Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/ponta-grossa-elege-coordenadores-e-adjuntos-de-seus-colegiados-durante-governanca/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h28.

Ponta Grossa elege coordenadores e adjuntos de seus Colegiados durante Governança

7 de março de 2024, às 21h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa sediou neste dia 07/03, a Governança do Crea-PR onde foram realizadas as reuniões do CDIN – Colégio de Inspetores, do CDER – Colégio de Entidades de Classe, e do CreaJr. As regionais de Cascavel e Curitiba já realizaram suas Governanças e as próximas acontecerão em Londrina, Maringá, Apucarana, Pato Branco e Guarapuava.

Na reunião do CDER foi apresentado o calendário de atividades que envolverão o Colegiado durante este ano e destacado o trabalho que o Crea-PR vem fazendo para que o Sistema aprove ainda em 2024, o Edital de Patrocínio que, juntamente com os Termos de Fomento e a Política de Estandes disponibilizados pelo Conselho, possibilitarão às Entidades realizarem ainda mais ações em prol da valorização profissional no Paraná.

Na eleição para coordenador e adjunto do CDER o Eng. Florestal Vitor Cezar Miessa Coelho (Associação Norte Pioneira de Engenheiros Florestais) venceu como coordenador e o Eng. Civ. José Felipe Zemniczak (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa), como adjunto. “O papel do engenheiro, do agrônomo e do geocientista é muito importante na sociedade, assim como o trabalho que o Crea realiza. O meu objetivo é colaborar para que o Crea e os profissionais sejam cada vez mais valorizados e respeitados, para continuarem atuando em busca da segurança e sustentabilidade social do nosso Estado”, frisou Miessa.

Durante a reunião do CDIN, a Gerente do DEFIS – Departamento de Fiscalização – Eng. Amb. Mariana Maranhão, destacou as ações de fiscalização realizadas em 2023 e explicou a relação entre os inspetores e os fiscais do Crea-PR. Segundo ela, o inspetor deve prestar apoio para maior eficiência da fiscalização.

Na sequência, o Superintendente do Conselho, Eng. Agr. Celso Ritter, explicou detalhadamente os papéis desempenhados no Crea-PR, detalhando as funções exercidas por fiscais, inspetores e conselheiros. “Os inspetores possuem a função privilegiada de auxiliar o trabalho de fiscalização”, explica Ritter.

A eleição do CDIN elegeu o Eng. Civ. e de Seg. Trab. Osmario Maia de Miranda Junior como coordenador da regional e, como adjunto, o Eng. Civ. Luiz Gustavo Barbur. “Vou buscar desenvolver um trabalho cada vez mais profissional e técnico, atuando com ética para conduzir com plena satisfação essa função”, declarou o coordenador eleito.

A Governança foi finalizada com a Plenária dos Colegiados que contou com a palestra do Eng. Agr. Vilmar Schüssler, Gerente Industrial da Maltaria Campos Gerais, que falou sobre os processos que envolvem as engenharias dentro da Maltaria e com a apresentação da Pesquisa de Imagem do Crea-PR, pelo superintendente Celso Ritter.

O presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, frisou a importância do envolvimento de todos nas ações propostas pelo Conselho no Planejamento Estratégico da autarquia. “Não adianta dizer que o Crea não faz melhorias se as ações que nós estamos propondo não são conhecidas. Entrem em contato com os gerentes das suas regionais, peçam nosso planejamento para ser analisado com profundidade e tragam sugestões do que deveríamos ou não fazer. Vamos atuar em conjunto”.