Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/abertura-do-encontro-estadual-do-creajr-reune-cerca-de-700-alunos-em-cascavel/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Abertura do Encontro Estadual do CreaJr-PR reúne cerca de 700 alunos em Cascavel

20 de março de 2024, às 20h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nesta quarta-feira, 20, o Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, foi palco da abertura da 17ª edição do Encontro Estadual do CreaJr-PR. O evento, que segue até sexta-feira (22), visa unir os participantes do CreaJr de todo o Estado para a troca de experiências e alinhamento de ações para o ano de 2024.

Os estudantes Jeanne de Baldi, acadêmica de Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e Mateus Pizzatto Fagundes, acadêmico de Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ambos integrantes do CreaJr, foram os mestres de cerimônia que  anunciaram os integrantes da mesa de abertura: o presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz,  Afonso Cavalheiro Neto, a Coordenadora Estadual do CreaJr PR, graduanda de Engenharia de Alimentos, Isadora Artico, a coordenadora da Comissão de Atribuição Profissional do Crea-PR, Eng. Civ. Lígia Francovig Rachid e o Diretor da Mútua, Eng. Civ., Ronald Peixoto Drabik.

Drabick desejou um excelente evento a todos, seguido das palavras da professora Lígia: “Ver todos aqui me deixa extremamente satisfeita. Hoje sou coordenadora da Comissão de Atribuição Profissional no Crea-PR, que é uma porta de entrada de vocês no Crea por ser responsável por avaliar os cursos e as atribuições que vocês terão quando finalizarem a graduação. E tenho extremo orgulho de atuar nesta frente”.

A coordenadora estadual do CreaJr-PR, Isadora, ressaltou: “O primeiro evento do CreaJr-PR que participei foi aqui na FAG. Ainda temos muito a crescer e se desenvolver como Programa, inclusive estamos convidando a Mútua para estender os benefícios também para nós. Aproveitem o evento, espero que todos saiam daqui transformados”.

O reitor da FAG destacou o esforço da instituição para dar condições aos alunos de ocuparem lugar de destaque no mercado de trabalho. “O Crea-PR é corajoso, todos os profissionais vinculados a esse conselho enfrentam demandas novas que precisam do posicionamento desta classe, e abrir espaços como esse para começar as reflexões desde cedo, é um ato de muita coragem”.

O presidente do Crea-PR disse ter sentido falta de não existir o CreaJr na época que era estudante. “Teria tido a oportunidade de conhecer o Conselho mais cedo. Vocês são um embrião do nosso Crea, portanto, precisam conhecê-lo, pois serão os futuros condutores desta grande autarquia”.

O Eng. De Seg. do Trab. e diretor do Crea-PR, Verginio Luiz Stangherlin, foi o primeiro coordenador do CreaJr no Paraná e falou sobre sua trajetória. “O Crea sempre fez parte da minha trajetória profissional e essa proximidade foi de extrema importância para a minha evolução”, destacou.

Na sequência, a palestra de abertura, “Construindo o Amanhã Liderança e Engajamento na Eng. e Agronomia” foi proferida pelo Assessor de Estratégias de Gestão do Crea-PR, Carlos Inacio Tongo. “Acorde todos os dias para fazer o melhor que você puder. Se pergunte sempre: aquilo que estou regando atualmente vai levar aonde?”.

Programação

Esta edição do Encontro, além de oferecer informações sobre o Sistema Profissional e como os jovens podem contribuir com seu conhecimento e ideias, oferecerá workshop e atividades práticas centrados na temática “Influência nas mídias sociais”, com dinâmicas e resultados em tempo real. Será abordada também a metodologia para obtenção de resultados, os desafios para 2024 e o planejamento futuro.

A programação inclui ainda atividades de gamificação com o tema “Quizz CreaJr-PR” e apresentações de pitch, proporcionando aos acadêmicos uma experiência enriquecedora e interativa.

CreaJr

O Programa CreaJr-PR foi constituído em 2005 com o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional. Ele busca proporcionar aos participantes conhecimento sobre o órgão regulador da área escolhida, sua estrutura e organização, incentivando-os a praticar o exercício ético e responsável da profissão.

Um dos principais focos do Programa é o desenvolvimento de lideranças, com resultados já vistos, como ex-membros do CreaJr-PR integrando o quadro colaborativo do Conselho, ocupando posições de inspetor, conselheiro e membros de entidades de classe e/ou sindicatos das respectivas categorias.