Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/02/unicentro-sedia-encontro-de-integracao-dos-escritorios-regionais-de-engenharia/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h24.

Unicentro sedia Encontro de Integração dos Escritórios Regionais de Engenharia

Conhecido como Projetek, a iniciativa tem a coordenação estadual do ex-presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha. Na Unicentro, mais de 30 projetos já estão em desenvolvimento, atendendo demandas de Prefeituras da região

14 de fevereiro de 2024, às 12h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Integrar para trazer crescimento e aprimoramento. Essa foi a proposta do encontro de coordenadores regionais e responsáveis técnicos do Projetek, do Governo do Estado, que reuniu representantes de seis Universidades Estaduais no campus Santa Cruz da Unicentro, nessa quinta-feira (08). Esse foi o primeiro encontro do Programa em 2024, que desde o início desse mês, conta com a coordenação estadual do ex-presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil, Ricardo Rocha de Oliveira. “Esse é o momento onde as equipes estão demonstrando os avanços do projeto, o que foi implementado, as relações com os municípios, entregas de projetos. É um balanço para haver uma equalização e busca de boas práticas, de trocas de experiências”, aponta.

Vinculado a Seti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), o Projetek está presente em todas as Universidades Estaduais do Paraná através de escritórios regionais de projetos de Engenharia. O Programa tem, nessa fase inicial, o objetivo de atender Prefeituras do Estado que tenham menos de 30 mil habitantes com projetos de Engenharia e Arquitetura para obras públicas com foco em edificações. Sua criação surgiu como uma solução para incentivar a inserção de projetos em Building Information Modeling (BIM), uma nova modelagem de projetos de construção. Para sua atuação como coordenador estadual, Ricardo destaca como fundamental a experiência adquirida em seu período de 6 anos como presidente do Crea-PR.

“O intuito é contribuir com a rede de contatos, as boas articulações, as relações que temos com as Entidades de Classes Profissionais atuantes em todos os Estados para ampliar as atividades, divulgar em cada região, ampliar a relação e discussão recente que se tem sobre a extensão universitária. É um marco histórico assumir esse projeto técnico que acompanhei na qualidade de presidente do Crea-PR e agora, de uma forma mais direta e ativa, realizando a coordenação geral com as Universidades Paranaenses”, pondera Ricardo.

E é exatamente com esta visão de somar esforços e contribuições que o atual presidente do Crea-Pr, Engenheiro Agrônomo, Clodomir Ascari, vê a presença do ex-presidente Ricardo à frente da coordenação do Projetek. “O Crea-PR é um incentivador de mudanças e de novas práticas dentro das Universidades para que os cursos de graduação ligados à Engenharia, Agronomia e Geociências acompanhem as novas gerações, novas tendências de mercado, com um ensino cada vez mais prático. Sabemos que a visão e compreensão do Ricardo sobre os anseios do mercado profissional desta área, conhecido tão bem por ele nesse período de contato direto com os profissionais atuantes através do Crea-PR, serão primordiais para a execução de atualizações e ações necessárias para tornar cada vez mais próximo o ensino oferecido na Universidade e as necessidades do mercado”, aponta Clodomir.

O Encontro de Integração contou com a presença de cerca de 25 participantes, entre coordenadores regionais, responsáveis técnicos e estudantes de graduação, que representaram seis Universidades (Unicentro, UEM, UENP, UEPG, Unioeste, Unespar). No escritório regional de Guarapuava atuam quatro bolsistas de Iniciação Científica e quatro profissionais formados, sendo três Engenheiros Civis e um Arquiteto. Conforme a coordenadora do Projetek na Unicentro, Melissa Cuco, cada Universidade atende uma área de municípios de sua região, sendo a Unicentro responsável pelo atendimento de três Associações Regionais: Ancespar, Amocentro e Contuquiriguaçu, alcançando 41 municípios. Até o momento, entre demandas já entregues e ainda em andamento, já são 30 projetos feitos pela Unicentro para Prefeituras da região, em obras como Espaço do Cidadão, CMEI, UPA, entre outros.

“O objetivo principal é entregar projetos para auxiliar essas pequenas Prefeituras que muitas vezes não têm todas as tecnologias ou recursos humanos para conseguir implementar projetos importantes socialmente. Oferecer esse serviço, enquanto universidade, conseguindo garantir tanto termos legais, quanto de qualidade, é muito importante. Além disso, com o Projetek, temos a oportunidade de aproximar a Universidade da comunidade em geral, mostrando o que produzimos aqui e como isso pode impactar na sociedade toda”, enfatiza Melissa.