Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/nova-diretoria-sistema-confea-crea-mutua-presente-governanca-curitiba/>.
Acesso em 24/11/2024 às 01h18.

Nova Diretoria do Sistema Confea/Crea e Mútua presente na Governança de Curitiba

13 de dezembro de 2023, às 22h51 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Nova Diretoria do Sistema Confea/Crea e Mútua presente na Governança de Curitiba.

Nesta quarta-feira (13), aconteceu o encontro da Governança Cooperativa de Curitiba. A Governança Cooperativa do Crea-PR passa duas vezes ao ano por todas as regionais do Paraná e funciona como uma oportunidade de discutir ideias, apresentar resultados e criar mais um canal de diálogo entre o Conselho e os representantes dele nas cidades. Na ocasião, se reunem representantes de câmaras técnicas, inspetorias, entidades de classe e estudantes à presidência, assessoria e equipe de gestão do Crea-PR para fazer uma espécie de fechamento do semestre e projetar o próximo.

O Gerente da regional Curitiba,o Eng. Agr. Eduardo Ramires, que destacou a transição para a próxima gestão como ponto alto do encontro, além das “várias certificações entregues, que reconhecem e valorizam os profissionais, acadêmicos, Instituições de Ensino e Entidades de Classe”. 

Reunião do CDER apresenta novidades aos representantes das Entidades de Classe

Durante a reunião do Colegiado das Entidades de Classe – CDER, o Gerente do Departamento de Relações Internacionais, Claudemir Prattes, apresentou o calendário dos Editais de Chamamento Público, que neste ano chegará ao valor de R$ 3 milhões. 

Claudemir também falou sobre a nova política de estandes, que é uma alternativa interessante para captação de recursos para Entidades de Classe. Os valores são menores que os editais de chamamento, já que o preço médio é avaliado de acordo com os preços de mercado. As exceções são os eventos de grande porte, como o Show Rural e a ExpoLondrina.

O estande pode ser solicitado por Entidades de Classe e também por Instituições de Ensino e outras instituições ligadas ao Conselho. A prestação de contas também é mais simplificada, já que o processo é feito por meio de contrato. As Associações, pode ser apresentado um recibo de participação. 

Claudemir também reforçou que a Mútua é uma parceira importante das Entidades de Classe e no próximo ano irá criar uma linha de serviços para a produção de sites. O DRI está à disposição para auxiliar as entidades a elaborar o escopo do site. 

Uma rápida eleição foi realizada durante o CDER para definir o Coordenador Regional de Curitiba para o período de 01 de Janeiro a 31 de Março, o Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Civ. José Carlos Dias Lopes da Conceição. 

O envio dos relatórios do PCQ foi reforçado na reunião e o gerente Claudemir solicitou que os Presidentes das Entidades analisem detalhadamente o documento. “É um relatório bem interessante. Se precisarem de ajuda para analisar, nosso pessoal está disponível. Esse relatório pode ajudar muito na elaboração do planejamento estratégico das Entidades para o próximo ano”, explicou Claudemir. 

O 17º Ciclo PCQ, que foi iniciado durante o último EPEC. As inscrições podem ser feitas até junho de 2024, e as auditorias serão realizadas a partir de setembro. Ao final da reunião, Claudemir reforçou a importância da revisão de registros e indicação de conselheiros até o dia 15 de dezembro.

Dados da Fiscalização e Planejamento Estratégico são temas da reunião do CDIN 

Novos inspetores e dados da Fiscalização

Durante a reunião do Colegiado de Inspetores (CDIN) durante a Governança Cooperativa de Curitiba, a Gerente do Defis Eng. Amb.Mariana Maranhão falou aos participantes sobre o resultado O Planejamento Estratégico do Crea-PR tem ciclos trienais e é pensado a partir de uma análise de cenários. Ao longo de três ou quatro meses – normalmente no último mês da gestão de um presidente e nos dois primeiros meses da gestão nova – o planejamento é pensado de forma sistêmica. Isso advém, entre outras práticas e ferramentas, da Análise SWOT, método de planejamento estratégico que estabelece a partir de estudos de cenários os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades que a organização tem nas suas rotinas de trabalho e nos seus processos administrativos. Ritter, então, convidou os presentes a participar ativamente das decisões do Conselho por meio da contribuição com esta análise. das eleições que definiram os novos inspetores para o mandato dos próximos 3 anos. No cenário estadual, teremos muitos novos profissionais, um total de 162 inspetores que iniciam o próximo triênio. Maranhão repassou as atribuições da profissão, recebeu as demandas e esclareceu dúvidas dos inspetores que participaram do encontro.

Na ocasião, também falou sobre os processos de finalização do registro e penalização, além de mostrar dados da Efetividade da Fiscalização, com média de 69% de irregularidades sanadas antes do auto e 62% dos comunicados atendidos.

Planejamento Estratégico Triênio 2024 – 2026

O superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, falou aos presentes sobre o novo ciclo de gestão que se inicia: “as profissões tecnológicas são as que objetivamente têm compromisso com a entrega final, assim, planejar está em nossa essência e mais do que nunca, é hora de planejar”, afirmou. 

Seguiu convidando todos a contribuírem ativamente com o Planejamento Estratégico para os próximos três anos:  “somos todos partes desse Sistema que é o Crea-PR e temos o Conselho como nosso orientador, para que possamos exercer nossas profissões em prol das realizações sociais e humanas, é esse o compromisso que vem em primeiro lugar.”

O Planejamento Estratégico do Crea-PR tem ciclos trienais e é pensado a partir de uma análise de cenários. Ao longo de três ou quatro meses – normalmente no último mês da gestão de um presidente e nos dois primeiros meses da gestão nova – o planejamento é pensado de forma sistêmica. Isso advém, entre outras práticas e ferramentas, da Análise SWOT, método de planejamento estratégico que estabelece a partir de estudos de cenários os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades que a organização tem nas suas rotinas de trabalho e nos seus processos administrativos. É a realização desta análise o  meio para a contribuição dos inspetores. 

Plenária da Governança Cooperativa na capital

De forma inovadora, a Sessão Plenária dos Colegiados foi aberta pelo novo coordenador do CreaJr-PR, Mateus Pizzatto Fagundes. Dando continuidade à programação, o Gerente da Regional Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires, agradeceu a presença de todos e deu início a Sessão Plenária.

Durante a fala de abertura, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, destacou a programação que se estendeu o dia todo no IEP, como reuniões internas do Conselho e o 2º Fórum do CET DCB. O Presidente Ricardo também agradeceu ao IEP pela parceria durante sua gestão.

A Plenária também contou com a entrega de certificados para Entidades de Classe, profissionais, docentes e discentes da regional que não puderam comparecer às cerimônias do PCQ, Profissional de Destaque, Melhores TCC’s e Projetos de Extensão. Também foi dedicado um momento para que os inspetores que encerram seus mandatos recebessem seus certificados honoríficos de contribuição para o Conselho.

O Presidente Ricardo Rocha chamou ao palco o Presidente eleito Eng. Agr. Clodomir Ascari, o Diretor Geral eleito da Mútua-PR Edson Dalla Vecchia e o Diretor Administrativo eleito da Mútua Ronald Peixoto Drabik. Drabik convidou todos a fazerem parte de sua gestão: “temos muito trabalho pela frente e vamos atuar junto a vocês, quero que estejam presentes, nos cobrem, é assim que a Mútua funcionará”. Dalla Vecchia disse que a transição está sendo muito prática, e que estão prontos para trabalhar para “ colocar as propostas em prática e dar continuidade aos atendimentos com processos cada vez mais ágeis para todos os profissionais”. 

O Presidente Ricardo parabenizou a Regional Curitiba, liderada por Ramires, pela organização do evento e reforçou os parabéns aos homenageados – Entidades de Classe e profissionais – que, para ele, são exemplos para os colegas: “são pessoas que referenciam a ética na forma de condução de suas carreiras e tenho certeza que o Crea-PR vai sempre fazer questão de homenageá-las”. Em seguida, Rocha fez um breve balanço de sua gestão, passando pelos desafios e entregas como a reforma das inspetorias, a adimplência de todas as Entidades alcançada no último ano e o Edital de Chamamento, um investimento do Conselho nas Entidades que traz retorno muito positivo aos profissionais e à sociedade. Falou da importância de como tem sido a transição de gestão, com o Presidente Eleito presente nas atividades da agenda e colocou-se à disposição de Ascari. O novo Presidente também parabenizou os premiados e falou da importância das pessoas para o Sistema e vice-versa: “fui presidente de entidade, federação, conselheiro, e em toda a minha trajetória nunca conheci ninguém que tenha se arrependido de ter interagido com o Sistema Crea, Confea e Mútua”. Lembrou que “agora, nossa bandeira é Crea-PR e que nosso objetivo maior é atuar em defesa da sociedade”, reafirmando seus compromisso com as propostas de campanha.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *