Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/crea-pr-inaugura-inspetoria-de-londrina-durante-governanca-cooperativa/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Crea-PR inaugura Inspetoria de Londrina durante Governança Cooperativa

12 de março de 2024, às 21h22 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Inspetoria de Londrina é reinaugurada durante Governança Cooperativa.

Aconteceu nesta terça-feira (12/03) a reinauguração da sede da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) em Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 630.

O local recebeu um investimento de cerca de R$ 1,6 milhões em melhorias relacionadas à acessibilidade e conforto de profissionais que visitam o espaço, além da padronização da identidade visual de acordo com as demais unidades espalhadas no Estado.

O evento de inauguração foi realizado durante a Governança Cooperativa do Crea-PR e contou com a presença do Presidente do Conselho, Eng. Agr. Clodomir Ascari, do Gerente Regional de Londrina, Eng. Eletric. Edgar Tsuzuki, do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça e do diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, Gilmar Domingues Pereira.

A reforma faz parte do projeto de melhorias iniciado em 2023. Desde o ano passado, mais de 25 inspetorias do Crea-PR foram inauguradas no Estado. O Presidente Clodomir agradeceu a presença das autoridades presentes e destacou a importância de estabelecer diálogo com o Poder Público. “Nós temos que conversar entre nós, mas também conversar com o povo. A realização de qualquer obra deve passar pelos profissionais ligados ao Crea e o nosso diálogo junto ao poder público é fundamental.”

A inspetoria de Londrina já está pronta para receber profissionais que queiram esclarecer dúvidas, resolver pendências, fazer denúncias ou se informar sobre as atividades do Crea Paraná.

Novos coordenadores são escolhidos

Na reunião do Colegiado  dos Inspetores (CDIN) durante a Governança, o facilitador do Crea-PR, Eng. Civ. Djalma Junior, explicou aos presentes sobre o funcionamento do Conselho, o papel dos inspetores e conselheiros, além da importância das ações de fiscalização para a sociedade.

Em seguida, o Eng. Agr. Ciro Marcolini foi eleito coordenador do CDIN e o Eng. Eletr. Robledo Garazzai foi eleito adjunto. Para Ciro, o apoio à fiscalização é um de seus principais objetivos na coordenação do Colegiado. “Nosso papel é apoiar a fiscalização e no CDIN vamos trabalhar para coibir a existência dos profissionais leigos, sem habilitação, sem atribuição da área ou que não tenham o conhecimento técnico necessário. Dessa forma podemos melhorar a atuação dos profissionais ligados ao Crea-PR”, ressalta.

Na reunião do CDER, o Eng. Eletr. Brazil Alvim Versoza foi eleito coordenador, com o cargo de adjunto sendo ocupado pelo Eng. Seg. Trab. Fernando Ribeiro dos Santos. Brazil já possui experiência como Diretor do Conselho e também como Presidente do CEAL, Entidade de Classe com grande força na região. Para ele, esse deve ser um ponto que irá impactar sua atuação à frente do CDER. “Vou usar do conhecimento que tenho do Sistema e da experiência como presidente do CEAL nessa função. O que nós queremos é representar a nossa região de forma positiva e com boas decisões, atendendo aos anseios das Entidades de Classe”.

Já no CreaJr-PR, foi eleita como coordenadora titular Raquel Michels Luppi, e o adjunto Kalleno Padilha, ambos do curso de Eng. Amb. e San. da UTFPR. Para Raquel, a expectativa é manter a qualidade do trabalho que já está sendo realizado na região. “Nosso desafio é também aumentar cada vez mais o engajamento dos estudantes” , enfatiza a nova coordenadora.

No Colegiado das Instituições de Ensino, o coordenador Eng. Eletric. Yuri Mostagi permanece no cargo, mas durante a Governança o Eng. Agr. Wesley Machado foi eleito como adjunto.

Durante a Sessão Plenária dos Colegiados, o Presidente Clodomir Ascari ressaltou a importância do protagonismo dos profissionais ligados ao Sistema. “Nós precisamos usar o nosso protagonismo. Desejo a todos os eleitos hoje muito sucesso e estou sempre à disposição para ouvir vocês. Juntos vamos escrever os próximos 3 anos do Crea-PR”, finalizou o Presidente.

Texto: Guilherme Wordell