Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/eleicao-de-novos-coordenadores-acontece-na-governanca-cooperativa-de-apucarana/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h16.

Eleição de novos coordenadores acontece na Governança Cooperativa de Apucarana

14 de março de 2024, às 20h47 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Eleição de novos coordenadores acontece na Governança Cooperativa de Apucarana.

Inspetores, representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino, Conselheiros e acadêmicos de Apucarana participaram da Governança Cooperativa de Apucarana nesta quinta-feira (14/03/2024).

Estiveram reunidos membros do Colegiado dos Inspetores – CDIN, Colegiado das Entidades de Classe – CDER, Colegiado das Instituições de Ensino – CIE e CreaJr-PR.

Durante a reunião do CDIN, a Gerente do Departamento de Planejamento – DPLAN, Juliane Marafon, apresentou os dados da pesquisa de imagem do Crea-PR. Essa apresentação destacou a percepção e imagem que a sociedade e os profissionais têm do Conselho e foi fundamental para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico dos próximos três anos.

Em seguida, o facilitador Eng. Civ. Djalma Junior explicou o papel do inspetor, enfatizando a importância da fiscalização para garantir que a atuação dos profissionais esteja em conformidade com as normas e regulamentos.

Na reunião também foi realizada a eleição para coordenador regional. Foram eleitos o Eng. Eletric. Marcelo Fiori e para adjunto o Eng. Eletric. José Aloísio Pupo Sobrinho. Para Marcelo, a inspetoria deve ser vista como uma forma de capilarizar as decisões da presidência em mais regiões. “Reafirmo nosso compromisso em estar alinhado com nosso Presidente para que ele possa contar com os inspetores em todas as suas decisões”.

No Colegiado das Entidades de Classe – CDER, os representantes das entidades tiveram a oportunidade de dialogar com o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari. Os participantes da reunião também foram apresentados ao calendário oficial de ações que serão desenvolvidas pelo Departamento de Relações Institucionais – DRI, durante o ano.

A coordenadora eleita do CDER foi a Eng. Civ. Miriam Elena Favaretto Corbacho e como suplente o Eng. Amb. Alcides Pascoal Jr. A coordenadora reforça o valor das entidades para o Conselho: “O CDER está à disposição do Crea-PR. Como representantes das Entidades de Classe, temos um papel muito importante a desempenhar e estamos comprometidos com esse dever.”

Inovação é tema da Sessão Plenária dos Colegiados

Idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana – ACIA, o projeto Conecta Apucarana foi tema da palestra que ocorreu durante a Sessão Plenária dos Colegiados que encerrou a Governança Cooperativa de Apucarana.

Um dos convidados para ministrar a palestra foi o diretor da Faculdade de Apucarana, Lisandro Rogério Modesto, que apresentou alguns dos resultados do programa desde a sua criação. Lisandro destacou a efetividade da parceria entre instituições públicas e privadas.

“A grande missão do Conecta Apucarana é congregar pessoas. Nós sempre buscamos levar a tecnologia e aplicar a diversos lugares. A inovação, tecnologia e empreendedorismo tem que ser para todos e essa é a nossa missão”, ressaltou Lisandro, que encerrou sua fala convidando o Crea-PR a se tornar a 17ª entidade participante do Conecta Apucarana.

Na sequência, o Gerente Regional do IDR, Eng. Agr. Paulo Eduardo Sipoli, trouxe informações sobre as iniciativas que buscam trazer inovação para o campo, especialmente à agronomia familiar para diminuir a evasão dos jovens do campo. “Assumimos o desafio de trazer inovação para os produtores e fortalecer o pequeno agricultor para que ele produza melhor”, explica o gerente.

O prefeito de Apucarana, Eng. Civ. Junior da Femac, também participou da Sessão Plenária dos Colegiados e destacou a importância do Crea para os profissionais da região: “O Crea é um organismo muito importante para nós. O trabalho de construção dessa sede foi um trabalho que todos nós desejamos muito e que acontece junto com a expansão de um novo ciclo econômico de Apucarana, digital e inovador”. Junior ainda falou sobre o processo de verticalização que está sendo desenvolvido na cidade e ressaltou a importância dos profissionais ligados ao Conselho nesse processo.

Dando andamento a Plenária, o Presidente Clodomir Ascari falou sobre a Agenda Parlamentar e a importância da parceria entre as prefeituras e o Conselho. “A origem da nossa conversa deve ser técnica e em seguida avançar para o lado político. Se acontecer dessa forma, a chance de projetos de leis mais assertivos acontecerem é muito maior”, finalizou Ascari.

Texto: Guilherme Wordell