Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/10/145o-seminario-de-fiscalizacao-reune-fiscais-e-inspetores-para-interacao-e-alinhamentos/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

14º Seminário de Fiscalização do Crea-PR reúne Fiscais e Inspetores para interação e alinhamentos

10 de outubro de 2023, às 16h59 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na última semana, o Crea-PR realizou o seu 14º Seminário de Fiscalização, reunindo todos os seus fiscais, representantes das Câmaras Especializadas  e o Colégio de Inspetores Estadual para um momento de desenvolvimento, reciclagem, interação e alinhamentos. O evento foi realizado em paralelo ao Encontro de Funcionário do Crea-PR e aconteceu em Pontal do Sul, nos dias 05 e 06 de outubro.

O Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Dr. Cosme Massi, abriu o evento com o tema ‘Saúde Emocional e Gestão da Emoção’. “Compreender e avaliar as próprias emoções e as das outras pessoas, administrando-as com consciência para gerar mais bem-estar e alta performance, é o que definimos como gestão da emoção”, destacou Massi.

Na sequência, o engenheiro e mestre em Engenharia Ambiental pela UFPR, André Vinícius Roque Cavalcante, palestrou sobre “Introdução ao ESG e Aplicações”. “Entre as atividades do Crea-PR existem ações que vão ao encontro do conceito de ESG onde o conjunto de boas práticas demonstra o quanto uma empresa está socialmente e ambientalmente consciente em sua gestão”, ressaltou André, exemplificando a Governança realizada pelo Conselho que desenvolve ações em conjunto com Entidades de Classe em prol de melhorias sociais, como um dos exemplos.

Tiago Godoi

As atividades do período da tarde do primeiro dia do Seminário foram abertas com a palestra do facilitador do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis), Eng. Quim. Tiago de Souza Godoi Junior, e do o assessor da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR, Eng. Quím. Paulo César Markovicz, que compartilharam com os presentes o que foi apresentado no II Fórum Nacional de Fiscalização pelos Conselho e Classe profissional, realizado em Curitiba nos dias 18 a 20 de abril deste ano. Conselhos de diversas profissões, de todo o país, participaram do evento que abordou temas como Aplicação de ferramentas de gestão da ética em processos e em implantação e gestão de programas de integridade, A Fiscalização e suas Balizas no Ordenamento Jurídico Brasileiro; A Atividade dos Conselhos e a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD; Excessos na Atividade Fiscalizatória e suas Consequências; Supremacia do Interesse Público, Dignidade da Pessoa Humana, Processo Administrativo e Consensualismo: Como Compatibilizar?; A Aplicação da Lei Anticorrupção na Gestão e Fiscalização dos Conselhos Profissionais. “O processo administrativo é uma das ferramentas de ação dos Conselhos, mas o consensualismo, o diálogo e a orientação também devem ser adotados”, destacou o facilitador do Defis em uma de suas falas.

Paulo Markovicz

Após a apresentação, fiscais e inspetores se dividiram em grupos para debater temas relacionados à fiscalização do Crea-PR, entre eles, acobertamento profissional, ficha cadastral, e revisão do modelo de equilíbrio das modalidades “O momento foi de reunir todas as equipes de fiscalização para debater as melhorias nos procedimentos existentes e como podemos efetuar fiscalizações cada vez mais efetivas e padronizadas”, diz a gerente do Defis, Eng. Amb. Mariana Maranhão.

Atuação similar

O último dia do evento teve a abertura do Mestre em Relacionamento Humano Ivan Tadeu Panício Junior, que abordou o tema “Inteligência Artificial e Tecnologias Ascendentes”. Em seguida, foi realizada a terceira edição da Champions Fisc, uma atividade que envolve a competição entre grupos com objetivo de aumentar a performance do trabalho em time. “Os fiscais atuam em localidades distintas do Estado e este momento de entrosamento, com todos no mesmo local, colabora para fomentar que as ações sejam realizadas em todo o Estado de forma similar e coesa”, explica Mariana.

Fotos: Guilherme Puppo