Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/crea-pr-finaliza-segunda-reuniao-do-colegio-de-presidentes-com-visao-otimista-sobre-proximos-anos-de-atuacao-do-sistema-confea-crea-e-mutua/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h26.

Crea-PR finaliza segunda reunião do Colégio de Presidentes com visão otimista sobre próximos anos de atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua

27 de março de 2024, às 17h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O primeiro item na pauta desta quarta-feira (27/03) da reunião do Colégio de Presidentes, realizada em Fortaleza (CE), foi o Programa Nacional de Prevenção da Corrupção, o PNPC, do Tribunal de Contas da União (TCU). Agora, o rodapé do site do Confea ganhou um novo atributo: o selo de participante do Programa, que é o mais abrangente quando se fala de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Trazer o PNPC para dentro do CP, a ideia é que os Creas que ainda não terminaram o questionário deem uma atenção para isso. Depois dos questionários preenchidos, queremos fazer um evento, nos reunir, e entender como podemos evoluir nas fragilidades que o questionário apontar”, explicou Vinicius Marchese, presidente do Confea.

Durante o decorrer do dia, foram discutidas diversas pautas que incluíram propostas de atualização de leis visando melhorar o dia a dia dos profissionais ligados ao Sistema e assegurar, cada vez mais, a segurança da sociedade.  Para o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, a perspectiva para o futuro é muito positiva: “Somos um grupo com presidentes em sua primeira gestão, como eu, novos grupos diretivos e nos adaptando também à nova presidência do Confea, e o que vejo comum à todos é a vontade de cumprir o que foi prometido em campanha e continuar projetos e práticas que já deram certo, fazendo assim as mudanças necessárias aos nossos profissionais e à sociedade”, disse o Presidente.

As propostas discutidas vão ainda, segundo Ascari, ao encontro do Planejamento Estratégico do Crea-PR: “A maioria das propostas convergem com nossas ideias, vejo com muito otimismo nossa participação aqui e nos próximos colégios; saímos daqui  hoje com várias atividades para  prepararmos e otimizarmos o tempo até o próximo CP em Belo Horizonte, trabalhos esses que serão inclusive tratados pela nossa Assessoria Parlamentar, já que nossa Agenda Parlamentar e a consequente criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências são referência”, enfatizou Ascari.

Fonte: Equipe de Comunicação do Confea