Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/show-rural-segundo-dia-de-conhecimento-e-fortalecimento-profissional/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Show Rural: segundo dia de conhecimento e fortalecimento profissional

6 de fevereiro de 2024, às 22h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Show Rural: segundo dia de conhecimento e fortalecimento profissional.

O segundo dia da participação do Crea-PR no Show Rural Coopavel, em Cascavel, gerou frutos no campo de conhecimento e de fortalecimento da classe profissional. Seguindo a tradição, a sede da autarquia,  foi transferida para o evento, que é o maior do agronegócio brasileiro.

O estande, onde também estão os parceiros AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), Mútua – PR (Caixa de Assistência do Profissional) e Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), foi palco, durante toda esta terça-feira (06), do 5º Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia. Presidentes e diretores de 20 Entidades de Classe de todo o Estado participaram.

Além do foco institucional, o encontro oportunizou conhecimento técnico para os participantes. Entre as atividades, houve palestra sobre a legislação de sementes, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Jonas Pinto, da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) e da Fundação Pró-Sementes. Em sua apresentação, Jonas destacou a relevância do tema e da atualização contínua.

“Em aproximadamente quatro anos, houve quase 90% de atualizações da legislação da semente. Não mudou cem por cento, mas teve alguns apontamentos. No final de janeiro, por exemplo, tivemos importante alteração sobre as taxas e valores que são pagos para o Ministério da Agricultura. Então, o que procuramos com a palestra foi mostrar de formar resumida, mas aprofundada, os principais pontos que demandam atenção e a importância de os profissionais sempre se atualizarem”, destaca Jonas Pinto.

Na sequência, o presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, acompanhado de outras lideranças, realizou visita institucional ao Centro Administrativo da Coopavel, realizadora do evento. A comitiva foi recebida pelo presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, e pelo Coordenador Geral do Show Rural, Rogério Rizzardi. Clodomir destacou, na oportunidade, a relevância dos profissionais de engenharia para o desenvolvimento, praticamente em todos os setores.

“Como presidente do Crea-PR, destaco que temos 75 mil profissionais, com 138 títulos profissionais vinculados ao Conselho. É um número muito expressivo de profissionais que, se não trabalhar bem, impacta diretamente na safra e no desenvolvimento como um todo. É muito bom, portanto, estar aqui, valorizando o cooperativismo e participando deste grande evento. Podemos dizer que estamos transformando teorias em prática”, pontuou Clodomir.

A comitiva visitou ainda o Sistema Ocepar e o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). Amanhã, terceiro dia do evento, a programação segue a partir das 08h30 com a 741ª Reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR. Já no período da tarde, às 15h, será o lançamento do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono com a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Reunião Crea Sul

Durante a noite foi realizada a primeira reunião do Crea Sul do ano, que contou com a participação da Presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter e do representante do Crea-SC, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Alessandro Paviani.

O principal assunto discutido durante a reunião diz respeito a um novo modo de valorização e reconhecimento das Entidades de Classe através de patrocínio. As normas que regulamentam a prática já foram apresentadas ao Confea e o parecer que pede o desarquivamento da proposta será apresentado no próximo Colégio de Presidentes, que deve acontecer neste mês de fevereiro em Brasília.

Confira todas as fotos do Show Rural em nosso Facebook.