Guarapuava sedia a abertura da última rodada da Governança Cooperativa da gestão do Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha
21 de novembro de 2023, às 23h15 - Tempo de leitura aproximado: 9 minutos
Nesta terça-feira (21), aconteceu o primeiro encontro da segunda fase da Governança Cooperativa do Crea-PR de 2023. O evento, que ocorre duas vezes por ano, visa aprimorar a relação entre Inspetores, Conselheiros e administração do Conselho com as Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade. Para o Gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim, “o objetivo principal é fazer um fechamento de ano e oportunizar a participação de todos os profissionais convidados, que poderão contribuir não só com o planejamento do ano que vem, mas também com o da próxima gestão.”
Durante a Governança foram realizadas reuniões dos colegiados do Crea – Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN e Colégio de Instituições de Ensino – CIE e , dos representantes regionais do CreaJr-PR.
Reunião da Comissão Acadêmica do CreaJr-PR nomeia novo Representante Titular da CAR de Guarapuava
O encontro contou com a presença do Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, do Gerente da Regional Guarapuava, Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim, e do Gestor do programa, Eng. Eletric. André Pagani, que fez a abertura do evento ressaltando a importância do CreaJr-PR para os jovens acadêmicos. Segundo ele, o programa vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e ainda existe um “oceano azul” a ser explorado em prol dos estudantes e das profissões do Sistema.
Na ocasião foi apresentada a nova Coordenadora Estadual do CreaJr-PR, Isadora Artico. A acadêmica de Engenharia de Alimentos da Unicentro deixa o cargo de Representante Regional em Guarapuava para assumir a do estado ressaltando a experiência obtida: “Estar à frente do CAR Guarapuava com certeza ajudou no meu aprimoramento pessoal e como atuante do programa; agora, me dedicarei a trazer para o CreaJr-PR ainda mais resultados e crescimento”. Isadora passou a coordenação regional para o também acadêmico de Engenharia de Alimentos Vinícius Borszowskei, que prometeu continuar o legado da colega e fazer muito pela CAR Guarapuava.
O Presidente encerrou a reunião em tom de satisfação: é incrível ver como o CreaJr alça voos cada vez mais longínquos, com todas as ações desenvolvidas não só em prol dos acadêmicos mas também da sociedade, como as ações de arrecadação de agasalhos e doação de sangue que acompanho ativamente pelas mídias sociais.” Foi ele quem fez o repasse simbólico do CAR Guarapuava das mãos de Isadora para as de Vinícius.
Reunião do CDER: Edital de Chamamento e Agenda Parlamentar foram destaques da pauta
A reunião do Colégio de Entidades de Classe Regionais – CDER reuniu o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, o Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR – DRI Claudemir Marcos Prattes, o gerente Regional Guarapuava do Crea-PR, Eng. Eletric. Thyago Giroldo Nalim, o Assessor de Relações Parlamentares e Empresariais, Euclésio Manoel Finatti, e o Assessor de Gestão de Políticas Públicas, Samir Jorge, ao Coordenador Titular do CDER Guarapuava, Eng. Florest. Clodoaldo Cleverson Goetz (ASPEF) e presidentes e representantes de Entidades de Classe locais.
O Colégio das Entidades Regionais tem como finalidade promover a sustentabilidade e o fortalecimento das Entidades, contribuir efetivamente com o planejamento e definições estratégicas do Crea-PR, promover a troca de experiências, a minimização das divergências e a potencialização de convergências entre as Entidades, bem como a promoção de ações de aperfeiçoamento profissional sobre assuntos de interesse comum.
R$ 3 milhões em recursos para projetos de Entidades de Classe
O gerente do DRI, Claudemir Marcos Prattes, abriu a reunião enfatizando a importância da gestão do Presidente Ricardo Rocha no que diz respeito à relação entre o Conselho e Entidades de Classe. Falou sobre o grande investimento do Crea-PR em prol do Associativismo e tudo o que ele propõe de retorno aos profissionais e à sociedade. De fato, acaba de ser lançado o Edital de Chamamento Público, que repassará R$ 3 milhões para projetos como revistas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, eventos, simpósios, hackthons, entre outros. Em suas palavras, “hoje, as Entidades de Classe ligadas ao Sistema podem sonhar, ousar e realizar.” Além do Edital, está disponível recurso de 400 mil para estandes em feiras e eventos.
Agenda Parlamentar continuará “em ação” em 2024
Ponto alto da reunião foi a discussão sobre a Agenda Parlamentar 2024. Prattes apresentou o planejamento que, certamente, terá continuidade com o novo Presidente eleito Eng. Agro. Clodomir Ascari, já que ele, enquanto Diretor, teve grande contribuição nas ações desenvolvidas até o presente momento. Sobre o tema, o Assessor Euclésio Finatti ressaltou o quão significativa foi a recente conquista na Assembléia: a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências. Para ele, é de extrema importância que as Entidades de Classe continuem seu trabalho no auxílio à elaboração de propostas de projeto de lei: “nós já demos o start e vamos acompanhar para que as propostas virem projetos, mas precisamos continuar esse movimento cíclico proposto no planejamento apresentado”.
Fazendo uma ponte entre os dois pontos cruciais da reunião – Edital de Chamamento e Agenda Parlamentar – o Gerente do DRI fez uma proposta: “podemos, inclusive, entrelaçar essas duas forças dispostas pelo conselho, já que os recursos oferecidos pelo edital de chamamento podem ser usados para trazer experiência técnica que pode auxiliar no desenvolvimento de propostas de projeto de lei para a Agenda Parlamentar, a serem apresentadas à Frente Parlamentar.
Entidades de Classe têm voz ativa no Planejamento Estratégico do Conselho
Dando sequência à reunião o anfitrião, Thyago Nalim, falou aos presentes do Planejamento Estratégico para o triênio 2024-2026 e os convidou a participar ativamente de sua elaboração, por meio da análise SWOT: “é uma ótima oportunidade para que vocês tenham participação ativa nas decisões do Conselho”, disse. Ao que, encerrando a reunião, o Presidente acrescentou: “o que vocês colocarem como importante na análise será levado em consideração e, daqui um ano, um e meio, dois anos, vocês poderão ver suas ideias em ação no Conselho”.
Reunião conjunta entre os Colegiados de Inspetores e Instituições de Ensino
Diálogo com os novos inspetores
Durante a reunião conjunta entre os Colegiados de Inspetores e Instituições de Ensino, a Eng. Amb. e Gerente do Defis, Mariana Maranhão, falou aos participantes sobre o resultado das eleições que definiram os novos inspetores para o mandato dos próximos 3 anos. Além de apresentar os prazos estipulados, Mariana esclareceu dúvidas dos inspetores e representantes de Instituições de Ensino que participaram do encontro que faz parte da Governança Cooperativa do Crea-PR.
Portal da Educação conta com recursos importantes para educadores
A facilitadora da Regional Guarapuava, Rosiane Espig falou sobre o Portal da Educação, sistema disponibilizado pelo Crea-PR para educadores. A colaboradora explicou, além dos benefícios, como os profissionais das Instituições de Ensino podem realizar o login e aproveitar todos os recursos oferecidos.
O Portal da Educação possibilita que os coordenadores atualizem as grades curriculares junto ao Sistema, o que facilita o registro dos egressos junto ao Crea-PR. Rosiane lembrou a todos que a grade deve estar em conformidade e que o processo pode ser realizado de forma online. “Neste portal você encontra diversos serviços, como Biblioteca Virtual, Cadastro e Atualização de Cursos, Legislação, Manual de Ética e muito mais”, explica Rosiane.
Um dos destaques do encontro foi a Ética Profissional, onde representantes de Instituições de ensino contaram sobre experiências de sucesso e medidas adotadas que reforçam a discussão desse assunto na sala de aula.
Planejamento Estratégico
Finalizando a reunião, o superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, falou sobre o planejamento estratégico para o triênio 2024-2026. Ritter começou sua fala explicando o papel do inspetor em sua unidade geográfica em cada uma das 35 inspetorias. “O inspetor atua como um cônsul que trabalha localmente os interesses dos profissionais da região. Ele atua em sua área em uma lógica pensada justamente para que um segmento local alimente o processo decisório na câmara especializada”, explica Ritter.
A criação do CDIN veio para facilitar esse processo. O Colegiado tem um papel político, onde os membros possuem um papel político junto a Diretoria do Conselho. De acordo com Ritter, não cabe a ele a função de tomar decisões, mas pensar nas relações político-profissionais que podem ser encaixadas na agenda do Crea-PR.
É nas reuniões de Inspetoria realizadas em cada regional que os inspetores podem participar ativamente com conselhos, sugestões e demandas dos profissionais em suas áreas de atuação. “As reuniões de inspetoria são um espaço de interação entre os conselheiros e inspetores que podem ser utilizadas cada vez mais em benefício do nosso Sistema.
Presidente do Crea-PR apresenta balanço da gestão durante a Plenária dos Colegiados
Durante a Plenária dos Colegiados, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, fez um breve balanço da sua gestão, onde destacou os avanços conquistados e a gestão participativa que foi um dos pilares do mandato. “Fizemos muitos avanços durante a gestão, ampliando e aprimorando a sistematização das representações. Um dos nossos compromissos foi ampliar a participação pública e evoluímos nesse quadro. Hoje temos a Frente Parlamentar, propusemos leis, entramos no congresso, conversamos com prefeitos, dialogamos com secretarias do Estado e estabelecemos fortes parcerias com a Itaipu”, destaca Ricardo. O Presidente ainda lembrou a todos a importância da contribuição na elaboração do plano para o próximo triênio: “A contribuição de vocês é como uma pedra preciosa que vai compor a jóia que é o Planejamento Estratégico”.
O Presidente também elogiou o processo eleitoral que elegeu o Eng. Agr. Clodomir Ascari como novo Presidente do Conselho. “Acabamos de passar por um processo eleitoral inovador e diferente. No meu entender, não tivemos grandes problemas. Ainda temos muito a evoluir e aprender, mas o resultado é positivo. Tivemos o que se espera de uma eleição: debate e inovação”, celebra.
Por fim, o Eng. Civ. Ricardo Rocha apresentou um balanço das obras de reforma das inspetorias que fazem parte da Regional de Guarapuava. O projeto inicial previa R$ 345 mil nas melhorias e o valor gasto permaneceu dentro do orçamento.
Entrega de certificados
Durante a Plenária dos Colegiados também foi realizada a entrega de certificados para Entidades de Classe, profissionais, docentes e discentes de Guarapuava que não puderam comparecer às cerimônias do PCQ, Profissional de Destaque, Melhores TCC’s e Projetos de Extensão. Também foi dedicado um momento para que os inspetores que encerram seus mandatos recebessem seus certificados honoríficos de contribuição para o Conselho.
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