Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/ponta-grossa-fecha-segundo-ciclo-de-governancas-cooperativas-de-2023/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Ponta Grossa fecha segundo ciclo de Governanças Cooperativas de 2023

14 de dezembro de 2023, às 21h46 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Nesta quinta-feira (14), aconteceu o encontro da Governança Cooperativa de Ponta Grossa. A visita à regional representa a última fase do segundo ciclo de Governanças de 2023 que passou, no último mês, por Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Londrina, Maringá, Apucarana e Curitiba. A Gerente da regional de Ponta Grossa, a Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, foi a anfitriã do evento. 

A Governança Cooperativa é um momento de apresentação de resultados e mais uma oportunidade oferecida pelo Conselho para o entrosamento e o debate sobre novas ideias. Participam a presidência do Crea-PR, diretoria, equipe de gestão, assessoria, representantes de câmaras técnicas, inspetorias, Entidades de Classe e estudantes. 

Encontro do CDER discute formas de atrair associados

Durante a reunião do Colégio das Entidades Regionais – CDER, os representantes das Entidades de Classe conversaram sobre os desafios para alcançar novos membros. A divulgação do associativismo foi um tema muito debatido pelos participantes, que trocaram experiências sobre formas de atrair mais associados.

A troca de experiências entre os participantes também abordou planos para o futuro das associações da Regional de Ponta Grossa. A presença do Conselho nas faculdades também foi um assunto incluído na discussão e o CreaJr-PR foi citado como um canal efetivo para conscientizar os profissionais sobre a atuação do Crea-PR. Uma das propostas apresentadas foi a ampliação do diálogo com os colegiados dos cursos. As ideias devem ser trabalhadas nos próximos anos para alcançar os resultados esperados. 

O Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI, Claudemir Prattes, apresentou em seguida o calendário de ações que serão realizadas em 2024. Destaque para o Edital de Chamamento, que já está aberto e deve distribuir R$ 3 milhões em recursos para que as Entidades de Classe executem projetos voltados à valorização da profissão. A reunião foi encerrada após informes gerais de interesse dos representantes das Entidades.

Colegiado de Inspetores 

“No Crea-PR não reagimos aos fatos, nos antecipamos a eles”

O Presidente eleito Eng. Agr. Clodomir Ascari foi quem abriu a reunião dando as boas-vindas aos inspetores. O superintendente do Crea-PR Eng. Agr. Celso Roberto Ritter iniciou sua fala lembrando todos da missão comum: valorizar e defender as profissões das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Disse estar satisfeito por continuar o trabalho na gestão que se inicia em janeiro: “a essência da restrição do exercício aos registrados está no conceito de que para que as obras e serviços se concretizem – eles que são base da vida – é necessário conhecimento técnico e ética”. Sobre sua continuidade na superintendência do Conselho, o plano é “melhorar o que não está bom, continuar fazendo bem feito o que já estamos fazendo”.  Dentre os destaques positivos está o Planejamento Estratégico que, segundo Ritter, já está extremamente maduro: “a nossa atuação, falando de planejamento estratégico, é muito desenvolvida, referência para outros conselhos nacionais. No Crea-PR, nós não temos a postura de reagir aos acontecimentos, nós nos antecipamos aos fatos com a maior assertividade possível; existem muitos sinais e estamos atentos a eles“, afirmou. 

Os presentes então foram convidados a participar do Planejamento por meio da análise SWOT. 

Colégio de Inspetores aberto a novas ideias

A Coordenadora Estadual do Colégio de Inspetores, Eng. Agr. Jacqueline Teixeira, convidou os inspetores a participarem de forma ativa da inspetoria: “durante as Governanças tenho passado nas regionais para deixar um pedido; eu percebi na minha regional algumas deficiências na fiscalização, temos uma equipe entusiasmada que receberá ideias para solucionar a questão de braços abertos”. Ela também falou aos presentes sobre a importância de usar o site do Crea-PR como ferramenta, onde estão disponíveis diversas explicações sobre fiscalizações nas várias áreas.

Primeiro triênio para o mandato de Inspetores

A Gerente do Defis Eng. Amb.Mariana Maranhão falou com os novos inspetores e aqueles reeleitos para o mandato de 2024 a 2026 – o primeiro de três anos. Segundo ela, uma “oportunidade para que os inspetores conheçam melhor o sistema e tragam soluções possíveis apenas em um prazo de trabalho maior”. Ela falou sobre as atribuições dos Conselhos Regionais, entre elas criar inspetorias e nomear inspetores, e também sobre as atribuições do inspetor, que envolve desde representar o Presidente do Crea-PR até participar de fiscalizações programadas. 

Operação “Diversão mais segura”

Maranhão apresentou números sobre a operação de fiscalização voltada à segurança da sociedade durante o período festivo próximo. A Operação Diversão mais Segura foi realizada onde comumente temos um maior fluxo de pessoas nesta época, como parque de diversões, além de locais de turismo e esporte de aventura e geoturismo: “para esse tipo de atividade, não existia um órgão regularizando, hoje fazemos a inspeção no sentido da orientação”. Foram inspecionados 80 locais, 50 deles regulares, 16 irregulares, 9 indícios e 57 parques que receberam comunicados. 

Sessão Plenária dos Colegiados

A Sessão Plenária dos Colegiados foi aberta pela Gerente seguida do Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha “um momento interessante para discutirmos com inspetores, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, sempre nos propomos a fazer a Governança de forma colaborativa e por isso agradeço a todos e hoje realizo o último evento oficial da minha gestão de seis anos e peço a participação de vocês no Planejamento Estratégico, que será muito importante para a gestão do Clodomir, que tem participado de toda a governança, se apresentando e até ouvindo reivindicações”. Ascari disse ser uma satisfação estar de volta à Ponta Grossa, onde residiu por dois anos, e agradeceu a todos por poder estar presente, ao lado do Presidente Ricardo, aproveitando para parabenizar os homenageados. 

O novo Colegiado das Representações 

O Assessor de Políticas Públicas, Eng. Civ. Samir Jorge, falou das Representações do Crea-PR, um modelo que já acontece e prevê a possibilidade do Conselho fazer-se presente  nas mais diversas áreas. Segundo Jorge, um dos papéis do Conselho é buscar a valorização profissional, e a representação é uma das formas de fazê-lo. 

Segundo ele, em 2018 tínhamos cerca de 70 Representantes, hoje o número aumentou mais de 100 %: são 170 profissionais que estão nas mais diversas áreas da sociedade em nome do Sistema Profissional. Para ele, a época eleições municipais que se aproxima é uma ótima oportunidade para aumentar este esforço conjunto: “as representações ainda estão muito concentradas nas grandes cidades, precisamos fazer um esforço coletivo, conversar com os prefeitos e lideranças municipais para darmos espaço a esta aproximação mais efetiva do Crea com a sociedade”, disse. 

Premiações

Com a presença no palco do Presidente do Crea-R, Eng. Civ. Ricardo Rocha, foram feitas as premiações do Prêmio Destaque Profissional, Melhores TCCs, Prêmio Extensão Universitária, entrega dos Atestados de Serviços Meritórios dos Inspetores que encerram mandato em 2023, PCQ – Prêmio Crea da Qualidade.

Balanço dos últimos seis anos e Planos para a nova gestão

O Presidente Ricardo falou sobre as entregas da gestão: “minha equipe, no começo deste último ano de gestão, me falou que poderíamos então comemorar as conquistas dos cinco anos anteriores, e eu respondi que deveríamos fazer ainda mais neste último ano do que nos anteriores, e fizemos muitas entregas importantes. Eu realmente fico muito feliz pela marca que deixei no Crea-PR”. 

Chamando o Presidente eleito ao palco, pediu que continue fazendo esse trabalho de “inserir cada vez mais o Sistema e suas profissões na sociedade, contribuindo de forma efetiva”. 

Fechando a noite da última reunião da segunda fase das Governanças Cooperativas do Crea-PR, Ascari agradeceu os presentes e falou das motivações para sua gestão: “gostaria de agradecer a oportunidade de estar em contato com vocês antes de iniciar oficialmente minha gestão. Participando dessa homenagem de hoje, fica mais uma vez claro para mim que vale a pena se esforçar. E eu me comprometo, novamente, a me esforçar pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Em seguida, homenageou o Presidente Ricardo com uma breve história sobre sua jornada juntos: “seis anos atrás nós éramos oposição, mas nunca fomos inimigos; quando terminou a eleição eu fui conversar com ele para dizer que então nossa bandeira seria o Crea. No segundo mandato dele pudemos trabalhar juntos, fiz parte da diretoria, fui vice-presidente, diretor administrativo e hoje estou ao lado dele aqui com muito orgulho. Eu também acredito no nosso Conselho e trabalharei para que o Crea, como diz nosso slogan, faça cada vez mais parte do seu mundo”.  


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *