Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/01/observatorio-de-fiscalizacao-19-dezembro-2023/>.
Acesso em 10/08/2024 às 10h17.

Observatório de Fiscalização #19 – Dezembro 2023

8 de janeiro de 2024, às 16h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Seja bem-vindo(a) ao nosso Observatório de Fiscalização!

Algumas imagens são interativas. Ao clicar, você será redirecionado para um link externo com mais informações.

Em nosso site temos uma área com todos os nossos observatórios já lançados; confira.

Boa leitura!

1. Alexandre Luiz de Arruda Venci says:

Acredito que o observatório do CREA.PR sempre olha para o lado errado, somente eu em 2023 devo ter feito mais de 100 denuncias de irregularidades na área de saúde e nenhum virou noticia ou eu sequer soube oque ocorreu com o denunciado.
    Atualmente, mês 07 de 2024 se analizarem os contratos de manutenção em equipamentos da área de saúde das prefeituras do Paraná eu afirmo que 50% estão irregulares perante o CREA.PR ou estão enganando o CREA.PR, ou fiscais não sentem a gravidaden da situação. Imaginem uma AUTOCLAVE que estereliza tudo que será usado em um paciente, passar por manutenção com um profissional não habilitado, ou mais ainda por um técnico de ensino médio. Engenheiros eletricistas fazendo o trabalho de Engenheiro mecânico.
    Particularmente acredito que quem faz parte da câmara de Engenharia Mecânica não está nem ai para com o que ocorre com suas atribuições e o que isso provoca em pacientes(AIDS, HEPATITE,COVID, etc).
    O CREA.PR tinha que ter coragem e ser mais transparente com a área de saúde e mostrar quais as punições para quem não cumpre a lei.
    O que eu vejo hoje é um CREA.PR , perdido na seriedade de um contrato de manutenção na área hospitalar sem um PH, na área de estética, na industria alimentícia. Se quiserem 1.000.000 de provas de irregularidade eu as tenho eu já as passaei ao CREA e nunca me deram uma resposta dizendo “olha a empresa dencunciada foi multada em tanto, o caso foi levado ao MP ou a Policia ,etc” Mas no final do ano vou pode ser um pouco mais ativo já que me formo em Engenharia Mecatrônica, Elétrica , Mecânica e Química, ai quem sabe poderei fazer mais pelas pessoas.

• Crea-PR says:

Sr. Alexandre,

em seus contatos anteriores com o Crea-PR, sempre procuramos esclarecer adequadamente as responsabilidades e forma de atuação do Conselho. As denúncias encaminhadas foram sempre adequadamente respondidas, fornecendo números dos processos de fiscalização quando aplicável, e fotocópias dos respectivos processos sempre que solicitado.

Ressaltamos novamente que atuamos diretamente com a fiscalização de atividades de inspeção e manutenção em equipamentos utilizados em hospitais e clínicas, não somente por meio de denúncias, mas também com ações específicas em nível estadual. A recente deliberação da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica acerca de equipamentos como autoclaves, que foi encaminhada para seu conhecimento, reforçou a atuação do Crea-PR sobre esta atividade.

Encaminhamos mais informações no seu protocolo 211017/2024, respondido nesta data. Aproveitamos também para novamente agradecer pela contribuição com as situações relatadas ao Crea-PR, de grande importância para o maior alcance da atividade fiscalizatória.