Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/governanca-de-pato-branco-acontece-em-francisco-beltrao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Governança de Pato Branco acontece em Francisco Beltrão

18 de março de 2024, às 9h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Governança de Pato Branco acontece em Francisco Beltrão.

A Governança de Pato Branco aconteceu neste domingo (17/03) em Francisco Beltrão durante a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel), realizada a cada dois anos na cidade. O Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari visitou o estande do Conselho na feira e prestigiou os profissionais que passaram pelo espaço.

Antes da Expboel começar, o Crea-PR enquanto órgão fiscalizador do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, esteve no local verificando se as obras e/ou serviços relacionados às profissões do Sistema estavam sendo realizadas com acompanhamento de profissional responsável e se há o respectivo registro de Anotação da Responsabilidade Técnica (ART). Esse trabalho tem como objetivo também coibir a ação de leigos e, assim, garantir a segurança da sociedade.

Ao todo, foram gerados nove relatórios de fiscalização relativos às seguintes atividades:

Montagem de palco, estruturas metálicas e alambrados para shows
Inspeções das instalações de prevenção e combate a incêndio e pânico
Projeto e execução de prevenção e combate a incêndio e pânico
Instalações de sonorização e iluminação para shows
Montagem de painéis de LED, treliças em alumínio, tendas, palcos, grades de isolamento, gerador de energia e rádio feira
Instalações mecânicas dos brinquedos de um parque de diversões
Instalações elétricas de brinquedos e gerador de um parque de diversões
Montagem de tendas
Montagem de diversos stands internos e pavilhões

Também foram verificadas em torno de 60 ARTs referente às atividades técnicas para o evento, em todas não foram constatadas irregularidades.

“Existem normas técnicas para a montagem de estruturas metálicas, para a instalação de iluminação e de sonorização e para os brinquedos, entre outros. O responsável técnico atua para que as instalações estejam adequadas. Ao final, o que se deseja é proteger a população que visita e utiliza os locais”, detalha Diogo Colella, gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR.

Governança Cooperativa

Na Governança de Pato Branco, estiveram reunidos os Colegiados das Entidades de Classe e de Inspetores, que elegeram seus respectivos coordenadores.

Na reunião do CDER, o Gerente do Departamento de Relações Institucionais, Claudemir Prattes, apresentou o cronograma de ações para 2024 e esclareceu dúvidas dos representantes das Entidades de Classe sobre o Edital de Chamamento e as ações da Agenda Parlamentar.

Para coordenadores do CDER, foram eleitos a Eng. Civ. Regina de Toni como titular e o Eng. Quím. William Machado como suplente.

A reunião do CDIN foi conduzida pelo facilitador do Departamento de Fiscalização,, Eng. Quim. Tiago de Souza Godoi Junior. Tiago explicou aos inspetores como funciona o Crea-PR e a importância do trabalho realizado por eles, além de destacar seu papel fundamental para as ações de fiscalização do Conselho.

Também foram escolhidos os representantes do CDIN. Em Pato Branco, foram eleitos o Eng. Mec. e Eng. Seg Trab. Cesar Rubert como titular e como suplente, o Eng. Civ. Rafael Fontes Moretto.

Para o Comitê Mulheres foram eleitas como coordenadora titular a Eng. Civ. Barbara Meurer, como adjunta a Eng. Civ. Keury Marcon e como representante a Eng. Civ. Letícia Giacomin.

A Sessão Plenária, que tradicionalmente encerra a Governança Cooperativa, foi conduzida pelo Presidente Clodomir, que destacou a importância da região e comentou sobre a realização da Governança durante a Expobel, como uma oportunidade de aproximar ainda mais o Conselho dos profissionais que atuam junto ao Sistema.

Texto: Guilherme Wordell