Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/09/ponta-grossa-sedia-9o-seminario-estadual-do-proec-e-6o-encontro-tecnico-de-liderancas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Ponta Grossa sedia 9º Seminário Estadual do Proec e 6º Encontro Técnico de Lideranças

Iniciativas do Crea-PR reúnem inspetores, representantes de Entidades de Classe, de instituições de ensino, Crea-Jr, entre outros, nesta quinta e sexta-feira

27 de setembro de 2023, às 15h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-PR promove, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o 9º Seminário Estadual do ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe – e 6º Encontro Técnico de Lideranças. O evento será na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG).

A gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Eng.Agr. Ana Paula Afinovicz, explica que o Proec, surgiu de uma parceria entre o Conselho e Entidades de Classe. “A finalidade principal é auxiliar na gestão e equilíbrio financeiro para manutenção dessas associações. A palestra sobre associativismo vem ao encontro desse objetivo”, pontua.

Já o Encontro de Lideranças do Crea-PR, com a participação das representações estaduais dos colegiados de Entidades de Classe, inspetores, instituições de ensino, CreaJR, entre outros, tem como objetivo promover debates sobre a importância das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências junto à sociedade.

“Teremos informações sobre as propostas encaminhadas para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) via Frente Parlamentar. Também iniciaremos as conversas sobre as propostas que serão encaminhadas para os candidatos às prefeituras municipais do próximo ano”, comenta a gerente.

Programação

A abertura oficial será às 13h30, seguida por orientações da Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR e do treinamento sobre associativismo, com o consultor Rodrigo Saporiti. Às 18h30 está programado o jantar por adesão, organizado pela AEAPG.

Na sexta-feira (29), está prevista às 9h a apresentação dos cases de sucesso da Agenda Parlamentar nos Municípios – EBDMS (Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal), com o que foi implantado em Ponta Grossa, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). A implantação do EBDM em Marechal Cândido Rondon, com os quadros técnicos e atuação parlamentar da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (AREA-MCR), e o EBDM de Londrina, sobre o estudo de caso no loteamento do residencial Jequitibá, também farão parte das apresentações.

Às 10h, o presidente do Crea-PR, Eng.Civ. Ricardo Rocha de Oliveira e o deputado estadual e Eng.Civ. Fábio Oliveira participam do painel sobre a “Atuação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)”. A Frente é um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento do Conselho com a Assembleia, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na formulação de políticas públicas e, em especial, criar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Conselho. O painel será mediado pelo assessor parlamentar do Crea-PR, Eng.Civ.  Euclésio Finatti. Às 11h, o presidente do Crea-PR faz o encerramento do evento com a apresentação do planejamento da Agenda Parlamentar 2024.