Crea-PR participa do 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná em Guarapuava
21 de novembro de 2023, às 19h05 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O Presidente do Conselho, Eng. Civ. Ricardo Rocha, participou da abertura do 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, que acontece entre os dias 21 e 22 de novembro em Guarapuava. O tema do evento neste ano é “Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná”.
Realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, o encontro busca fortalecer a colaboração e promover a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades, proporcionando um espaço para debates sobre parcerias estratégicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, políticas de incentivo, marcos regulatórios e a relevância dos ecossistemas de inovação para o progresso regional.
Conforme explica o Presidente Ricardo, o Crea-PR sempre desenvolveu uma boa relação com os parques tecnológicos. “O Conselho está representando aqui com a presença dos nossos assessores Euclésio e Samir, que fazem diretamente das comissões que coordenam os parques tecnológicos. Esses espaços têm uma relação direta com os profissionais do Sistema que atuam em empresas e nas universidades. Realizar a Governança Cooperativa em Guarapuava ao mesmo tempo que ocorre o Encontro dos Parques Tecnológicos gera uma confluência e possibilita o diálogo sobre esse assunto tão importante para todos.” comenta o Engenheiro Civil.
De acordo com o Coordenador do GT/Permanente-SEPARTEC, José Maurino Oliveira Martins, a quinta edição do encontro é um divisor de águas para os trabalhos relacionados à parques tecnológicos no Estado. “Até agora, trabalhamos com foco em parques tecnológicos. A partir desse encontro, ampliamos o foco e vamos trabalhar com os ambientes promotores de inovação. Temos reunidos aqui os principais atores do ecossistema do estado do Paraná, discutindo como fazer essa conexão entre universidades, setor produtivo e empresarial, governo e sociedade para gerar novos e bons resultados.”, explica Maurino.
Entre as novidades anunciadas durante o encontro está o credenciamento de 188 ambientes que devem fomentar a inovação paranaense. A expansão desses ambientes no estado também é resultado do trabalho da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, que já atua em parcerias junto ao Crea-PR em projetos como as residências técnicas e o Projetek.
Para o Secretário do SETI, Professor Aldo Bona, o credenciamento é uma forma de aproximar todos os ambientes promotores de inovação através de dois editais de chamamento que juntos representam 38 milhões de reais em investimentos. “Nossa perspectiva é que em todas as regiões do estado borbulhe o tema da inovação e que os ambientes promotores de inovação consigam trabalhar, ter estrutura para contribuir com o desenvolvimento de todo o Estado.”
Os dois editais de chamamento que serão lançados atendem a dois grupos distintos: um deles é direcionado às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e o outro para os ambientes que não são ICTs e precisam estar vinculados às instituições para receberem a transferência do recurso.
O Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná – SEPARTEC, órgão vinculado ao SETI, é o responsável pelo credenciamento dos ambientes. De acordo com o Diretor de Ciência e Tecnologia e Coordenador do SEPARTEC, Eng. Civ. Marcos Pelegrina, a quinta edição do Encontro é a maior até agora. “Com mais de 500 inscritos, estamos unindo todos os ambientes de inovação do estado. Nós realizamos o credenciamento após a análise da documentação enviada a nós e agora vamos disponibilizar recursos para que esses ambientes possam se desenvolver.” explica Pelegrina.
Parcerias estratégicas
O Crea-PR tem atuado como parceiro estratégico da Seti em diversas ações relacionadas com as engenharias e o credenciamento dos ambientes de inovação é mais um passo importante dessa parceria. O Eng. Civ. Marcos Pelegrina, que coordena o Separtec, também é conselheiro no Crea-PR e acredita que a presença do Conselho no evento contribui para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de novas tecnologias. “É muito importante que o nosso Sistema esteja aqui pois é uma via de mão de colaboração entre o Conselho e os ambientes de Inovação”, ressalta Marcos.
Segundo o Assessor Parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti, o Crea-PR tem sistematicamente apoiado iniciativas como essas, especialmente aquelas ligadas às universidades e desenvolvimento tecnológico de inovação para todos os setores da economia paranaense. “Esse evento é uma demonstração do trabalho que estamos realizando. As universidades estão procurando ficar mais próximas daquilo que a sociedade precisa. Quando pensamos na produção acadêmica, temos uma quantidade muito pequena que retorna para a sociedade e é isso que queremos estimular através dos Parques Tecnológicos e de eventos como esse.” explica Euclésio.
O processo de credenciamento dos parques é resultado do trabalho que também é responsabilidade dos engenheiros. Entre os critérios avaliados, a infraestrutura é um dos mais importantes. O Assessor de Gestão de Políticas Públicas, Eng. Civ. Samir Jorge, explica que eventos como esse representam degraus em um processo de organização que gera benefícios para todos. “Além de empregabilidade, a indústria também começa a entender esses processos e a importância do que realizamos. Cada vez que o Crea-PR participa de eventos como esse avançamos ainda mais como organização”, finaliza o assessor.
Texto e fotos: Guilherme Wordell
Comentários
Nenhum comentário.