Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/12/prevencao-contra-incendios-e-tema-de-forum-do-crea-pr-e-iep/>.
Acesso em 11/08/2024 às 04h34.

Prevenção contra incêndios é tema de Fórum do Crea-PR e IEP

Evento permite a troca de informações entre profissionais da engenharia e geologia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

11 de dezembro de 2023, às 17h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizam, na próxima quarta-feira (13), o 2º Fórum do Comitê Multidisciplinar de Estudos Temáticos Defesa Civil e Corpo de Bombeiros (CET DCB). O evento será na sede do IEP, em Curitiba, e a inscrição é gratuita. O evento tem o objetivo de difundir a cultura preventiva e as normas relativas à prevenção contra incêndio ao público externo especializado, tais como engenheiros, geólogos, entre outros.

Conforme o conselheiro, membro da diretoria e do Comitê de Estudos Temáticos, Multidisciplinar Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Crea-PR, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, João Groque Junior, a ideia é valorizar a troca de informações entre profissionais, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

“O Fórum contribui com a disseminação de informações, com a troca de ideias e traz casos práticos e situações reais. É importante ter essa percepção das situações e de riscos e para que os profissionais atuem, cada vez mais antenados, com relação à temática”, pontua.

O assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, Samir Jorge, destaca que a iniciativa é o exemplo da presença dos profissionais, via representantes do Crea-PR, no Comitê da Defesa Civil.

“É um evento que atinge profissionais de geologia, engenharia de minas, que atuam em projetos de prevenção contra incêndios, seja na execução ou em projetos. Isso faz com que, cada vez mais, essas representações cumpram papel fundamental que é esclarecer a sociedade. Nosso papel é relevante para políticas públicas, para resolver problemas no Paraná, para o desentrave de normas reguladoras e para combater o exercício leigo”, esclarece.

O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, será o responsável pela abertura da programação, que inicia às 8h30 e segue até às 18 horas. Às 9h, o Coronel e Chefe da Assessoria Técnico-Administrativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), George Cajaty Barbosa Braga, estará à frente da simulação computacional aplicada à segurança contra incêndio.

Às 10 horas, o Tenente-Coronel, do CBMDF, Rodrigo Almeida de Freitas, fará uma palestra com a temática “Incêndio da Boate Kiss: Além do objeto causador e do primeiro combustível”. Na sequência, será realizada a palestra ‘Proteção contra incêndio em áreas de armazenamento por meio de sistemas de chuveiros automáticos’, com o Engenheiro Civil Emerson Luiz Baranoski.

Às 12 horas, o espaço será aberto para debates e, às 14 horas, a Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Ângela Gaio Graeff, vai abordar o tema “Destaques e desafios da legislação de segurança contra incêndio”.

Em seguida, o Major Eduardo Pinheiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, vai falar sobre “Cidades, emergências e desastres: como medir o nível de preparação para esses eventos?”. Já às 16 horas, será a vez da Tenente da Defesa Civil, Joyce Andressa de Oliveira Saboia, abordar o tema “Programa Brigadas Escolares e a cultura da prevenção no ambiente escolar”.

2º Fórum do CET DCB

Data: 13/12/2023