Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/governanca-de-curitiba-e-realizada-na-sede-do-iep/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h25.

Governança de Curitiba é realizada na sede do IEP

7 de março de 2024, às 10h15 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Coordenadores e adjuntos eleitos para o mandato 2024 .

A rodada de Governança 2024 do Crea-PR teve seu segundo encontro ontem (06/03), às 18h, na sede do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, com as reuniões do CDER – Colégio de Entidades de Classe, CDIN – Colégio de Inspetores, CreaJr-PR e a Plenária dos Colegiados. No primeiro e no segundo semestre do ano, o Conselho realiza em todos as suas regionais reuniões de alinhamento com os integrantes de seus Colegiados e demais profissionais que queiram se inteirar sobre as ações da autarquia. A Governança segue hoje (07/05), em Ponta Grossa e, na semana que vem será realizada em Londrina, Maringá e Apucarana, seguida de Pato Branco e Guarapuava. A primeira foi a de Cascavel, que foi realizada durante o Show Rural.

Nestas rodadas de reuniões são eleitos os coordenadores estaduais e adjuntos de cada Colegiado. No CDER foram aprovados por aclamação o Eng. Seg. Trab. Rodrigo Meister de Almeida (da APES – Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho) como coordenador e o Eng. Civ. José Carlos da Conceição (IEP) como adjunto. “Quero dar continuidade ao meu trabalho de envolver cada vez mais as Entidades em ações conjuntas, que possam trazer resultados mais consistentes”, ressaltou Rodrigo.

Além da eleição, também foi apresentado o calendário de atividades que envolverão o Colegiado durante este ano e destacado o trabalho do Crea-PR para que o Sistema aprove ainda em 2024 o Edital de Patrocínio que, juntamente com os Termos de Fomento e a Política de Estandes disponibilizados pelo Conselho, possibilitarão às Entidades realizarem ainda mais ações em prol da valorização profissional no Paraná.

Na reunião do CDIN, a Gerente do DEFIS – Departamento de Fiscalização – Eng. Amb. Mariana Maranhão, ressaltou o trabalho da fiscalização como sendo fundamental para garantir que a atuação dos profissionais esteja de acordo com a lei e dentro das normas que regem as profissões ligadas ao Conselho.

Em seguida, o superintendente Eng. Agr. Celso Ritter, explicou o papel dos inspetores no Crea-PR. “Os inspetores são responsáveis por representar o presidente, cumprindo as determinações do Conselho e agindo de forma ética para auxiliar a fiscalização do exercício correto da profissão”.

O presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, também destacou esta atuação dos inspetores e complementou: “O Crea-PR é o único Conselho que realiza uma eleição para inspetores, nos demais, a escolha é feita pelo presidente. Quero manter esta forma democrática que é feita em nosso Estado, para termos representações efetivas das diversas modalidades que fazem parte do nosso Sistema, atuando em prol da segurança da sociedade”.

A votação para coordenador do CDIN, realizada durante a reunião, elegeu o Eng. Mec. Ricardo Vidinich como  representante e a Eng. Cartog. e Agrim. Aline Pallu do Livramento Silva, como coordenadora adjunta.

Segundo Vidinich, seu maior compromisso é com a valorização profissional. “Nosso principal compromisso é considerar todas as opiniões dos inspetores, valorizando assim as profissões de cada um junto ao Crea e junto à sociedade”.

Durante a reunião do CreaJr-PR, realizada paralelamente a do CDER e CDIN, o facilitador do Departamento de Relações Institucionais, Eng. Eletric. André Pagani, apresentou aos novos membros o resultado das ações realizadas em 2023, explicou sobre o papel que os acadêmicos devem desempenhar e esclareceu as dúvidas dos estudantes sobre as respectivas atuações como representantes do Conselho nas faculdades e universidades paranaenses.

Também foram definidas nesta Governança as representantes regionais junto ao Comitê Mulheres
sendo a coordenadora titular a Geog. Renata Adriana Garbossa Silva e as adjuntas, a Eng. Agr. Nicolle Genar Maftum e a Eng. Agr. Edhna Genar Feliciano Maftum (3ª representante).

A Plenária dos Colegiados encerrou a noite com a apresentação dos benefícios da Mútua (caixa de assistência do profissional do Sistema) feita pelo diretor regional Edson Dallavechia, com a fala do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, que destacou todas as atividades realizadas pela agência e a importância do Crea-PR ter este comprometimento com a inovação cada vez mais latente, e com a apresentação da Pesquisa de Imagem do Crea-PR, pelo superintendente Celso Ritter.

“Pela pesquisa conseguimos perceber o quanto o trabalho do Crea-PR é reconhecido e o quanto ainda podemos avançar nas questões que foram apontadas como melhoria, todas contempladas no nosso Planejamento Estratégico para este ano”, frisou o presidente Clodomir Ascari.