Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/nomeacoes-politicas-para-cargos-e-funcoes-tecnicas-de-gestao-e-lideranca-e-hora-de-acabar-com-esta-pratica/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Nomeações políticas para cargos e funções técnicas de gestão e liderança. É hora de acabar com esta prática!

29 de fevereiro de 2024, às 16h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Mesmo com todas as ações e esforços empenhados pelo Sistema Confea/Creas, ainda se percebe a nomeação de outros profissionais, que não os engenheiros, agrônomos e geocientistas, para cargos e funções técnicas de gestão e liderança nestas áreas.

Sem qualquer demérito às habilidades e competências de outras profissões, é de nossa firme convicção que cargos técnicos e de gestão e liderança nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências devem ser ocupados por engenheiros, agrônomos e geocientistas. Por óbvio que a formação e a expertise destes profissionais os tornam mais aptos à tomada de decisão e ao exercício destes importantes cargos e funções em empresas públicas e privadas. É sabido que profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências melhoram a qualidade dos serviços prestados, reduzem custos, ajudam no combate ao desperdício de dinheiro, no fomento de captação de recursos, na segurança e na sustentabilidade em suas áreas de conhecimento.

Entendemos inaceitáveis as nomeações que levam em consideração apenas a situação política, que continuam a ocorrer em todas as esferas de governo e também em empresas, a exemplo da recente nomeação para o cargo de Vice-Presidente de Engenharia de Expansão da Eletrobras, Centrais Elétricas Brasileiras S.A. É descabido que para este cargo não seja nomeado um profissional ligado às engenharias.

Falo com muita propriedade que a nomeação de engenheiros, agrônomos e geocientistas para cargos e funções técnicas e de gestão e liderança nestas áreas impulsiona o desenvolvimento, já que as soluções trazidas por estas profissões são ferramentas técnicas de inteligência que permitem, entre outros resultados, a correta aplicação do dinheiro (público ou privado) e trazem mais segurança e sustentabilidade à sociedade e ao País.

Entendo ser muito claro que a pessoa com a expertise certa, no lugar certo, é sinônimo de desenvolvimento. Por que então continuam fazendo errado?

É inconcebível para mim este ser o tema do meu primeiro posicionamento à frente da presidência do Crea-PR, pois demonstra que ainda temos muito a avançar, mesmo passados 90 anos de atuação do nosso Conselho. Porém, a depender de nós, esta indignação será sempre a mola propulsora de novas e mais eficazes ações, por parte do Crea-PR.

Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari  – Presidente do Crea-PR