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Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/inspetoria-de-curitiba-unidade-kennedy-e-reinaugurada/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Posto de atendimento em Curitiba é reinaugurado

8 de novembro de 2023, às 14h10 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Nesta quarta, dia 08, aconteceu a cerimônia de reinauguração do Posto de atendimento na Kennedy, que faz parte da Inspetoria de Curitiba, também chamado de Unidade 2, com a presença do presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, do gerente regional, Eng. Agr. Eduardo Ramires, funcionários, diretoria, assessores, conselheiros, inspetores e representantes de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino. Para o presidente, o “Crea é o resultado do esforço de todos nós, o líder passa as diretrizes, mas a organização é resultado de todo nosso trabalho, da governança, e neste momento aqui está representado cada um que faz o Crea no seu dia a dia”.

A reinauguração ocorreu após a conclusão da reforma, que trouxe mais conforto, padronização e acessibilidade para o atendimento aos profissionais. As reformas estão sendo feitas em todas as inspetorias do Crea-PR, uma ação originada com a inspeção predial, que identifica as necessidades de alteração nos empreendimentos conforme as regras vigentes.

O presidente Ricardo Rocha destaca que esta unidade foi inaugurada (2018) e reinaugurada durante a sua gestão, e elogia a importante a menção histórica feita pelo gerente. Na placa de inauguração, ele mostra o QRcode, que “a partir de agora se torna um padrão que leva para todas as informações da unidade, iniciando pela inspeção predial, seguida de projeto, contratação de execução da obra, imagens de antes e depois, é uma área de transparência”.

Ele conta sobre o amplo programa de reforma nas inspetorias do Crea-PR. O Conselho tem trabalhado com a área de inspeção predial, lutando pela aprovação de uma lei estadual, inserindo a pauta na Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia Legislativa, entre outras ações. “Então, sendo o exemplo a única forma de ensinar, questionei se no Crea a inspeção predial estava sendo feita e aí fizemos a inspeção em todas as unidades. Com o resultado diagnosticado, fizemos obras para implantação de uma identidade visual padrão, piso podo tátil, acessibilidade nos banheiros e em todo o espaço”.

Para o presidente, além dos funcionários que trabalham nestes espaços diariamente e foram beneficiados, “são os profissionais que vão até o atendimento que trazem a imagem e o retorno ao Crea, por isso as novidades são muito importantes, pensando em um ambiente para um melhor atendimento”. E ainda que durante e após a pandemia houve uma transformação digital na autarquia, mas que deve ser humanizada, pensando em cada um que usa os serviços do Conselho.

Destaca ainda que “essa Unidade é resultado de uma parceria com a Mútua-PR, e que todo o trabalho aqui é muito importante para uma boa entrega, para que este continue um Crea de referência, digital, inovador e humano”.

O diretor Eng. Eletric. Roberto Gonçalves Gameiro conta que quando entrou “na diretoria, o programa para a reforma das inspetorias já estava em andamento e vi a importância da padronização, da identidade visual, pois afeta a imagem da instituição, mostra muito como somo organizados, competentes, o Crea é visto à sua ‘altura’, e agradecemos o trabalho de vocês funcionários”.

O Eng. Cartógr. Julio Cesar Oliveira, inspetor, diz que iniciou o mandato em abril e está “aprendendo com as experiências trocadas, pois estamos aqui para somar, especialmente nas áreas de Agrimensura e Segurança do Trabalho, minhas especialidades”.

A inspetora Eng. Mec. Monica Ussan Schotgues, agradeceu o convite e diz ter visto uma “diferença na nossa Inspetoria nesses cinco anos, que fazem parte dos meus 40 anos como profissional da indústria metal mecânica”, conta emocionada. E completa, contando que fala “aos estagiários que trabalharam comigo: é possível para qualquer pessoa fazer Engenharia, mas poucos se tornam engenheiros”.

Representando as Entidades de Classe, o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Civ. José Carlos Dias Lopes da Conceição, afirma que “o presidente Ricardo me incentivou a fazer parte do Sistema Profissional e isso me deu mais força para fortalecer minha entidade, claro que existem problemas, mas é importante viver o Crea e viver as entidades, e estamos fazendo bem isso, inclusive incluindo estudantes, formando gestores para o futuro”.

O Prof. Douglas Soares Agostinho, representando as Instituições de Ensino, diz ser um “prazer fazer parte desse grupo, pois aprendi muito com vocês”. Ele comentou ainda sobre o importante debate e acompanhamento da qualidade do Ensino a Distância.

A representante do Comitê Mulheres do Crea-PR, Geógr. Renata Garbossa, conta que “o Comitê cresceu muito nos últimos anos com o apoio da gestão”, e falou do evento realizado em outubro, com a participação de estudantes e profissionais.

A acadêmica Mirelly Lacerda Pinheiro, coordenadora da Regional Curitiba do CreaJr-PR, recém eleita para a coordenação adjunta estadual, afirma que o “Crea-PR tem a cultura de incluir os estudantes e que espera que esse apoio continue pelo trabalho de unir o Sistema Profissional e a academia, pois os estudantes de hoje são os profissionais de amanhã”. Para ela, “desde o primeiro dia na universidade o estudante já é um profissional em formação”.

A facilitadora administrativa Vilma Ayres, que coordena a Unidade 2, agradeceu a presença de todos e ao presidente “pela transformação do lugar, pela pessoa que ele é, ao gerente Eduardo pela confiança e trabalho, e a toda a equipe, só mulheres, que trabalha unida pelos mesmos objetivos”.

O conselheiro Eng. Seg. Trab. Verginio Luiz Stangherlin fez a lembrança de que o Crea-PR é “um ambiente livre de preconceitos, é inclusivo, um ligar onde as pessoas se sentem acolhidas, e é importante que os profissionais externos ao Crea vejam isso”.

História

Em 2023 o Crea-PR completou 89 anos de existência e temos em nossos registros que a inauguração da Inspetoria de Curitiba / Kennedy oficialmente se deu em 06/08/2018. Mas, na realidade, precisamos remeter ao ano de 1998, quando o Crea-PR abriu o seu primeiro posto de atendimento, localizado na Rua da Cidadania do Carmo, dentro da Secretaria de Urbanismo. O gerente Ramires explica que “o objetivo da criação desse posto de atendimento era servir como braço administrativo importante da Regional, pois com o grande volume de profissionais e empresas, muitos atendimentos poderiam ser feitos ali”.

A funcionária Neide Moraes, que atua hoje na Unidade Kennedy, conta que foi “fundadora do Carmo, pois estava lá desde 1999. Gostei muito de trabalhar lá, conhecia todos os profissionais que iam no atendimento, e como eram muitos, tivemos que mudar para um endereço maio na Rua Anne Frank, e em 2018 para cá”. Ela agradeceu ainda o apoio da gestão pela permanência desta unidade, “que está aberta a todos os profissionais”.

O Posto do Carmo, como era conhecido, ficou na Rua da Cidadania até 2013, quando foi transferido para um espaço maior, na Anne Frank.

No endereço atual na Kennedy são 142m² da unidade estrategicamente localizada nesta região da cidade para atender demandas dos profissionais que residem nos bairros mais próximos, que são muitos. De acordo com dados de outubro deste ano, são no Água verde 1.756 profissionais e 246 empresas; no Rebouças 557 profissionais e 135 empresas; na Vila Izabel 509 profissionais e 81 empresas; no Xaxim 403 empresas e 98 empresas; e no Novo Mundo 476 profissionais e 74 empresas; além de outros bairros atendidos.

Ramires explica que “para essa reforma que foi conduzida no primeiro semestre do ano, buscou-se a padronização da identidade visual, além de outras melhorias previstas e necessárias, como a adequação da rede lógica e a instalação de uma copa. As obras contaram com a fiscalização e o acompanhamento da equipe de engenheiros que compõe o Setor de Obras e Serviços de Engenharia do Crea-PR, além do apoio de toda a equipe desta unidade”.

Mesmo durante o período da reforma o atendimento ao público foi mantido normalmente, apenas com adequações no espaço em parceria com a Mútua.

Alguns dados do Crea-PR e Inspetoria de Curitiba – Unidade 2

A equipe de trabalho é composta por sete funcionárias, mulheres, lideradas pelo gerente Ramires.

Atualmente temos 101.077 profissionais registrados no Paraná, sendo 55.772 residentes na Regional Curitiba (que abrange a capital e Região Metropolitana), dos quais 51.042 na Inspetoria de Curitiba.

Até aqui, neste ano foram realizadas mais de 22 mil fiscalizações no estado, sendo mais de 4.500 na Regional Curitiba e 3.500 fiscalizações na Inspetoria de Curitiba.

Em número de ARTs, são mais de 608 mil registradas no estado, sendo 135.303 na regional e 64.431 na Inspetoria de Curitiba.

No Estado do Paraná são cerca de 90 Entidades de Classe de associação profissional de engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências, sendo que na Inspetoria de Curitiba são mais de 20, muitas com abrangência estadual.

Sobre as Instituições de Ensino superior, são cerca de 120, sendo na Inspetoria de Curitiba algumas com a matriz: Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Centro Universitário Internacional.


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