2023, às 19h29 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Minuto de silêncio em respeito ao falecimento do engenheiro Carlos Wild.

A Sessão Plenária n.º 1011 do Crea-PR foi realizada na sede do IEP nesta terça-feira, 19. Compondo a mesa diretiva ao lado do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha,  estavam os diretores Eng. Civ. Altair Ferri e Eng. Mec. João Groque Junior.  Na abertura da reunião, o presidente do Crea pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do Eng. Civ. Carlos Roberto Wild. Formado pela Universidade Católica de Pelotas, Wild era coordenador do Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR – CDER – e presidente da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon. “Profissional extremamente atuante e que fará muita falta”, enfatizou Ricardo.

Na sequência, o conselheiro Eng. Eletric. Fernando Felice, membro da Comissão Eleitoral Regional (CER), atualizou aos presentes as informações sobre as eleições, que acontecerão no dia 17 de novembro, das 8h às 19h, por meio do site votaconfea.com.br.

Somente a eleição para diretor financeiro da Mútua acontecerá no dia 27/11, em Sessão Plenária convencional, data aprovada pela própria Plenária. esta será feita em urna com cédulas convencionais, já que para este cargo somente Conselheiros são eleitores. “Para os profissionais, a data mais importante, além do dia das eleições mesmo, é 18 de outubro, limite para a atualização cadastral e quitação de eventuais débitos, para que esteja apto a participar como eleitor. O profissional apto a votar se autenticará na ferramenta por meio de login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular”, reforçou Felice.

Nesta semana, a CER publicou no site do Crea-PR, na página das eleições, o edital contendo o extrato das decisões acerca dos registros de candidatura deferidos ou indeferidos. Este, e todos os demais editais, estão acessíveis no link: https://www.crea-pr.org.br/ws/eleicoes-gerais-do-sistema-confea-crea-e-mutua-2023/.

Foi apresentado também o resultado do sorteio realizado pela CER por meio de ferramenta on-line, ocorrido dia 13/09, que determinou a ordem dos nomes nas urnas eletrônicas.

Candidatos a presidente do Crea-PR:

Candidatos a diretor geral da Mútua:

Candidatos a diretor administrativo da Mútua:

Candidatos a diretor financeiro da Mútua:

Fernando Felice reforçou também a importância de os candidatos conhecerem o Manual e toda a Resolução 1.114 de 2019, que regulamenta o processo eleitoral e determina o que é permitido e vedado na campanha eleitoral.

Eleição de Inspetores

O Eng. Civ. Gilberto Dias destacou o trabalho do time responsável pela Eleição dos Inspetores que terão mandatos de 2024 a 2026, e que já concluiu a fase de votação. O resultado dos mais votados foi homologado na plenária e pode ser conferida aqui.

Um novo edital será publicado no dia 21/09/2023, convocando os profissionais eleitos a apresentarem a documentação que os habilita e a tomarem posse do cargo. O período para apresentação da documentação será de 22/09 a 06/10/2023, via acesso restrito.

O resultado desse processo eleitoral, com os profissionais com termo de posse emitido e com as possíveis vagas em aberto, ocorrerá na plenária de dezembro de 2023.

Reunião Câmaras

Em semana de Plenária também são realizadas as reuniões de Câmaras Especializadas, Comissões e Comitês.  Na segunda-feira, a reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas recebeu a Eng. Quím. Ivonete Coelho da Silva Chaves, Gerente de Licenciamento do IAT – Instituto Água e Terra. Ivonete tratou de questões relacionadas às atribuições de profissionais em atividades de licenciamento ambiental, em projetos e planos de controle ambiental, que “precisam ser realizadas por profissionais engenheiros químicos”, conforme reforço da Gerente do IAT.

Galeria Plenária