Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/11/semana-de-etica-profissional-tem-palestra-de-abertura-etica-e-inclusao-com-a-deputada-federal-eng-civ-leandre-dal-ponte/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h19.

Semana de Ética Profissional tem palestra de abertura “Ética e Inclusão” com a Deputada Federal Eng. Civ. Leandre Dal Ponte

6 de novembro de 2023, às 22h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

5° Semana de Ética Profissional do Crea-PR.

Nos dias 06 e 07 de novembro, o Crea-PR coloca a ética profissional no centro dos debates durante a 5° Semana de Ética, que acontece em Maringá. Para o Assessor da Comissão de Ética Profissional do Conselho, Eng. Quím. Paulo César Markovicz, é um evento de extrema importância porque, para além de instigar a reflexão, o debate e o compromisso na profissão, ele cumpre um dos propósitos próprios do Conselho, que é o de além de valorizar as profissões, garantir seu exercício ético: “certamente a valorização e a ética profissional se completam, já que quanto mais ético forem os profissionais das engenharias, mais valorosa será a profissão”.

Markovicz deu as boas-vindas ao público e aos convidados do dispositivo de honra, composto pelo Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, representando o Reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Eng. Civ. Antonio Belincanta, representando o Presidente do Confea, o Chefe de Gabinete Eng. Agr. Luiz Antônio Rossafa, o Coordenador da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética Eng. Oper. Mec. Nelson Agostinho Burille e o Coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR, Eng. Civ. Diego Szidlovsky.

O Presidente Ricardo saudou os convidados e parabenizou a Comissão Organizadora do evento, ressaltando a importância da Palestra Magna da noite. Com a corriqueira desenvoltura para contar histórias que ilustram ideias, o Presidente lembrou de sua recente ida à União da Vitória – cidade duramente afetada pelas fortes chuvas que acometeram o estado – para enfatizar a necessidade do agir ético não apenas no seguimento do código de ética da profissão, mas no cotidiano do ofício e da vida: “eu entendo que o nosso papel vai além do código, é sobre dar o exemplo. E o exemplo não é, não foi e nunca será a melhor forma de ensinar alguém; o exemplo é a única forma”.

Ética e Inclusão

A Palestra Magna da noite ficou a cargo da Eng. Civ. Leandre Dal Ponte (PSD-PR), Deputada Federal reeleita para o terceiro mandato, atualmente Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná. A deputada, que também é Engenheira Civil, parabenizou o Conselho por trazer à luz um tema tão importante não apenas para a autarquia, mas para toda a sociedade, fazendo uma analogia entre o construir da Engenharia e o construir de um futuro mais igualitário para todos: “a engenharia nos ensina que, para que qualquer coisa seja construída, é de suma importância uma fundação concreta, robusta, segura – o que importa, muitas vezes, é algo que não podemos enxergar, que está por trás das paredes”. E para ela, tal solidez deve vir acompanhada de flexibilidade para lidar com os novos tempos, citando os Engenheiros Rebouças: “A engenharia vai além dos cálculos, ela também tem que incluir e abraçar a luta por justiça social”. A deputada afirma que quando falamos de inclusão – feminina, racial, etária – estamos falando de união de forças. Afirmou que o Sistema pode colaborar para a promoção da inclusão, da igualdade e da diversidade: “vamos construir não apenas pontes que nos levem de um lugar ao outro, vamos construir pontes que conectem pessoas”.

“Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, o que você fez, mas nunca o que as fez sentir”, com a citação de Maya Angelou, De Ponte encerrou a palestra dizendo sentir-se muito honrada com o convite e reafirmando o compromisso da colaboração da Secretaria com o Crea-PR, para “construirmos o estado que todos nós queremos”.