Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/crea-pr-inaugura-centro-de-memoria/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h19.

Inaugurado Centro de Memória do Crea-PR: organização e armazenamento de nove décadas de história

10 de novembro de 2023, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A sede do Crea-PR passou por uma reforma entre 2018 e 2023, adequando os espaços para a realização das atividades do Conselho e atendimento às necessidades das pessoas que trabalham e circulam pelo prédio, utilizado desde 1982. Foram alterados mais de 1.900 m², envolvendo a atuação de engenheiros civis, eletricistas, mecânicos e arquitetos.

Junto a esta renovação, foi realizado o projeto do Centro de memória do Crea-PR, local que organiza e armazena nove décadas de serviços prestados à sociedade, aos profissionais e às empresas de Engenharia e Agronomia do Paraná, sempre em defesa das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea.

Para o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, “é preciso respeitar a história para construir o futuro”, e comenta que durante a gestão foi trabalhada a reforma e adequação de todos os espaços do Crea-PR. Ele comentou durante a inauguração como foram as mudanças na sede durante a gestão e que a melhoria do espaço era necessária porque ainda vai ser usado por alguns anos.

“Para esse trabalho do Centro de Memória é essencial a colaboração de todos que passaram e que ainda estão no Crea-PR, tanto funcionários, quanto conselheiros, inspetores e demais profissionais”, define.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos ex-presidentes Arq. Armando Strambi, Eng. Civ. Rubens Curi, Eng. Civ. Ivo Gilberto Martins e Eng. Civ. Orlando Maciel Strobel, além do Eng. Civ. Hélio Sabino Deitos, representando a diretoria, Eng. Civ. José Carlos Lopes Dias Conceição, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Waldir Tavares, representando os profissionais, e gerentes e demais funcionários.

A assessora de comunicação do Crea-PR, jornalista Patrícia Coen Giannini, enalteceu o trabalho de toda a equipe e de colaboradores dos demais setores, e falou da importância do nascimento de uma cultura de preservação da história no Crea-PR.

O agente administrativo Maycon Ribeiro, que está atuando no Centro de Memória, formado em História e acadêmico de Biblioteconomia, apresentou a plataforma de arquivos que dá origem ao site, mostrando a forma de organização e todas as possibilidades com os dados completos de cada imagem ou arquivo e o cruzamento de dados.

Veja como foi: