Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/6-colegio-de-presidentes-recebe-presidentes-em-mandato-e-presidentes-eleitos-dos-creas-no-rio-de-janeiro/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

6° CP recebe Presidentes em mandato e Presidentes eleitos dos Creas no Rio de Janeiro

De 18 a 20 de dezembro está sendo realizada no Rio de Janeiro-RJ a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua.

19 de dezembro de 2023, às 11h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A abertura da reunião foi feita pelo pelo Coordenador do Colégio de Presidentes Eng. Agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, do Crea-PI e o evento contou com os Presidentes em mandato e com os Presidentes eleitos dos Creas. As prestações de contas anuais da Mútua e dos presidentes que concluem mandatos foram destaque na pauta da abertura da reunião, em que a presidência do Confea foi representada pelo Eng. Eletric. Jorge Bitencourt.

Logo após os informes dos integrantes da mesa diretiva, foram feitos os informes dos Presidentes dos Creas. A Vice-Presidente Eng. Agr. Sandra Cabel, representando o Presidente do Crea-PR Eng. Civ. Ricardo Rocha, agradeceu a recepção do Colégio e ofereceu um caloroso abraço enviado pelo Presidente do Conselho.  Então, falou sobre a transição de gestão no Paraná: “Os últimos trinta dias foram de muito trabalho mas também de muita emoção. O Presidente Ricardo Rocha esteve presente em todas as Reuniões de Governança Cooperativa juntamente com o nosso Presidente eleito Clodomir Ascari, em clima de despedida e também de boas-vindas, marcando um início de gestão de muita serenidade e muita agilidade”, disse.

Ascari, em seu momento de fala, agradeceu a comissão eleitoral, que realizou o primeiro pleito online do sistema com sucesso, e falou da importância do entrosamento entre Presidentes e Presidentes eleitos, para o futuro dos serviços prestados à sociedade pelo Sistema.

Na parte da tarde, após a aprovação de pauta, foi realizada a apresentação do Relatório e Vídeo de Atividades do Coordenador do Colégio de Presidentes de 2023.

A apresentação das ações conjuntas dos Colégios Regionais contou com diversos temas apresentados pelo Presidente do Crea-SE, Eng. Civ. Jorge Roberto Silveira, durante a tarde do dia 18 e a manhã do dia 19: Profissionais habilitados às atividades relativas à acústica ambiental e revisão da TOS; Gestões do Sistema Confea/Crea junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para viabilização de concurso público para preenchimento das vagas disponíveis para o cargo de Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT); Campanha Nacional para Registro de docentes nos Creas e Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, de cargo ou função; Atualização do Portal Transparência nos sites dos Creas e Regularização Fundiária com parceria do Crea no processo de análise e validação das ART’s sociais de regularização do imóvel. Em seguida, durante a apresentação das ações individuais dos Creas, o Presidente do Crea-SC, Eng. Civ. Carlos Alberto Kita Xavier, falou sobre a criação da Comissão Temática Qualidade do Ar Interior de caráter permanente no Confea.

No período da tarde, do segundo dia do 6° CP, os presentes puderam apreciar duas palestras. “Agência de Gestão e Inovação Tecnológica” pelo Eng. Químico Cel. Erick Galante -que também é conselheiro do Crea-RJ – falou sobre a Agitec, agência criada pelo Exército Brasileiro com a missão de executar a gestão da inovação no processo de pesquisa e desenvolvimento para obtenção de produtos de defesa (PRODE) e serviços inovadores, baseado na cooperação entre academia, governo e indústria. Uma forma de fomentar a pesquisa em tecnologia e promover cultura de inovação e a gestão do conhecimento. Em seguida, o presidente do Crea-CE, eng. civ. Emanuel Maia Mota, palestrou sobre Metaverso.  “Há três anos, implementamos um balcão de atendimento virtual, onde as interações ocorrem por meio de videoconferência. Utilizamos a plataforma Gather, desenvolvida em Harvard”, explicou Mota, que posteriormente esclareceu as dúvidas dos representantes de outros Creas acerca das funcionalidades dessa plataforma”.