Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/nota-de-desagravo-crea-pr-se-manifesta-contrario-aos-editais-de-concurso-publico-de-sulina-ibipora-e-wenceslau-braz/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h27.

Nota de Desagravo: Crea-PR se manifesta contrário aos Editais de Concurso Público de Sulina, Ibiporã e Wenceslau Braz

4 de março de 2024, às 16h03 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Finalizamos o mês de fevereiro manifestando publicamente posição contrária aos Editais de Concurso Público de Sulina-PR ( n.º001/2023), de Ibiporã-PR (nº 001/2024 ,e de Wenceslau Braz-PR (nº 001/2024) que visam à contratação de profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea, oferecendo remuneração inadequada e em desacordo com os direitos e a relevância desses profissionais.

Ações orientativas formais já foram dirigidas à Comissão responsável pelos referidos Editais pela equipe de fiscalização do Crea-PR. No entanto, até o momento não foram observados efeitos decorrentes dessas ações.

Embora estejamos cientes de que, nas contratações por Regime Estatutário, a Resolução do Senado Federal n.° 12/71 suspende a aplicação da Lei 4.950-A/1966, que trata do Salário Mínimo Profissional (mais detalhes na Websérie do Crea-PR no youtube), acreditamos que o respeito aos cidadãos exige, primeiramente, o respeito ao quadro de profissionais do serviço público.

As normas legais que regem o exercício dessas profissões asseguram aos profissionais o direito a uma remuneração justa, proporcional à sua capacidade, dedicação e ao grau de complexidade, risco, experiência e especialização requeridos por suas tarefas (Artigo 12 da Resolução do Confea 1.002/2002 – Código de Ética Profissional).

A remuneração considerada aviltante desestimula a formação de um quadro técnico permanente, especializado e qualificado, comprometendo a qualidade dos serviços públicos prestados e, por consequência, o interesse dos cidadãos.

Ignorar a justa remuneração das profissões vai na contramão de uma gestão de excelência. Os pilares que sustentam essa gestão – eficiência, eficácia e efetividade – dependem de um quadro de profissionais aptos e, acima de tudo, adequadamente reconhecidos pelo seu trabalho.

Crea-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná