Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/educacao-em-pauta-no-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Educação em pauta no Crea-PR

1 de março de 2024, às 16h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Na manhã desta sexta-feira (01/03), o tema educação, mais especificamente residência técnica, foi pauta de uma reunião realizada pelo presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, envolvendo lideranças que atuam neste segmento dentro e fora do Conselho. “Quero colaborar fortemente em todas as frentes que envolvem a educação em nosso Estado. A excelência da engenharia do futuro começa com a base estruturada de uma graduação condizente com o mercado e que alie teoria e prática. Hoje discutiremos como estão as ações já em andamento e o que faremos de novo. Precisamos muito do envolvimento dos acadêmicos via CreaJr e dos professores nessa empreitada”, disse Clodomir abrindo a reunião.

O gerente do departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, destacou na sua fala o trabalho de incentivo a programas como o Projetek e especialmente a criação de programas de residência técnica para fortalecimento das gestões municipais. “Queremos desenvolver ainda mais programas de inserção de jovens profissionais no mercado de trabalho e fomentar a melhoria da educação na engenharia e da formação dos futuros profissionais, por meio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP”, destacou.

O engenheiro civil Carlos Emmanuel Lautenschläger, integrante da CEAP, e um dos coordenadores do programa de Residência Técnica em Projeto e Obras Públicas do Paraná, destacou o avanço proporcionado pela Lei 20.086 de 2019, que rege os programas de residência técnica no Paraná, e da possibilidade de melhoria e ampliação da abrangência do programa “A lei tem algumas restrições que limitam a abrangência do programa de residência, como por exemplo o fato de os residentes não poderem firmar atos técnicos conclusivos, e portanto não poderem recolher ART. Essa é uma demanda frequente entre os residentes, para que eles possam pelo menos ter uma coparticipação junto aos seus supervisores. Esse é um gargalo da lei que poderia ser alterado para beneficiar todos os nossos projetos relacionados à residência”.

Carlos Emmanuel citou a regulamentação própria para a residência criada pela SETI – Secretaria de Educação, Tecnologia e Inovação do Estado – representada na reunião pelo ex-presidenre do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha – que que tem dado certo e a qual poderia ser seguida como exemplo. “Seria ideal se pudéssemos expandir todos os textos de lei e de regulamentações para incluir tanto a possibilidade do profissional residente emitir uma ART, e de incluir empresas privadas ou de outras naturezas que não públicas ou autarquias, para participar”.

Na reunião também foram discutidas estratégias do Crea-PR para o fomento do Projetek Obras Públicas e para a criação do Projetek Agro, programas que envolvem as Universidades em grandes programas de extensão e apoio à elaboração de projetos executivos para os pequenos municípios paranaenses.

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, solicitou ao Assessor Parlamentar, Eng.Civ. Euclésio Finatti, presente na reunião, trabalhar a questão da referida lei junto a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, criada pelo Crea para atuar em questões legislativas de interesse da sociedade e das profissões vinculadas ao Sistema Confea, junto à Assembleia Legislativa do Paraná.

A reunião – que estartou as atividades do segmento da Educação que serão realizadas pelo Crea-PR no decorrer deste ano – contou também com a participação da Eng. Civ. Ligia Rachid (CEAP), a Eng. Agr. Sandra Cabel, o assessor parlamentar Eng. Civ. Samir Jorge, o Eng. Civ. Renato Siqueira (DAT), o consultor Carlos Inácio, a assistente Thabata Camilo do Valle, o superintendente Eng. Agr. Celso Ritter, a vice-presidente do Crea-PR, Margolaine Giachini, e o assessor da CEAP, Vander Moreno.