Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/10/inspetoria-de-palmas-e-reinaugurada-em-cerimonia-com-a-presenca-de-profissionais-do-sistema/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h18.

31 de outubro de 2023, às 20h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Inspetoria de Palmas é reinaugurada em cerimônia com a presença de profissionais do Sistema .

A Inspetoria de Palmas foi reinaugurada na manhã desta terça-feira (31/10) como parte da iniciativa de modernização dos 37 postos de atendimento do Crea-PR. A cerimônia foi realizada com a presença de autoridades, inspetores, representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino, além da imprensa local. O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, visitou a cidade para participar do evento de reinauguração e descerramento da placa oficial que marca a entrega da inspetoria reformada.

Com 333 profissionais e 153 empresas registradas, a inspetoria atende os municípios de Palmas, Clevelândia, Mangueirinha e Coronel Domingos Soares e até o momento, em 2023, foram emitidos mais de 4 mil ARTs. Entre as novidades incluídas após a reforma estão a instalação de piso podo-tátil e padronização de acordo com a identidade visual do Crea-PR. Os resultados das melhorias podem ser encontrados aqui.

O Prefeito em Exercício de Palmas e Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Gomes, foi um dos convidados que participou da cerimônia de reinauguração da Inspetoria. De acordo com ele, o Crea-PR é um lugar onde a sociedade e os profissionais podem atuar em parceria. “Não se faz nada sem a participação dos profissionais que conhecem as necessidades da nossa cidade. Nós colocamos o poder público a disposição de vocês para que possam contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, e nós acreditamos na legitimidade, na legalidade e nas parcerias”, comenta o vereador.

Presença da Inspetoria ajuda a fortalecer Entidades de Classe

A Associação de Engenheiros de Palmas – AEP é uma Entidade de Classe muito atuante na região. A Presidente da associação é a inspetora Eng. Civ. Barbara Meurer, que esteve presente na cerimônia de reinauguração e falou sobre a importância da Inspetoria para o fortalecimento das entidades. “A inspetoria está aberta para a nossa Associação e também para a sociedade. Aqui a gente consegue resolver as coisas muito mais rápido, de maneira prática. Muitos profissionais ainda não se adaptaram aos meios digitais e preferem ir até a inspetoria, e isso é muito bom para nós. Hoje a AEP está sendo reconhecida também por conta da inspetoria. Nos próximos anos vamos dar andamento aos serviços prestados, buscando combater cada vez mais o exercício ilegal da profissão”, explica Barbara.

Barbara, que foi reeleita como inspetora na Inspetoria de Palmas, também falou sobre uma importante conquista para os profissionais da região, que só foi possível em razão da atuação da Associação. “Ano passado, nós tínhamos só dois inspetores, na área da civil e na área da agronomia. E esse ano, com bastante empenho da nossa Associação, nós conseguimos preencher mais duas vagas: Engenharia Mecânica e Engenharia Segurança de Trabalho”, celebra a Engenheira.

Representantes de Instituições de Ensino também participaram da cerimônia. O Eng. Agr. José Roberto Winckler é professor do IFPR e atua como inspetor no Crea-PR até o final do ano. Segundo ele, os inspetores podem contribuir com o Crea em sua atuação na comunidade e com os profissionais. “Nós inspetores o desenvolvimento do Crea em sua atuação nos últimos anos. Cada vez mais os inspetores são ouvidos através de suas contribuições e isso é muito importante já que somos nós que estamos em contato direto com os profissionais todos os dias. Sinto que hoje somos muito mais presentes dentro do Crea-PR e representados junto à comunidade local”, explica José.

Para o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, cada reinauguração é importante para aproximar o Sistema da Sociedade. “No Crea-PR, acreditamos em uma revolução digital humanizada. Ainda que muitos processos possam ser realizados de forma virtual, é muito importante acolher o profissional e a sociedade. Hoje temos um espaço renovado com mais acessibilidade e conforto e isso fortalece a imagem do Conselho perante a Comunidade”, explica Ricardo.

O Presidente também acredita que a inclusão de novos inspetores na região pode gerar resultados ainda melhores no futuro. “Temos uma Entidade de Classe forte na região de Palmas, que inclusive foi premiada durante o EPEC. No próximo ano teremos quatro inspetores que vão atuar no fortalecimento e valorização das nossas profissões”, finaliza.

Texto e fotos: Guilherme Wordell